sexta-feira, 26 de julho de 2019

PRÓXIMOS EVENTOS EM PIRACICABA JUL/AGO/2019

27/07

Sinfônica de Piracicaba interpreta clássicos do cinema
A Temporada 2019 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) faz um passeio pela sétima arte, ao apresentar neste sábado (27) o espetáculo "A Orquestra no Cinema", no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 15h30 e 18h. O repertório traz as trilhas sonoras dos filmes "2001 – Uma Odisseia no Espaço", "Guerra nas Estrelas", "Laranja Mecânica" e "Morte em Veneza". As sessões têm entrada gratuita, sob regência do maestro convidado William Coelho, com ingressos disponíveis pela internet ou na bilheteria.

Das quatro peças escolhidas para o repertório, duas são de longas-metragens do cineasta Stanley Kubrick: "No Belo Danúbio Azul", valsa de Johann Strauss Jr. que é uma espécie de hino não oficial da Áustria e integra a trilha sonora de "2001 – Uma Odisseia no Espaço", de 1968; e a Abertura da ópera "La Gazza Ladra", de Gioachino Rossini, que em 1971 integrou o filme "Laranja Mecânica".

O programa conta também com o adagietto da "5a. Sinfonia", composição do austríaco Gustav Mahler que o diretor de cinema Luchino Visconti incluiu no filme "Morte em Veneza", em 1971. Para o encerramento, a OSP interpreta a "Suíte Sinfônica de Guerra nas Estrelas", do filme "Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança", de George Lucas. A obra rendeu ao compositor norte-americano John Williams o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1978.

Segundo o regente titular e diretor artístico da OSP, o maestro Jamil Maluf, o programa vem para diversificar o repertório da orquestra e ao mesmo tempo transportar o público para o universo da sétima arte. "Escolhemos músicas-temas de filmes consagrados e de expressividade nos circuitos do cinema mundial, com a intenção de proporcionar diferentes vivências para os músicos e para o público", explica Jamil Maluf.

A apresentação dos concertos acontece em horários diferentes dos convencionalmente realizados todos os meses pela OSP porque os músicos seguem para o 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o principal evento do gênero na América Latina. Neste caso, o concerto ocorre no domingo (28), às 13h30, na Praça do Capivari. "Pela quarta vez recebemos o convite para estar neste prestigiado evento, o que nos permite novamente demonstrar a importância do trabalho de descentralização das artes e a força de Piracicaba na cultura", avalia o maestro.

O maestro William Coelho, convidado para assumir a regência do programa, é paulistano e tem 36 anos. Ele é regente titular do Conjunto de Música Antiga da USP e do Madrigal Anhum, além de regente convidado da Orquestra Sinfônica da USP e maestro preparador do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). William dá aulas de regência orquestral na Academia de Regência da Osesp, de canto coral no Instituto de Artes da Unesp e de regência coral na Faculdade Paulista de Artes. Como violista atua no sexteto Clio de música antiga e no quarteto Pau-Brasil. É autor do Guia Didático para Cordas do Projeto Guri.

Os concertos da Temporada 2019 são realizados com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação. O patrocínio é da Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, o copatrocínio do Grupo Pizzinatto, e o apoio da Candura, via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo. São parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM e Maison Vivenda Buffet.

SERVIÇO – Espetáculo "A Orquestra no Cinema", com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (27), às 15h30 e 18h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Distribuição de ingressos no www.megabilheteria.com ou na bilheteria do Teatro (1/4 da cota da sala de espetáculos, uma hora antes de cada sessão). Domingo (28), às 13h30, no 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (Praça São Benedito.
Foto de Rodrigo Alves

28/07/2019

03/08/2019
Espresso Itália: uma viagem de emoções, no Engenho Central

Em comemoração ao aniversário de 252 anos de Piracicaba, o Musical Espresso Itália: uma viagem de emoções será apresentado no dia 03 de agosto, em duas sessões, às 19h e às 21 horas, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central.

A apresentação tem caráter beneficente envolvendo o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, com entrada franca mediante troca de ingressos por um pacote de fraldas geriátricas – os ingressos para as duas sessões estão esgotados. O evento tem a realização da Rádio Educativa FM em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Para o diretor-presidente da Educativa FM, Carlos Eduardo Luccas Castro, é uma iniciativa que busca divulgar o nome da rádio, além de promover a cultura de um dos povos que ajudou na formação da população piracicabana. “Um espetáculo como este possibilita à emissora pública, exercer seu papel de unir cultura e solidariedade”, avalia.

O espetáculo será realizado em sua terceira edição tendo em sua bagagem o grande sucesso alcançado nos anos anteriores. O roteiro e a direção tem a assinatura do ator Romualdo Sarcedo e a apresentação da produtora e idealizadora Anelise Libardi, que também apresenta o programa Espresso Itália todos os sábados, das 18h às 20h, na Educativa FM.

“Este é um espetáculo que interpreta a fusão cultural entre Itália e Brasil, resgatando com intervenções teatrais e canções, os costumes que tanto influenciaram a construção da nossa querida Piracicaba”, comenta Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo.

Neste ano será ambientado numa típica praça italiana, levando a plateia a viajar através das músicas e das cenas ao lado bem humorado, romântico e pitoresco do país, da bota com seus costumes que tanto influenciaram a nossa cultura.

O show conta com a direção musical do violonista Lucas Galli e terá a participação especial do renomado tenor Jean Willian e de importantes músicos piracicabanos como Luís Fernando Dutra(violino), Wana Narval(vocal), Sergio de Oliveira Santos(vocal), Ben Travis(vocal e guitarra), Lucas Lima(piano), Roggero Chiarinelli(bateria), Fernando Defavari (baixo) e ainda o coro das Quintas da Escola de Música de Piracicaba, com a regente Tania Pacca Peticarrari.

O espetáculo tem patrocínio da Unimed Piracicaba, Samapi Distribuidora de Medicamentos e Florença – Pizzas e Massas e apoio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Café Morro Grande, Empório das Fibras, Dubai Eventos, Projeto Subjetivações, Ibis Style Hotels e Societá Italiana de Piracicaba.

Serviço – Espetáculo Espresso Itália. Dia 03 de agosto. Horário: 19h e 21h. Informações: (19) 3433-4430.

Fonte: SemacTur

05 a 30/08/2019

18/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário