sexta-feira, 9 de maio de 2014

10/05-NO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE PIRACICABA

Observatório Municipal: O Senhor dos Anéis

O Observatório Astronômico de Piracicaba, órgão da Secretaria Municipal de Educação, inaugura neste sábado 10, a temporada de observações do planeta Saturno.

O planeta encontra-se já bem visível a leste como uma estrela de cor amarela na constelação da Libra (Balança). As efemérides astronômicas assinalam que neste sábado às 16h34, Saturno estará em seu ponto mais próximo à Terra a exatos 1.330.000.000 km.

Ao contemplar o planeta lembre-se que a luz que você está vendo levou 78 minutos para atingir sua retina e que se você desejar ir lá sua viagem irá demorar sete anos!
E o que você encontrará lá? Um gigante gasoso, 780 vezes maior que a Terra em volume e formado principalmente por hidrogênio e hélio. Portanto uma atmosfera irrespirável, com ventos de até 1000 km/h e temperaturas de -180° C! Um imenso globo gasoso com densidade menor que a água o que significa que colocado em um gigantesco oceano, ele boiaria. Saturno marca o limite em que um planeta pode ser bem observado pelos telescópios de porte médio.

OBSERVAÇÃO
Por mais bonita que seja uma fotografia ou uma imagem na internet, nada substitui uma observação ao vivo através de um telescópio. É uma experiência mágica que provoca exclamações e emociona. Se o prêmio de Miss Universo fosse disputado por planetas, dificilmente outro corpo celeste roubaria o cetro de Saturno.

Os anéis do planeta permanecem como símbolo de tudo que é mais exótico e maravilhoso no Universo. Este ano os anéis estão inclinados 22 graus o que está permitindo observar o seu hemisfério norte. Para uma boa visualização do planeta e pelo menos a visão dos seus cinco principais satélites, é necessário um telescópio de porte médio.

NO OBSERVATÓRIO
Saturno começará a ser observado a partir das 20h30 até às 21h30 através da luneta ‘Steinheil’ com objetiva de 175mm, a terceira maior do Estado. Antes disso porém ela estará direcionada para os planetas Júpiter e Marte. Não é comum a observação em uma noite de três planetas.

O Observatório fica no km 3 da rodovia Piracicaba – Rio Claro. 

Não é necessário agendamento e a visita é gratuita. 
As observações são realizadas mediante condições atmosféricas favoráveis e se encerram às 21h30. 
Há também projeções de vídeo com documentários das mais abalizadas fontes e uma exposição com fotografias do céu obtidas por grandes observatórios no Chile. 
Maiores informações pelo fone: (19) 3413-0990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário