quarta-feira, 2 de abril de 2014

INSCRIÇÕES PARA BIENAL NAIFS DO BRASIL 2014

Artistas e realizadores podem cadastrar sua participação até o dia 13 de abril!
Confira o regulamento e ficha de inscrição aqui:

Realizada pelo Sesc São Paulo desde 1992, na Unidade de Piracicaba, a Bienal Naïfs do Brasil foi criada com o intuito de privilegiar a participação dos artistas plásticos produtores de obras enquadradas na categoria de arte ingênua, espontânea, instintiva, popular, naïf ou naïve, que em sua maioria as concebem de maneira autodidata.

Em 2014, o evento chega a 12ª edição com a proposta de preservar este território de ideias, além de extrapolar os limites físicos do Sesc Piracicaba com instalações, intervenções e apresentações artísticas na cidade (vídeo mapping, dança, DJ’s, ateliês abertos, etc), difundindo assim a diversidade cultural do nosso povo.

Além disso, é esperada uma maior representatividade de outros suportes e técnicas além das tradicionais telas e pinturas: esculturas, gravuras, bordados, tecelagem, etc, a fim de representar, mais fielmente, a variedade de técnicas e possibilidades de expressão naïf e popular produzida no Brasil todo.

Sobre a Bienal Naïfs
A Bienal teve origem nas mostras anuais realizadas pelo Sesc Piracicaba, no período de 1986 a 1991, sempre com o propósito primordial de valorizar e divulgar essa vertente artística fortemente marcada por elementos que caracterizam a cultura popular brasileira.

A mostra é uma das principais referências do gênero artístico e promove a integração entre artistas, pesquisadores, colecionadores e galeristas, além de educadores e estudantes, com a finalidade de ampliar conhecimentos e garantir o debate acerca da produção visual no país.

Em suas últimas edições promoveu a diversificação do que se conhece por estética naïf tradicional, por meio da seleção de obras que contemplam a variedade da confecção popular e até a reutilização de materiais, um realinhamento do propósito primitivo-moderno que marca a arte ingênua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário