quarta-feira, 31 de julho de 2019

1º DE AGOSTO ANIVERSÁRIO DE PIRACICABA-252 ANOS


PIRACICABA, nossa terra, nossa gente, cheia de encantos e recantos para os piracicabanos e turistas, que nos visitam.
Em Piracicaba a data não é considerada como feriado.

Piracicaba foi fundada em 1º de agosto de 1767, pelo capitão Antônio Correa Barbosa.
Em 1774 o povoado foi elevado à categoria de Freguesia (Distrito). Em 1816 os moradores de Piracicaba, alegando o rápido e crescente desenvolvimento da Freguesia, pleiteavam sua elevação à Vila (Município), com o nome de Joanina, em homenagem a D. João VI. Essa aspiração só foi atendida pelo Governo, através de Portaria de 31 de outubro de 1821, tendo sido dado o nome, não de Vila Joanina, porém, de Vila Nova Constituição, em homenagem à Constituição Portuguesa, promulgada naquele ano.
A instalação do Município deu-se no dia 10 de agosto de 1822.
Até 24 de abril de 1856, conservou o nome de Nova constituição, mas uma petição do vereador Prudente de Morais, mais tarde Presidente da República, atendida em 19 de abril de 1877, mudou o nome para Piracicaba, "o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente".
No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar e do café,porém ainda na primeira metade do século XX a cidade entrou em decadência.
Com o fim do ciclo do café e a queda constante de preços da cana-de-açúcar, a economia piracicabana estagnou-se. Isso foi revertido a partir do momento em que a cidade tornou-se uma das primeiras a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar. A
 região é um dos polos sucroalcooleiros do País.
Em 1900, Piracicaba firmou-se como um dos maiores polos do estado de São Paulo: era a quarta maior cidade do estado, possuía luz elétrica, serviço de telefone e, em terras doadas por Luiz Vicente de Sousa Queiroz, começou a formação da futura Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, orgulho da cidade.


ESALQ
Pioneira, faz transferência de conhecimento. Piracicaba concentra 120 das 300 startups brasileiras dedicadas ao agronegócio (ou agtechs), segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).



O FUTURO EM PIRACICABA
Piracicaba, Polo da Cana se transformando no 
"VALE DO AGRONEGÓCIO"

RIO PIRACICABA





ENGENHO CENTRAL
O Engenho Central de Piracicaba, esta localizado às margens do Rio Piracicaba, foi construído por Estêvão Ribeiro de Sousa Resende,o Barão de Rezende, em 1881, com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização.

Devido às dificuldades de manutenção das máquinas importadas, o engenho de açúcar foi vendido em 1899 à Societé Sucrérie Brèsiliennes, transformando-se no mais importante do país, com uma produção anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool, incorporando-se a outras seis usinas do grupo no estado de São Paulo. Antigamente, a cana era trazida da roça por trens
(além dos caminhões).

No local, ainda encontram-se os trilhos e barracões de carga dos trens que carregavam o açúcar e o álcool. A moagem de cana foi interrompida em 1974 e desativada a fábrica. O Engenho Central foi tombado como patrimônio histórico e cultural em 11 de agosto de 1989, pelo CODEPAC, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba. Desapropriado pela Prefeitura de Piracicaba, passou a ocupar importante espaço cultural, artístico e recreativo. Sua área verde é de 80 mil metros quadrados e a área construída ocupa 12 mil metros quadrados.

PONTOS TURÍSTICOS DE PIRACICABA





EVENTOS COMEMORATIVOS AO ANIVERSÁRIO DA 
🎆 CIDADE 🎆
Prefeitura de Piracicaba
No dia 1º de agosto Piracicaba completa 252 anos. 
Para celebrar o aniversário de nossa cidade a Prefeitura convida você a postar uma foto bem bonita de um lugar que seja especial de Piracicaba.
Marque com #Pira252Sua foto poderá aparecer nas nossas redes sociais.


PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA PREFEITURA


MAIS EVENTOS PARA VOCÊ
1º a 30/08/2019 - 1º às 11h30 - Praça José Bonifácio
Praça José Bonifácio, 805 - Centro
Visitação: até 30/08 - de segunda a sexta-feira - 9h às 17h
Aos sábados - 9h às 12h
Exposição do 1º SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA (realizado a 45 anos), no mesmo local em que aconteceu a 1ª edição do Salão de Humor de Piracicaba, em 1974. 
Entrada gratuita. 

1º/08/2019 - 19h30 - Engenho Central

1º/08/2019 - 20h - Largo dos Pescadores

05/08/2019

10/08/2019

18/08/2019 - Aeroporto de Piracicaba
25/08/2019










Nenhum comentário:

Postar um comentário