sábado, 1 de outubro de 2016

PROGRAMAÇÃO SESC | DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Unidades do Sesc têm programação especial do Dia Mundial da Alimentação durante o mês de outubro
Em Piracicaba, filmes, debates, palestras, feira e lançamento de cartilha estão nas atividades gratuitas que acontecem o mês todo

A relação com a comida vai muito além de matar a fome: tem a ver com a cultura, história, política, economia, meio ambiente, saúde, entre tantos outros campos. Para o Sesc, o Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade de refletir sobre essas relações, as nossas escolhas alimentares diárias e seus impactos. Pensando nisso, em outubro, as unidades intensificam a programação relacionada à alimentação e tudo o que envolve o tema, da cadeia produtiva ao ato de cozinhar.

Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945. Neste ano, com o tema “O clima está mudando. A alimentação e a Agricultura também”, a organização chama atenção para as relações entre as mudanças climáticas e as formas de produzir e consumir alimentos. Na capital, litoral e interior, serão desenvolvidas diversas atividades, como bate-papos, palestras, oficinas culinárias, videodebates, vivências e intervenções culturais.

Em Piracicaba, a programação começa neste sábado, 1/10, com a ação Disco Xepa: Educação contra o desperdício alimentar desenvolvida por membros da Rede Jovem do movimento Slow Food Alemão. O encontro, que tem como iniciativa a coleta e preparo de legumes, vegetais frescos e saudáveis que não atendem os padrões de comercialização, acontece a partir das 10h na Comedoria do Sesc. A participação é gratuita.

As atividades do Dia Mundial da Alimentação acontecem até o final de outubro e trazem também exibições de filmes, espetáculo de dança infantil Bananas. Comhummm, palestras para idosos, lançamento da Cartilha sobre o Consumo Responsável e Feira de Agroecologia que reúne diversas iniciativas da cidade e região que promovem a economia solidário, com foco na convivência sustentável entre seres humanos e meio ambiente. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

PROGRAMAÇÃO | DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO | OUTUBRO | SESC PIRACICABA
Ações para a Cidadania | Disco Xepa: Educação contra o desperdício alimentar

Dia 1, sábado, 10h. 
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.
Ação iniciada em 2012, por membros da Rede Jovem do movimento Slow Food Alemão. Iniciativa de coleta e preparo de legumes, vegetais frescos e saudáveis que não atendem os padrões de comercialização. O momento da partilha transforma-se em confraternização gastronômica, artística e cultural, com músicas e declamação de poesias. Em parceria Slow Food Piracicaba.

Cinema | Doce Mentira
Dia 4, terça, 20h.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos. 
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
(Sugar coated) - CAN, 2015, cor, 91'
Dir: Michèle Hozer
Como a indústria alimentícia conseguiu que deixássemos de fazer a pergunta: o açúcar é tóxico? Tudo começou em uma campanha em 1970, quando o negócio do açúcar livrou-se de todas as ameaças enquanto adoçava nossos alimentos e as taxas de obesidade, diabetes e doenças cardíacas disparavam. Na sequência, bate-papo com a nutricionista Profa. Dra. Denise Giácomo da Motta. Exibição integra a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Intergerações | Gestar, Parir e Cuidar Consciente

Dia 16, domingo, 10h30. 
Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre para todos os públicos.
Ações e reflexões direcionadas às gestantes, pais, familiares, cuidadores, educadores, profissionais de saúde e todas as pessoas que se interessam pela temática do parto humanizado, da maternidade consciente e ativa e dos cuidados com a primeira infância. Em parceria com o Grupo Ventre.

Alimentos pra Bebês

Dia 16, domingo, 10h30. 
Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre para todos os públicos.
Nesta fase da vida comer é um processo autoral e um salto quântico de amadurecimento cognitivo. É uma paixão lúdica gastronômica e iniciativa dos bebês. Com Fabiola Duarte, educadora nutricional.

Literatura | Alimentos em prosa e verso
Dia 16 e 23, domingos, 10h30. 
Itinerante. Grátis. Livre para todos os públicos.
Nesta intervenção são lidos e declamados trechos de obras literárias cujo tema se refere à alimentação. ComWashington Poppi.

Idosos | Receitas de Memórias 
Dia 18, terça, 14h.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.
Acolher e recolher relatos culinários a partir de registros, lembranças afetivas e receitas compartilhadas pelos idosos. Posteriormente, realizaremos oficinas com preparo e degustação a partir dos relatos coletados. Em parceria com o curso de gastronomia da Unimep e movimento Slow Food Piracicaba.

Coma sem Stress!
Dia 19, quarta, 14h. 
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.
Formas saudáveis de aliviar as sobrecargas do dia a dia, uma delas é por meio dos alimentos, capazes de reequilibrar sua saúde, pelas propriedades e a arte do preparo para uma vida harmoniosa.

Meio Ambiente | Lançamento da Cartilha: Criando um Grupo de Consumo Responsável
Dia 22, sábado, 14h30.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.
Um passo a passo para começar e estabelecer um grupo de consumo responsável na sua comunidade, a fim de desenvolver a compra de alimentos de qualidade a preço justo e fortalecer o pequeno produtor.
Com Guilherme Calabró e Morgane Retière, engenheiros agrônomos.

Feira de Agroecologia e do Consumo Responsável
Dia 23, domingo, 10h30.
Praça. Grátis. Livre para todos os públicos.
Diversas iniciativas que promovem a agroecologia e a economia solidária, com foco na convivência sustentável entre seres humanos e meio ambiente. Traga sua sacola. Com: Amor Integral, Cabocla Amazônia, Casa Nômade, Cuitelo Real, Cultura da Floresta, GEWA - Grupo de Estudos Walter Accorsi, Jatobá Orgânicos, Mani, Núcleo Nheengatu de Agroecologia, Oyá, Permearte, Raros Fazedores de Chocolate, Rede Guandu, Refazenda, Sabiá SocioAgroBiodiversidadeAlimentar, Sattva, Sítio Marieta e Terra Preta, Sítio Santa Helena, Sítio São Benedito, Top Gran e Grupo de pesquisadores ESALQ.

Identificação de frutíferas da Mata Atlântica
Dia 25, terça, 19h30.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos.
Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba
O encontro apresenta as principais árvores frutíferas da Mata Atlântica e os benefícios de uma alimentação que se baseia nas espécies regionais e sua sazonalidade, além de promover a identificação botânica de espécies locais.
Com Guilherme Calabró, engenheiro agrônomo, e Nayla Almeida, estudante de agronomia.

DegustaCine

Dia 26, quarta, 20h.
Teatro. Grátis. Não recomendado para menores de 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
Exibição de filme que aborda o universo gastronômico e surpreende o público com uma degustação de comida indiana, permitindo aos espectadores desfrutar de uma experiência contemporânea, prazerosa e sensorial de cinema com pitadas de culinária. Em parceria com o Centro Universitário Senac Águas de São Pedro.
Lunchbox - IND, 2013, 104’
Dir: Ritesh Batra
Elenco: Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui
O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pela empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário