Monumento ao Soldado Constitucionalista
O Departamento de Patrimônio Histórico tem catalogados os principais monumentos públicos do município, intitulado Inventário de Obras de Arte, Marcos Civis e Referenciais de Memória em Espaços Públicos na Cidade de Piracicaba.
O objetivo dos tombamentos decorre do interesse público do Município na preservação dos monumentos, dados os valores histórico, cultural e paisagístico que apresentam para a comunidade piracicabana.
- Monumento da Independência
O monumento foi construído para as comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922. Nas inscrições contidas nessa obra – “A memória/do (...)gem ilustre/da Independência brasileira/Marquês de Valença - 1777 - 1856/Honra e Gratidão/7-IX-1922”; “A Glória de D. Pedro I/Oblação/do/reconhecimento brasileiro/1822-1922”; “Restaurado por ocasião/do sesquicentenário/da Independência brasileira/Pref. Mun. Homero Paes de Athaide/Comissão Executiva/(...)Alfredo Mansur/Prof. Julio Soares Diehl/Eng.º Geraldo Quartim Barbosa” - reconhecemos o apreço de sua incentivadora ao acontecimento histórico e à monarquia.
Anos depois, em decorrência do loteamento das antigas terras do Barão de Rezende, as áreas em torno do monumento receberam o nome de ‘Jardim Monumento’. O bairro “Jardim Monumento” foi formado pelos loteamentos: Jardim Mercedes, Jardim Itamaraty, Jardim Santana, Jardim Witier, Jardim Monumento e Jardim São Pedro.
- Monumento Oficial Mário Dedini
Foi edificado originalmente na Praça José Bonifácio, e transferido, em 1982, para a Praça Imaculada Conceição na Vila Rezende por ocasião da reforma da referida praça promovida pela prefeitura de João Herrmann Neto. Outros monumentos também foram retirados do local, tais como: a herma de Sud Mennucci (1/04/1981), o monumento de Luiz de Queiroz e o do Soldado Constitucionalista. Essa atitude do prefeito não agradou a população que se manifestou contrária, conseguindo em setembro de 1987, por ordem do Supremo Tribunal Federal, que os monumentos retornassem a sua antiga morada.
Segundo consta, a família Dedini não quis que o “Monumento Oficial Mário Dedini” retornasse à Praça José Bonifácio, por considerar a Vila Rezende o local mais adequado, sendo que a história do homenageado havia começado em uma pequena oficina no bairro.
Segundo consta, a família Dedini não quis que o “Monumento Oficial Mário Dedini” retornasse à Praça José Bonifácio, por considerar a Vila Rezende o local mais adequado, sendo que a história do homenageado havia começado em uma pequena oficina no bairro.
- Monumento ao Soldado Constitucionalista
- Monumento a Luiz de Queiroz
- Monumentos do Comendador Pedro Morganti e de Dona Joaninha Morganti
Inseridos na área envoltória da Capela de São Pedro de Monte Alegre.
MONUMENTOS HISTÓRICOS DE PIRACICABA
SÉRIE DO JP
na na ni na nao
ResponderExcluirna na ni na nao
ResponderExcluir