quarta-feira, 31 de julho de 2019

1º DE AGOSTO ANIVERSÁRIO DE PIRACICABA-252 ANOS


PIRACICABA, nossa terra, nossa gente, cheia de encantos e recantos para os piracicabanos e turistas, que nos visitam.
Em Piracicaba a data não é considerada como feriado.

Piracicaba foi fundada em 1º de agosto de 1767, pelo capitão Antônio Correa Barbosa.
Em 1774 o povoado foi elevado à categoria de Freguesia (Distrito). Em 1816 os moradores de Piracicaba, alegando o rápido e crescente desenvolvimento da Freguesia, pleiteavam sua elevação à Vila (Município), com o nome de Joanina, em homenagem a D. João VI. Essa aspiração só foi atendida pelo Governo, através de Portaria de 31 de outubro de 1821, tendo sido dado o nome, não de Vila Joanina, porém, de Vila Nova Constituição, em homenagem à Constituição Portuguesa, promulgada naquele ano.
A instalação do Município deu-se no dia 10 de agosto de 1822.
Até 24 de abril de 1856, conservou o nome de Nova constituição, mas uma petição do vereador Prudente de Morais, mais tarde Presidente da República, atendida em 19 de abril de 1877, mudou o nome para Piracicaba, "o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente".
No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar e do café,porém ainda na primeira metade do século XX a cidade entrou em decadência.
Com o fim do ciclo do café e a queda constante de preços da cana-de-açúcar, a economia piracicabana estagnou-se. Isso foi revertido a partir do momento em que a cidade tornou-se uma das primeiras a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar. A
 região é um dos polos sucroalcooleiros do País.
Em 1900, Piracicaba firmou-se como um dos maiores polos do estado de São Paulo: era a quarta maior cidade do estado, possuía luz elétrica, serviço de telefone e, em terras doadas por Luiz Vicente de Sousa Queiroz, começou a formação da futura Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, orgulho da cidade.


ESALQ
Pioneira, faz transferência de conhecimento. Piracicaba concentra 120 das 300 startups brasileiras dedicadas ao agronegócio (ou agtechs), segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).



O FUTURO EM PIRACICABA
Piracicaba, Polo da Cana se transformando no 
"VALE DO AGRONEGÓCIO"

RIO PIRACICABA





ENGENHO CENTRAL
O Engenho Central de Piracicaba, esta localizado às margens do Rio Piracicaba, foi construído por Estêvão Ribeiro de Sousa Resende,o Barão de Rezende, em 1881, com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização.

Devido às dificuldades de manutenção das máquinas importadas, o engenho de açúcar foi vendido em 1899 à Societé Sucrérie Brèsiliennes, transformando-se no mais importante do país, com uma produção anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool, incorporando-se a outras seis usinas do grupo no estado de São Paulo. Antigamente, a cana era trazida da roça por trens
(além dos caminhões).

No local, ainda encontram-se os trilhos e barracões de carga dos trens que carregavam o açúcar e o álcool. A moagem de cana foi interrompida em 1974 e desativada a fábrica. O Engenho Central foi tombado como patrimônio histórico e cultural em 11 de agosto de 1989, pelo CODEPAC, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba. Desapropriado pela Prefeitura de Piracicaba, passou a ocupar importante espaço cultural, artístico e recreativo. Sua área verde é de 80 mil metros quadrados e a área construída ocupa 12 mil metros quadrados.

PONTOS TURÍSTICOS DE PIRACICABA





EVENTOS COMEMORATIVOS AO ANIVERSÁRIO DA 
🎆 CIDADE 🎆
Prefeitura de Piracicaba
No dia 1º de agosto Piracicaba completa 252 anos. 
Para celebrar o aniversário de nossa cidade a Prefeitura convida você a postar uma foto bem bonita de um lugar que seja especial de Piracicaba.
Marque com #Pira252Sua foto poderá aparecer nas nossas redes sociais.


PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA PREFEITURA


MAIS EVENTOS PARA VOCÊ
1º a 30/08/2019 - 1º às 11h30 - Praça José Bonifácio
Praça José Bonifácio, 805 - Centro
Visitação: até 30/08 - de segunda a sexta-feira - 9h às 17h
Aos sábados - 9h às 12h
Exposição do 1º SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA (realizado a 45 anos), no mesmo local em que aconteceu a 1ª edição do Salão de Humor de Piracicaba, em 1974. 
Entrada gratuita. 

1º/08/2019 - 19h30 - Engenho Central

1º/08/2019 - 20h - Largo dos Pescadores

05/08/2019

10/08/2019

18/08/2019 - Aeroporto de Piracicaba
25/08/2019










sexta-feira, 26 de julho de 2019

PRÓXIMOS EVENTOS EM PIRACICABA JUL/AGO/2019

27/07

Sinfônica de Piracicaba interpreta clássicos do cinema
A Temporada 2019 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) faz um passeio pela sétima arte, ao apresentar neste sábado (27) o espetáculo "A Orquestra no Cinema", no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 15h30 e 18h. O repertório traz as trilhas sonoras dos filmes "2001 – Uma Odisseia no Espaço", "Guerra nas Estrelas", "Laranja Mecânica" e "Morte em Veneza". As sessões têm entrada gratuita, sob regência do maestro convidado William Coelho, com ingressos disponíveis pela internet ou na bilheteria.

Das quatro peças escolhidas para o repertório, duas são de longas-metragens do cineasta Stanley Kubrick: "No Belo Danúbio Azul", valsa de Johann Strauss Jr. que é uma espécie de hino não oficial da Áustria e integra a trilha sonora de "2001 – Uma Odisseia no Espaço", de 1968; e a Abertura da ópera "La Gazza Ladra", de Gioachino Rossini, que em 1971 integrou o filme "Laranja Mecânica".

O programa conta também com o adagietto da "5a. Sinfonia", composição do austríaco Gustav Mahler que o diretor de cinema Luchino Visconti incluiu no filme "Morte em Veneza", em 1971. Para o encerramento, a OSP interpreta a "Suíte Sinfônica de Guerra nas Estrelas", do filme "Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança", de George Lucas. A obra rendeu ao compositor norte-americano John Williams o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1978.

Segundo o regente titular e diretor artístico da OSP, o maestro Jamil Maluf, o programa vem para diversificar o repertório da orquestra e ao mesmo tempo transportar o público para o universo da sétima arte. "Escolhemos músicas-temas de filmes consagrados e de expressividade nos circuitos do cinema mundial, com a intenção de proporcionar diferentes vivências para os músicos e para o público", explica Jamil Maluf.

A apresentação dos concertos acontece em horários diferentes dos convencionalmente realizados todos os meses pela OSP porque os músicos seguem para o 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o principal evento do gênero na América Latina. Neste caso, o concerto ocorre no domingo (28), às 13h30, na Praça do Capivari. "Pela quarta vez recebemos o convite para estar neste prestigiado evento, o que nos permite novamente demonstrar a importância do trabalho de descentralização das artes e a força de Piracicaba na cultura", avalia o maestro.

O maestro William Coelho, convidado para assumir a regência do programa, é paulistano e tem 36 anos. Ele é regente titular do Conjunto de Música Antiga da USP e do Madrigal Anhum, além de regente convidado da Orquestra Sinfônica da USP e maestro preparador do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). William dá aulas de regência orquestral na Academia de Regência da Osesp, de canto coral no Instituto de Artes da Unesp e de regência coral na Faculdade Paulista de Artes. Como violista atua no sexteto Clio de música antiga e no quarteto Pau-Brasil. É autor do Guia Didático para Cordas do Projeto Guri.

Os concertos da Temporada 2019 são realizados com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação. O patrocínio é da Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, o copatrocínio do Grupo Pizzinatto, e o apoio da Candura, via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo. São parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM e Maison Vivenda Buffet.

SERVIÇO – Espetáculo "A Orquestra no Cinema", com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (27), às 15h30 e 18h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Distribuição de ingressos no www.megabilheteria.com ou na bilheteria do Teatro (1/4 da cota da sala de espetáculos, uma hora antes de cada sessão). Domingo (28), às 13h30, no 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (Praça São Benedito.
Foto de Rodrigo Alves

28/07/2019

03/08/2019
Espresso Itália: uma viagem de emoções, no Engenho Central

Em comemoração ao aniversário de 252 anos de Piracicaba, o Musical Espresso Itália: uma viagem de emoções será apresentado no dia 03 de agosto, em duas sessões, às 19h e às 21 horas, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central.

A apresentação tem caráter beneficente envolvendo o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, com entrada franca mediante troca de ingressos por um pacote de fraldas geriátricas – os ingressos para as duas sessões estão esgotados. O evento tem a realização da Rádio Educativa FM em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Para o diretor-presidente da Educativa FM, Carlos Eduardo Luccas Castro, é uma iniciativa que busca divulgar o nome da rádio, além de promover a cultura de um dos povos que ajudou na formação da população piracicabana. “Um espetáculo como este possibilita à emissora pública, exercer seu papel de unir cultura e solidariedade”, avalia.

O espetáculo será realizado em sua terceira edição tendo em sua bagagem o grande sucesso alcançado nos anos anteriores. O roteiro e a direção tem a assinatura do ator Romualdo Sarcedo e a apresentação da produtora e idealizadora Anelise Libardi, que também apresenta o programa Espresso Itália todos os sábados, das 18h às 20h, na Educativa FM.

“Este é um espetáculo que interpreta a fusão cultural entre Itália e Brasil, resgatando com intervenções teatrais e canções, os costumes que tanto influenciaram a construção da nossa querida Piracicaba”, comenta Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo.

Neste ano será ambientado numa típica praça italiana, levando a plateia a viajar através das músicas e das cenas ao lado bem humorado, romântico e pitoresco do país, da bota com seus costumes que tanto influenciaram a nossa cultura.

O show conta com a direção musical do violonista Lucas Galli e terá a participação especial do renomado tenor Jean Willian e de importantes músicos piracicabanos como Luís Fernando Dutra(violino), Wana Narval(vocal), Sergio de Oliveira Santos(vocal), Ben Travis(vocal e guitarra), Lucas Lima(piano), Roggero Chiarinelli(bateria), Fernando Defavari (baixo) e ainda o coro das Quintas da Escola de Música de Piracicaba, com a regente Tania Pacca Peticarrari.

O espetáculo tem patrocínio da Unimed Piracicaba, Samapi Distribuidora de Medicamentos e Florença – Pizzas e Massas e apoio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Café Morro Grande, Empório das Fibras, Dubai Eventos, Projeto Subjetivações, Ibis Style Hotels e Societá Italiana de Piracicaba.

Serviço – Espetáculo Espresso Itália. Dia 03 de agosto. Horário: 19h e 21h. Informações: (19) 3433-4430.

Fonte: SemacTur

05 a 30/08/2019

18/08

segunda-feira, 1 de julho de 2019

FÉRIAS NA ESTAÇÃO PAULISTA


Projeto Férias na Estação
De 1º a 07 de julho 
Estação da Paulista
Entrada gratuita
Informações: (19) 3436-0466
O espaço contará com apresentações artísticas, oficinas, exposições, brincadeiras, gincanas, contação de histórias e doação de livros. O evento é realizado pela Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), por meio do Programa Movimentação Cultural, em parceria com Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). 
As atividades são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO
1º/7 (segunda-feira)
18h30 – Aula aberta de alongamento

19h30 – Aula aberta de danças urbanas

20h30 – Aula aberta de dança de salão

De 1º a 07/7
15h às 21h - Exposição dos trabalhos de desenho e pintura

De 02 a 05/7
A partir das 13h - Atividade de Plen Air (pintura ao ar livre)

02/7 (terça-feira)
15h às 18h - Brincadeiras no parque (pula corda, queimada, voleibol, pega-pega, etc)

19h30 - Apresentação de cenas teatrais (teatro infantil)

20h - Apresentação dos alunos de Violão 1º ano

03/7 (quarta-feira)
9h às 10h30 - Apresentação de ginástica rítmica - Selam

13h às 15h – Aula aberta de papel machè

15h às 17h – Aula aberta de tear quadrado

19h às 20h15 - Aula aberta de rítmos

04/7 (quinta-feira)

14h - Lazer no Parque – Brinquedos da Selam

19h30 - Apresentação de cenas teatrais (teatro jovem/adulto)

20h - Apresentação do coral Tom Maior

20h30 - Apresentação dos alunos de Violão 2º ano

05/7 (sexta-feira)

14h – Contação de histórias e doação de livros

06/7 (sábado)
14h - Gincana entre alunos e professores do Programa Movimentação Cultural

07/7 (domingo)
15h - Apresentação de danças urbanas e cenas teatrais

As apresentações de teatro, dança, música e ginástica rítmica serão coordenadas pelos professores do programa Movimentação Cultural, como mostra dos trabalhos desenvolvidos nos Centros Culturais da cidade. Os interessados também poderão participar de aulas abertas.
Brinquedos infláveis, cama elástica, pula pula, voleibol, queimada, pega-pega, brincadeira de corda; histórias contadas por Lenira Gandhi e Cynthia Rocha, devem garantir a diversão.
De acordo com Washington Poppi, diretor da Estação da Paulista, a iniciativa é reconhecida como projeto Férias na Estação. “Ela visa levar à população, uma programação extensa de atividades e possibilidades de entretenimento para crianças e adolescentes, que estão no período de férias escolares”.
Fonte: SemacTur