sábado, 31 de agosto de 2013

FOTOS: CASA DO POVOADOR EM FESTA



Na manhã de domingo (31/08/2013), Margarete Zenero, nova diretora da Casa do Povoador, recebeu artistas e amigos em clima de festa.

Secretaria de Ação Cultural, Pinacoteca e Casa do Povoador estiveram unidas no evento.
Muitos artistas compareceram e aproveitaram a linda paisagem para pintar seus quadros, durante a posse da nova diretora da CASA DO POVOADOR, Margarete Zenero.
































segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Barragem de Santa Maria da Serra


Aglomerado cria Câmara para acompanhar instalação 
da barragem
O Aglomerado Urbano de Piracicaba instalou nesta segunda-feira(26/08) a Câmara Técnica de Acompanhamento do Empreendimento Hídrico de Santa Maria da Serra. A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba, em Limeira. Também foram criadas comissões para acompanhamento de assuntos de interesse regional, como saúde, segurança, infraestrutura, educação e qualificação de mão-de-obra. Participaram do encontro representantes dos municípios e do governo do Estado, além dos deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) e Roberto Morais.

O objetivo das Câmaras Técnicas e Temáticas é de formular, em conjunto com secretarias estaduais, políticas de interesse regional destinadas a fortalecer os governos municipais e melhorar a qualidade de vida da população.

Para o deputado Mendes Thame, a cada encontro realizado, mais se consolida a participação dos municípios na decisão de assuntos de interesse do Aglomerado. “Os encontros possibilitam também uma maior interação do grupo com os representantes do Estado e com a população”, declara.

O parlamentar, que há 20 anos, encabeça a luta para que a navegação do Tietê-Paraná seja estendida até o rio Piracicaba, chegando até Ártemis, com a construção da barragem de Santa Maria da Serra, comemora a instalação de uma comissão que acompanhará o andamento da hidrovia. “É uma demonstração do interesse dos 22 municípios em abraçar esta causa; a barragem de Santa Maria da Serra é obra estratégica e faz parte de um complexo que vai transformar o Aglomerado Urbano de Piracicaba em um dos mais desenvolvidos e sustentáveis do Estado de São Paulo e do Brasil”.

Durante o encontro, o diretor de do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, Casemiro Tércio Carvalho, apresentou um resumo do andamento dos projetos e do licenciamento para a construção da barragem de Santa Maria da Serra.

O diretor informou que no próximo encontro do Conselho, a ser realizado em outubro em Santa Maria da Serra, serão apresentados os projetos finais para a implantação da barragem, com previsão de datas para a realização das audiências públicas, para análise dos projetos ambientais (EIA-Rima), e para o início das obras.

Toda Midia Comunicação

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ARTE & ARTISTAS PIRACICABANOS-MARGARETE ZENERO

Margarete Zenero
Margarete Zenero é piracicabana, se formou em psicologia em 1983. E revela, “Sou psicologa e atuo na minha clinica de psicologia. Na arte me divirto, é meu lado lúdico, alegre, sem deixar de ser profissional, mas minha maior experiencia se dá com o consultório. Na psicologia atuo a 30 anos. Os dois me realizam e se completam, pois, no consultório vejo a transformação do ser humano em um espaço curto de tempo, enquanto que na arte, a transformação da história em um espaço mais longínquo. No primeiro se trabalha a tristeza para se tornar alegria, no caso da Arte é a alegria para se tornar história".

Iniciou na pintura em setembro de 2001, como aluna da artista plástica Denise Storer. A partir de 2004 começou a fazer aulas de cerâmica com Lúcia Portella.Em sua arte usa óleo, aquarela, colagens, trabalha também com argila (queima em alta e baixa temperatura).
Foi presidente da APAP (Associação Piracicabana dos Artistas 
Plásticos), de 2007 a 2012, hoje é vice-presidente, a atual presidente é Gracia Nepomuceno. 

Ingressou como sócia na entidade em 2003. Em maio de 2009 foi homenageada pela Câmara de Vereadores por ocasião do Dia do Artista Plástico. À frente da APAP firmou parcerias para exposições em espaços alternativos da cidade, como a Casa do Pão de Queijo e Frans Café. 
Organizou várias edições da Mostra Primavera, Recantos de Piracicaba e Almeida Júnior, além das exposições Resgate da Cultura (2007), com o Lions Clube Campestre, e Consciência Negra (2007), realizada na Câmara de Vereadores de Piracicaba. 
Ainda na APAP, montou a Galeria dos Presidentes e integrou a eles o diploma de sócio benemérito. Para a Mostra Almeida Júnior, conquistou o Prêmio Aquisitivo Câmara Municipal, por meio do vereador Ary Pedroso Jr. Criou o Prêmio Lazaro de Oliveira e retomou o Prêmio Hours Concurs. Criou o projeto Experiências Artísticas com workshop mensais e excursões culturais semestrais. Montou a biblioteca e Informatizou a APAP e criou a Mostra Joca Adamoli, só para artistas contemporâneos. Providenciou para APAP se tornar de Utilidade Publica Municipal, dando andamento para Estadual e Federal. 


Principais prêmios: 
- Prêmio Condor pela obra Cana 1 e Prêmio Categoria Arte Popular com a obra em cerâmica Baiana Chica 2006 
- Prêmio pela obra "Bonde"/ Mostra Primavera 2006 
- Medalha de Ouro pela escultura "Vera Primavera" 2006 
- Menção Honrosa pela obra "O Engenho" na Mostra Almeida Júnior – Piracicaba 2007 
- Medalha de Bronze Estilo Acadêmico pela obra "Estação da Paulista" no Salão de Belas Artes de Serra Negra 2007 
- Menção Honrosa pelas obras contemporâneas "O Negro 1 e 2" Mostra de Arte Rio Claro – Novos Olhares 2008 
- Medalha de Ouro na Categoria Acadêmico com as obras "O mesmo Engenho e A Estação da Paulista" e Contemporâneo com as obras "Negros e Deficientes Físicos" no Salão de Artes Plásticas de Mogi Mirim 2008 
- Medalha de Bronze pelo conjunto de aquarela "Caminho - A casa do Povoador e Portal do Engenho" e premio Tarsila do Amaral em Rafard 2009 
- Medalha de Prata pelo tríptico "Negros, Deficientes Físicos e Mulheres/Velhas".no Salão Internacional de Arte de Rafard 2009 
- Menção Honrosa pela obra acadêmica "A Estação da Paulista" e prêmio Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita pelas obras contemporâneas "Tamanco da Bola e Bolsa da Bola" no Salão Araraense 2009 
- Premiada em 3º lugar na categoria acadêmico no Salão de Belas Artes de Piracicaba 2009 
- Menção Honrosa pela obra acadêmica díptico aquarela - Piracicaba no Salão Ararense de Artes Plásticas - Antonio Rodini 2010 
- Premio Centro cultural Esculturas contemporâneas "Tamanco da Bola e Bolsa da Bola" no Salão Araraense 2010 
- Medalha de Bronze para aquarelas Ribeirão Claro e Capela dos Eucaliptos na Mostra de Arte Rio Claro – Novos Olhares 2010 
- Menção Honrosa Objeto Obra – “Eu... engaiolado” No Salão de Rio Claro 2011 
- 3º lugar com "Fogão de lenha" - VII Concurso Artístico Cultural da FAY na Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga com “Óleo sobre tela” – 2012 
- Participação do Salão Belas Artes de Ribeirão Preto aquarela “Cumplicidade” 2012 
- Menção Honrosa pela obra Meu Piracicabana, na categoria Pintura Acadêmica na Mostra de Arte Rio Claro – Novos Olhares 2012 
- Menção Honrosa pela obra "Pipoqueiros" na ESALQ no Salão de Belas Artes de Limeira 
- Medalha de Mérito Cultural "Umberto Silveira Consentino". 


Margarete conta, “Ultimamente tenho levado o pessoal para excursões culturais - Renascimento no CCBB e Lucian Freud no MASP,...adoro promover a arte, os artistas, levar este conhecimento ao povo, me sinto bem quando um leigo olha uma obra e fala dela, é impressionante o sentimento que uma obra levanta e como o artista consegue passar seu sentimento através das cores e pinceladas". 

Por indicação do Prefeito Gabriel Ferrato e da SEMAC, em 14 de agosto de 2013, Rosangela Camolesi, secretária da SEMAC anuncia oficialmente, Margarete Zenero como Diretora da Casa do Povoador, cargo de Eva Iltez, que faleceu em Julho deste ano, por suas atividades ligadas a cultura em Piracicaba. 
Margarete diz estar muito feliz em assumir a direção da Casa do Povoador, se mostra confiante e determinada em unir a classe artística de Piracicaba, "Vamos começar juntos, com o pé direito nesta nova administração da Casa do Povoador, com muita alegria, festa, dinamismo, união e acima de tudo amizade". 
A nova Diretora da Casa do Povoador, Margarete Zenero, comemora sua posse com evento artístico e festivo na Casa do Povoador, no dia 31 de Agosto. 

Contatos de Margarete Zenero: 

Rua Saldanha Marinho nº 524 - Piracicaba - Fone: 3434-8950 (Consultório) 

E-mail : margarete.zenero@terra.com.br

Margarete Zenero assumi a direção da Casa do Povoador com festa


Margarete Zenero, a nova Diretora da Casa do Povoador, comemora com evento artístico e festivo sua posse e convida, "Estou assumindo a Casa do Povoador e gostaria que estivéssemos todos juntos, estarei lá para receber todos vocês. Nossos amigos artistas estarão pintando na arena da casa, teremos a presença da Pinacoteca nos apoiando, muita música e um cafezinho para os amigos. Venha participar conosco, traga sua arte, seja ela tela, papel, óleo, aquarela, cerâmica, mosaico, não importa, junte-se a nós. A Casa do Povoador é nossa, vamos frequente-la. Estamos chamando os artistas para fazerem suas artes seja ela cantar, pintar, dançar, tudo muito solto e livre. É só chegando e pintando ou dançando, enfim é um encontro de arteiros nas suas mais diferentes artes e muita diversão para todos. A festa terá inicio as 10h e ficará até 12h ou 13h, enquanto durar, o evento é para comemorarmos".



O evento espera reunir artistas, fotógrafos, músicos, dançarinos, atores, crianças, todos que fazem arte de alguma forma.
A nova Diretora se mostra confiante e determinada em unir a classe artística de Piracicaba, "Vamos começar juntos, com o pé direito nesta nova administração da Casa do Povoador, com muita alegria, festa, dinamismo, união e acima de tudo AMIZADE!!! Pintores com suas telas, cantores com suas vozes, fotógrafos com suas maquinas, venham dividir este dia conosco e divirtam-se. Conto com a presença de todos.
Margarete se diz muito feliz em assumir a direção da Casa do Povoador e deseja dividir com seus amigos e apoiadores, esse momento de sua vida. Uma grande confraternização artística.
Convida também seus apoiadores para participarem do evento, Secretaria Municipal de Ação Cultural, Câmara de Vereadores, Drogal, Nostra Italia, ACIPI, Piracicaba Jornal On Line, Tribuna, Gazeta, Radio Educativa, TV Beira Rio.
E faz questão de agradecer ao Prefeito Gabriel Ferrato e a Secretária Rosângela Camolese da SEMAC, pela confiança e aos seus amigos artistas com os quais sempre teve uma boa relação. Ao Diretor da Pinacoteca Eduardo Borges Araújo, por ter demonstrado fundamental apoio. Seu reconhecimento aos seus colaboradores da Casa do Povoador, Laudir e Rute Alves. E ao jornalista Rodrigo Alves.



COMPAREÇA E PARTICIPE!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE

FOLCLORE, surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo" e "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. 


O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), atualmente Folclore.
Desde 1965 é comemorado o "Dia do Folclore", no dia 22 de Agosto, a data foi oficializada pelo Congresso Brasileiro. 


No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças, constituído de elementos culturais e artísticos. Manifestações populares transmitidas de pais para filhos e que significa conhecimento de um povo. 



A Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, diz "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular ou pela imitação".

É preciso que seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.


FOLCLORE DE PIRACICABA
Em Piracicaba tem diversas lendas e mitos como: A Cobrona, O Coqueiral Assombrado, O sono do salto, Nhala seca, entre outros. 

LENDAS PIRACICABANAS
A COBRONA - Dizem existir enterrada em Piracicaba, uma imensa cobra que pelas suas proporções, é a maior do mundo. Sua cabeça está no subsolo do Largo da Catedral e sey rabo vai até a Rua do Porto. No final do mundo, ela vai sair debaixo da terra para engolir as pessoas.

O SONO DO SALTO - Salto que todos os dias, no meio da noite, dorme um pouquinho. Dizem que, todos os dias, à meia-noite, numa fração de minuto o Salto cessa de fazer barulho e “dorme”. Esta crendice foi-me contada, há muitos anos, por uma senhora de cor, minha conhecida. Reproduzo o caso, usando mais ou menos suas próprias palavras: Uma ocasião eu estava num baile lá na rua do Porto. Quando foi perto de meia-noite, eu tinha dançado bastante e sai pra fora e sentei no barranco do rio, descansar um pouco. O Salto, lá de longe, fazia o barulhão de sempre. Me lembro que era justo meia-noite, me deu uma soneira e eu cabeceava de sono. De repente levei um susto. O Salto, como por feitiçaria, deixou de fazer barulho, ficando tudo quieto que nem cemitério. Mas lembro que foi um “tantico” só de tempo. Quando corri chamar gente, já ele fazia bulha de novo. Daí todos falaram: era o Salto que todos os dias, no meio da noite, dorme um pouquinho”.
Fonte: Livro: Lendas e Crendices de Piracicaba e outros estudos
Autoria: Waldemar Iglésias Fernandes

LENDA DA NOIVA DO RIO - Até hoje, o rio precisa de vítimas que determinam o estio ou as enchentes.
Conta-se que o rio Piracicaba era belo e calmo, sem corredeiras, como se fosse um remanso. Às suas margens, moravam pescadores brancos e índios. Viviam em paz. Mas, vinda não se sabe de onde, apareceu uma jovem de cabelos longos e tão negros que parecia ter-se, numa noite escura, diluído em fiapos mil para adornar-lhe a cabeça. Lábios carnudos, vermelhos como a romã, pernas longas e bem torneadas, olhos verdes como o verde das folhagens. Seu nome, ninguém nunca o soubera, também, nunca souberam onde morava e do que vivia.
Dizia-se que ela, como uma Deusa, surgira das águas. Quando não aparecia, pescadores tomavam de suas canoas e iam em busca dela, do som que vinha de dentro do rio. Forasteiros começaram, também, a aparecer na povoação querendo ver a jovem misteriosa. Os homens se apaixonavam por ela, as mulheres odiavam-na. Certa manhã, a povoação de Piracicaba acordou em sobressalto. O filho de um dos pescadores, o mais bonito de "pele trigueira, cabelos de ouro" havia desaparecido. Procuraram-no nas matas, ao longo do rio, gritaram seu nome. Não o encontraram. Mas perceberam que algo estranho acontecera: havia mais luminosidade no ar, mais perfume, um "ar doce e almiscarado".
Então, numa certa manhã, aconteceu o horror. O rio corcoveou, o céu se fechou, os pássaros, pacas, veados fugiram, estrondos cortaram os ares. E, de repente, tudo silenciou. O rio ganhara uma cachoeira enorme, espumas e roncos que, de quando em quando, se transformavam em gemidos. Daí, soube-se o que acontecera: o rio, enciumado com o amor da moça pelo belo rapaz, desafiou-o para uma luta sem fim. E rio e homem lutaram pela mulher que ficara prisioneira no fundo das águas. O rio venceu. E foi por isso que ganhou a cor que tem, que não é de barro, mas do "trigueiro do corpo do rapaz". O gemido do rio são soluços da jovem à espera do seu amor.
Até hoje, quando alguém morre nas águas do rio, sabe-se que morreu em busca da noiva enclausurada. O rio reage sempre. E manda avisos: se alguém morre, a enchente vem. E somente se vai quando outro apaixonado morre em busca da noiva que está presa nas pedras do Salto. Pois foi desse amor que nasceu o Salto do rio Piracicaba.

TÚMULO DO PADRE GALVÃO - Uma das mais caras e acalentadas lendas de Piracicaba é a que refere-se ao túmulo do Padre Galvão, no Cemitério da Saudade. Padre da Cidade até o ano de 1898, o padre Galvão Paes de Barros foi, a seu tempo, uma das personalidades mais influentes e queridas de Piracicaba, temido por políticos e amado pelo povo. Quando faleceu, seu corpo foi levado por grande multidão ao Cemitério da Saudade. E seu túmulo foi construído conforme o traçado do local, naquela época.
Aconteceu, no entanto, que o Cemitério foi reformado e muitos túmulos foram retirados de seus lugares, remexidos. O do Padre Galvão, porém, foi deixado no lugar onde se encontrava, em respeito à sua história. Intocado, fugiu aos novos enquadramentos de túmulos e de sepulturas. Mas a imaginação popular criou a lenda. Passou, o povo, a contar que o túmulo não saíra do lugar porque, no dia em que o padre ia ser enterrado, o caixão caiu exatamente no lugar onde ainda se encontra e não houve força humana capaz de erguê-lo para lhe dar sepultamenbto em outro terreno. A partir da invenção, o túmulo do Padre Galvão se tornou lugar de romaria e de orações, uma lenda piracicabana.



O pregão "PAMONHAS, PAMONHAS, PAMONHAS. PAMONHA FRESQUINHA. É O PURO CREME DO MILHO. OLHA AÍ FREGUESIA. SÃO AS DELICIOSAS PAMONHAS. PAMONHAS DE PIRACICABA", é conhecido em todo território nacional. O sucesso da autentica pamonha de Piracicaba, consiste na maneira como é preparada na cidade, segredo que quem sabe não revela.


Um dos mitos e lendas de Piracicaba esta no Livro "Lendas e Crendices de Piracicaba e outros estudos" Waldemar Iglésias Fernandes  
Acervo João Chiarini no Centro Cultural Martha Watts


Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Comadre Florzinha
É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.

Bicho Papão
Monstro grande, peludo, feio e comilão que assusta as crianças teimosas e desobedientes durante a noite. De acordo com o folclore, ele fica nos telhados das casas, esperando o momento certo de atacar. Esta lenda foi muito usada pelos pais do passado, como "recurso educativo" para ensinar as crianças, através do medo, a importância de respeitar e obedecer aos pais.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

ARTE & ARTISTAS PIRACICABANOS-LUISA LIBARDI

LUISA LIBARDI
Luisa Libardi (Maria Luisa Scudeller Libardi) é piracicabana, Engenheira Civil diplomada pela Escola de Engenharia de Piracicaba, em 1981, atuou como engenheira desde sua formatura até 1991.
Desde os seus 15 anos se dedica a arte. Utiliza várias técnicas de pintura para expressar sua arte: Acrílica sobre tela, Aquarela, Pastel Seco, Pastel Oleoso, já usou Óleo sobre tela. Fez vários cursos de desenho, pintura, aquarela, com grandes mestres, entre eles, Noberto Stori, Ida Zami, Sarah Goldman Belz. Juntamente com os artistas Norberto Stori e Magliani, participou de um curso de pintura com modelo vivo, durante dois anos.

Luisa disse, “Sou formada em Engenheira Civil e atuei na área por 10 anos. Já participava de salões e ganhava prêmios enquanto era engenheira, mas resolvi largar a Engenharia e me dedicar exclusivamente à arte. Comecei lecionando em minha casa. Sempre foi muito prazeroso poder passar tudo que eu sabia para os alunos e até hoje ainda é uma das minhas atividades mais prazerosas. Leciono também para o público infantil. Hoje as aulas para crianças são no CCP ( Clube de Campo de Piracicaba). Minha formação como artista se deu através de vários professores e wokshops que participei no início da minha carreira. Até hoje, quando tem algum curso interessante eu participo para dar uma reciclada”.

“A Libardi parece mais uma artista européia do que sulamericana, formada culturalmente no âmbito da reflexão existencial italiana, em seguida na onda da rarefação abstrata”. 

Crítica de Eraldo Di Vita (crítico de arte contemporânea/ Milão). 


Participou de exposições individuais e coletivas em Piracicaba, na capital e em várias cidades do estado de São Paulo, em Itajaí/SC, na Bolívia. 
Por suas participações recebeu: Medalha de Bronze (XXXVII Salão de Belas Artes de Piracicaba), Medalha de Prata (XII Salão Oficial de Belas Artes de Matão), Medalha de Bronze (VII SAP - Rio Claro).
Menção Honrosa: II Salão da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos, IX Salão de Artes Plásticas de Araraquara, Salão de Abril-Franca.


Exposições individuais: Galeria SESC, Piracicaba; Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, São José do Rio Preto (1988); "Instante de Luz", Grande Hotel São Pedro, São Pedro; Museu Luiz de Queiroz, Piracicaba (1989); "Rimas Coloridas", Galeria Colombo, Piracicaba (1990). Casa do Povoador, Piracicaba (1991); Centro Cultural da ESALQ, Piracicaba (1993); Campus Taquaral, UNIMEP Piracicaba; Galeria de Artes Anglo, Rio Claro (1994); Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1996); Galeria Engenho Central, Piracicaba (1998 e 2003); Parque Avenida Galeria de Arte, SP (2004). 
Sua exposição individual mais recente foi em Maio de 2013, na UNIMEP- Piracicaba. 


Exposições coletivas: Salão de Belas Artes de Piracicaba (1986, 1989, 1990, 1991, 1993 e 1994); Semana Cultural de Piracicaba (1987 e 1988); Coletiva de Artes Plásticas de Araraquara (1988, 1989 e 1990); Salão de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto (1989, 1990 e 1991); XVI; IV Mostra de Artes Plásticas de Itatiba; Museu Nacional de Etnologia e Folclore; Salão de Artes "Liwanacu"- Museu Nacional de Arqueologia, La Paz, Bolívia (1989); Exposição de Artes Plásticas de São João da Boa Vista (1989 e 1993); Salão Oficial de Belas Artes Plásticas de Matão (1989 e 1991); Salão Limeirense de Arte Contemporânea, Limeira (1989, 1991 e 1992); XXV Salão Arararense de Artes Plásticas; I Salão de Artes Plásticas de Cerquilho; VI Salão de Artes Plásticas de Itanhaém (1990); Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (1990 e 1996); "Busca", no Hall do Teatro Municipal (1991); "Técnicas, Tendência e Confrontos 140 Anos de Arte", Hall do Teatro Municipal Dr. Losso Neto, Piracicaba; Espaço Cultural Casper Líbero, SP; Imprensa Oficial do Estado, SP (1992); Salão de Artes de São Bernardo do Campo, SP (1992 e 1993); Salão de Abril, Franca, SP; Salão de Belas Artes de Araras, SP; II Sindcon Artes, Campinas, SP; XXXIII Salão Araraense de Artes Plásticas (1993); I Salão Vinhedense de Artes Plásticas, SP; XXIII Salão de Arte Contemporânea de Santo André, SP (1995); Espaço Cultural da CESP em Leme, SP; XIV Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, SP; V Salão de Artes Plásticas de Avaré, SP; Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto, SP (1996); Casa do Povoador, Piracicaba (1997 e 2001); Salão de Artes de Itajaí, SC (1997); Espaço de Arte Marilu e Centro Cultural Gaia, Piracicaba (1998 e 1999); Galeria SESC, Piracicaba (1998); Salão do Século, Piracicaba (2000); "Um olhar de artista sobre o Engenho Central", Piracicaba; "Grupo 7 + 2", Casa do Povoador, Piracicaba (2001); Salão Barbarense de Artes Plásticas, Santa Bárbara d'Oeste (2001 e 2002); "Grupo 7 + 2" (Con)vivendo com o HIV", UNIMEP, Piracicaba; "Grupo 7 + 2", Galeria SESC, São Carlos, SP (2002); Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (2003) e Espaço Cultural Blue Life, SP (2004). 
No momento participa da Exposição 4X4 que esta em Franca (SP), até 05 de Setembro. 

Exposição 4X4, em Franca (SP)


Em seu atelier, Luisa oferece cursos para crianças, adolescentes e adultos com vários materiais de pintura: pastel seco e oleoso, tinta acrílica e a óleo, guache, aquarela, lápis de cor e carvão e argila em esculturas.



O GTP, agradece a artista piracicabana, Luisa Libardi pela gentileza e atenção em compartilhar sua vida artística.