sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PROGRAMAÇÃO 42º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA 2015

Serão oferecidas oficinas de 
PINTURA EXPRESSIVA, DESENHO DE HUMOR NAS MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS, O HUMOR E SUAS LINGUAGENS, A ARTE SATÍRICA, A GUERRA DOS GIBIS e O QUE É O DESENHO DE HUMOR E O PROCESSO DE PRODUÇÃO BÁSICO. 
Informações: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone 19 3403-2621


CONFIRA OS SELECIONADOS

22/08 (SÁB)



42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

22 de agosto a 04 de outubro 2015

PROGRAMAÇÃO
MOSTRA competitiva edição 2015
Cartuns, charges, caricaturas e Tiras/HQ de 57 países selecionadas para a mostra competitiva do 42o Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2015. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro.Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. 
Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

MOSTRAS PARALELAS
PESTANA, 30 anos de arte pela igualdade 
A exposição que reúne cartuns, cartazes, cartilhas e ilustrações do cartunista e roteirista Mauricio Pestana ajuda a desvendar um mundo onde as desigualdades se revelam de forma crítica, denunciando atos de injustiças sociais e raciais que grande parcela da população brasileira vivencia cotidianamente.
Local: SESC Piracicaba (área de exposições). 
Até 13 de setembro. 
Visitas: terça a sexta das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 18h.

TRAÇO E RISO 
Seleção de cartuns e charges do piauiense José Antonio Costa, o JOTA A. Dono de um estilo inconfundível é um dos cartunistas brasileiros mais premiados em concursos de humor gráfico no Brasil e no exterior. 
De 24 de julho a 04 de outubro. 
Local: Hotel Center Flat Service (Rua José Pinto de Almeida 877 – Centro Piracicaba SP).
Visitas: diariamente das 9h às 20h.

BOLIGAN, maestro do humor 
Seleção de cartuns de Angel Boligan Corbo, cubano radicado no México, uns dos artistas gráficos atuais mais reconhecidos mundialmente. A mostra composta por 50 desenhos foi apresentada em Piracicaba na 39ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, ano em que o artista fez parte do Júri de Premiação do evento. É formado em Artes Plásticas. Fundou e mantém o ‘The Cartoon Club América’, agência que promove o trabalho de desenhistas latino-americanos. 
De 03 a 28 de agosto. 
Local: Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes ‘Luiz de Queiroz’ – ESALQ/USP (Parque da Agronomia, Piracicaba SP). 
Visitas: segunda a sexta, da 8h às 17h.

NA LINHA DO HUMOR 
Mostra de caricaturas selecionadas na 41a edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba/2014. 
De agosto a outubro. 
Local: Metrô da cidade de São Paulo SP. 
De 10 a 30 de agosto, na Estação Santa Cecília. 
Em setembro, na Estação Corinthians-Itaquera. 
Em outubro na Estação Luz. Visitas: domingo a sexta, das 04h40 às 00h20 e aos sábados, das 04h40 às 01h00.

FOTOCARTUNS A MODA ANTIGA 
O cartunista e fotográfo belga O-Sekoer, conhecido e premiado nos grandes festivais de humor ao redor do mundo, apresenta uma coletânea de fotos transformadas em engraçados cartuns. 
De 13 de agosto a 13 de setembro. 
Local: Estação Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba. Visitas: diariamente das 8h às 20h.

MAGOLA, 20 ANOS SEM MEIAS PALAVRAS 
Tiras e charges da personagem Magola, criada pela cartunista colombiana Nani Mosquera, que completa, em 2015, 20 anos de publicação. Os desenhos de Nani são vistos diariamente em revistas e jornais de países como Colômbia, Espanha, México e Cuba. A discussão principal abrange a igualdade de gêneros, defesa dos direitos das mulheres e crianças e mesmo dos trabalhadores imigrantes. 
Abertura: 21 de agosto, a partir das 19h30. 
Exposição: de 22 de agosto a 27 de setembro. 
Local: Casa do Povoador (Av. Beira Rio, 800 – Rua do Porto, Piracicaba SP). 
Visitas: segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

RINDO DAS LONTRAS EM PIRACICABA
Cerca de 50 artistas gráficos apresentam ilustrações e cartuns sobre esta espécie ameaçada de extinção e se juntam à campanha de conservação da RPPN RIO DAS LONTRAS, uma unidade de Reserva Particular do Patrimônio Natural criada em 2005 em área próxima a cidade de Florianópolis, SC. 
Local: CEDHU Piracicaba – Parque Engenho Central. De 22 de agosto a 04 de outubro. Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

13º SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA - SELECIONADOS

Concurso de desenhos gráficos direcionado a estudantes da rede de ensino com idades entre 07 a 14 anos.
Local: Armazém 05 do Parque Engenho Central (próximo à Passarela Pênsil). Parceria cultural: Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba, Secretaria de Estado da Educação/Governo do Estado e Secretaria Municipal de Educação. Patrocínio cultural: CCR AutoBAN.
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

20/09 - Cerimônia de Premiação do 13º Salãozinho de Humor


LUIZ GÊ QUADRO A QUADRO 
A trajetória do cartunista Luiz Gê desde a histórica revista Balão até trabalhos experimentais em 3D, passando pelo período da Imprensa Alternativa, pelas charges políticas da Folha de S. Paulo durante a ditadura, pela revista Circo e as impactantes HQs Tubarões Voadores e Avenida Paulista. Essa é a primeira retrospectiva de peso desse artista, que foi o primeiro a registrar sistematicamente e transformar a paisagem urbana de São Paulo em foco central de suas histórias. Com um novo e dinâmico conceito, essa é uma exposição radicalmente diferente, que demonstra o poder do desenho e do humor para ultrapassar fronteiras artísticas e de linguagens e que se transforma, ela mesma, em uma obra viva, independente e expressiva por direito próprio. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

CENAS DE UM TEATRO DO ABSURDO 
Desenhos de Vladimir Kazanevsky, cartunista ucraniano nascido em 1950 na cidade de Lebedin e formado em ciências astronômicas pela Universidade Estadual de Kharkov e jornalismo investigativo pelo Instituto de Jornalismo de Kiev/Departamento de Artes Gráficas. Artista autodidata, recebeu mais de 400 premiações em importantes festivais de humor gráfico em cerca de 50 países como Brasil, Japão, Espanha, Itália, Bélgica, Coréia do Sul, Suécia, França, EUA, Irã, Turquia, Ucrânia, Portugal e outros. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

FORTUNA, chargista brasileiro 
Seleção de charges de Reginaldo José de Azevedo Fortuna (1931/1994) publicados no jornal Folha de S. Paulo. Reconhecido como um dos maiores cartunistas brasileiros de todos os tempos, participou da fundação do semanário carioca ‘O Pasquim’ ao lado de nomes como Jaguar, Millôr e Ziraldo. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

MORRER DE AMOR E CONTINUAR VIVENDO 
Tiras da designer Lorena Kaz formada pela PUC Rio. Recém chegada a São Paulo, trabalha como ilustradora freelancer para o mercado editorial. Lokáz (como costuma assinar) começou a fazer quadrinhos há cerca de 10 anos, com tiras autobiográficas, e hoje pensa a imagem da mulher, em histórias diretas ou metafóricas, dando atenção especial aos temas que abordam questões de realização pessoal, pressões sociais e dependência emocional. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

MICROCONTOS DE HUMOR - PREMIADOS

Apresentação dos textos vencedores e parte dos selecionados na 5ª edição do concurso literário. Realizado desde 2011, tem como proposta criar pequenos contos humorísticos de no máximo 140 caracteres. Neste ano foram 274 inscrições oriundas de 22 estados brasileiros e 2 países estrangeiros: Portugal e Japão. Microcontos de Humor é organizado pela Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba. 
Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

PortoCartoon apresenta WOLINSKI, O INCONFORMISTA 
Assassinado no ‘massacre do Charlie Hebdo’ (Paris, 7 de janeiro 2015), Wolinski deixou uma obra imensa. Nesta exposição, estão presentes alguns dos seus melhores trabalhos. São cerca de 50 desenhos que figuraram na sua 1ª exposição realizada na Península Ibérica e que ele inaugurou em 2012, na Galeria Daumier do Museu Nacional da Imprensa (Porto, Portugal). Como evidencia a sua obra, Georges Wolinski (1934-2015) foi um inconformista. Por meio do humor – em livros, jornais, publicidade, vídeo – ele mostra que era um arauto da liberdade plena. Há desenhos sobre tabus e preconceitos, de intervenção social e política, de nonsensepuro, quase sempre com a sensualidade a pairar dentro deles. Com curadoria de Luís Humberto Marcos, a mostra apresenta várias capas do Charlie Hebdo, desenhos sobre a política mundial (com a líder alemã em destaque), sobre o euro, e naturalmente sobre sexo, tema que Wolinski sempre abordou sem tabu. 
Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

UM DESENHO PARA CHARLIE 
Conhecidos cartunistas brasileiros e estrangeiros foram convidados a enviar a Piracicaba desenhos que refletissem os acontecimentos e desdobramentos do atentado ao jornal francês em janeiro deste ano. O resultado é um painel diversificado de opiniões, homenagens e de repúdio a violência. 
Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

AMORIM, 30 ANOS NESSA BRINCADEIRA 
Retrospectiva da carreira do cartunista Carlos Alberto da Costa Amorim.Nascido no Rio de Janeiro em 1964, Amorim começou a publicar seus trabalhos no semanário humorístico Pasquim, em 1984. De 1990 a 1997 trabalhou como chargista diário do Jornal dos Sports (Rio de Janeiro). Atualmente produz e distribui charges editoriais, caricaturas, ilustrações e quadrinhos para dezenas de jornais do país, entre eles, o Correio do Povo (Porto Alegre, RS), Diário do Vale (Volta Redonda, RJ) e Tribuna do Norte (Apucarana, PR), além de revistas, websites e agências de propaganda. Produziu textos humorísticos em 1994 e em 2004 foi selecionado para fazer parte dos plim-plins da TV Globo. É autor do livro de cartuns ‘Canastra Suja’ e entre suas atividades destaca-se, ainda, a de webdesign.
Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

RISADARIA NO SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA 
Seleção de desenhos premiados do acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba comentados por comunicadores e humoristas brasileiros como: Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Marcelo Marrom, José Simão, Marcelo Tas, Wellington Nogueira. Parceria entre o Festival Risadaria e Salão de Piracicaba e curadoria de Paulo Bonfá. 
Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.

PAMONHAS DE PIRACICABA 
Exposição de desenhos com artistas gráficos piracicabanos. 
Local: SHOPPING PIRACICABA. 
De 22 de agosto a 04 de outubro. 
Visitas: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.

43 ANOS DE HUMOR GRÁFICO, do Mackenzie a Piracicaba 
Mostra de cartuns e charges premiadas do Acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. De 25 de agosto a 29 de setembro. 
Local: Centro Histórico do MACKENZIE (Rua Maria Antonia 307 – Bairro Higienópolis, São Paulo SP). 
Visitas: segunda a sexta das 9h às 21h. Sábados: das 10h às 16h.

ACERVO DO SALÃO DE HUMOR 
Desenhos premiados do acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Cartunistas brasileiros e estrangeiros. 
De 28 de agosto a 02 de outubro. 
Local: Espaço Cultural do Forúm Dr. Francisco Morato (Rua Bernardino de Campos, 55 – Bairro dos Alemães, Piracicaba/SP). 
Visitas: segunda a sexta das 12h30 às 19h.

ADOLFO AIZEN E A CHEGADA DOS QUADRINHOS NO BRASIL (1933 a 1964) 
Pesquisa e organização: Gonçalo Silva Junior (Gonçalo Junior). 
Gonçalo Junior é jornalista com passagem pelos jornais Gazeta Mercantil e Diário de S. Paulo como repórter especial e editor de cultura, respectivamente. Colaborou nas seguintes publicações: Folha de S. Paulo, Carta Capital, Playboy, Bravo!, Lola, Prip, MAG, Imprensa etc. É autor de 30 livros, publicados por editoras como Companhia das Letras, Civilização Brasileira, Ediouro, Manole e Conrad.
De 27 de agosto a 04 de outubro. 
Local: Museu Histórico e Pedagógico “Prudente de Moraes” (Rua Santo Antônio, 641 – Centro, Piracicaba SP). 
Visitas: terça a sexta das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. 

LUGARES IN-COMUNS 
Desenhos de humor retirados do livro homônimo produzido pelo cartunista Jaguar (traços) e pelo jornalista Ivan Lessa (textos). A publicação saiu pela Editora CODECRI em 1979. O conjunto foi apresentado na 39ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba/2012 e permite conhecer um pouco da obra de um dos mais conhecidos cartunistas brasileiros, fundador do semanário carioca ‘O Pasquim’ – ao lado de Ziraldo, Millôr, Fortuna e outros no final da década de 60, e responsável por novas abordagens na maneira de fazer jornal. 
Data: 01 a 25 de setembro de 2015. 
Local: Hall de Exposições da Câmara de Vereadores de Piracicaba (Rua do Rosário, 833, Centro).Visitas: de Segunda a Sábado, das 8h às 17h.

PUBLICAÇÕES | Lançamentos
CARLOTINHA e a galerinha da Vila do Sorriso 
Livro de tiras do cartunista Fausto Bergocce, Editora Laços. Fausto nasceu na cidade paulista de Reginópolis em 1952. É cartunista profissional desde 1974, com trabalhos publicados em jornais diários, livros, revistas, imprensa sindical, charges animadas para programas de TV e também exposições com sua arte. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
Dia 22 de agosto, a partir das 19h30.

‘A FALHA’ (Desculpem a nossa Folha) 
Jornal de humor gráfico com circulação e periodicidade esporádicas e corpo editorial escultural. Humor com cartuns, aforismos, artigos e charges. Organização do cartunista paulista Wilson Figueiredo. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
Dia 22 de agosto, a partir das 19h30.

DITO, O BENDITO: A TIRA E O LIVRO 
Segundo livro do personagem criado pelo cartunista Erico San Juan, Editora Marca de Fantasia. O primeiro livro, esgotado, saiu em 1995. A nova edição é de 2013 e reúne 100 tiras de diferentes fases, publicadas em jornais de Piracicaba e do interior paulista. A seleção do material para o livro coube a Fábio San Juan. O prefácio é do quadrinista, pesquisador e professor universitário Edgard Guimarães. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
Dia 22 de agosto, a partir das 19h30.

MARIA MARIA, um pouco dela em cada mulher 
De Vânia Maria Menezes de Figueiredo, Editora Companhia Editora Nacional. Nascida no Rio Grande do Sul, passou pela Amazônia e Brasília e atualmente vive em Campinas/SP. Formada em Técnicas de Artes Aplicadas, além de escritora, é cartunista e artista plástica com exposições no Rio de Janeiro/RJ, Niterói/RJ, Búzios/RJ, Porto Alegre/RS e Bauru/SP.
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
Dia 22 de agosto, a partir das 19h30.

GOIABADA & QUEIJO BRANCO – De Bruno Hamzagic. 
Trata-se de um retrato satírico de um casal moderno com o qual muita gente pode se identificar, construído sob uma ótica masculina do casamento. O objetivo é divertir todo o público. O autor tem mais de dez anos de experiência com direção de arte, design, animação e ilustração 2d e 3d para o mercado publicitário, trabalhou com grandes agências e estúdios. Obteve o reconhecimento com alguns prêmios e publicações, entre eles Salão Internacional de Humor de Piracicaba, CG Choice Award, 3DTotal Excelence Award, Animamundi Web, The Eleven Second Club, 2d Artist magazine, entre outros. Em 2008 constituiu o estúdio “Pingo“, em parceria com seu irmão gêmeo e sócio, desenvolvendo jogos, animações e ilustrações. Goiabada & Queijo é um projeto contemplado pelo ProAc Quadrinhos 2013. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
Dia 22 de agosto, a partir das 19h30.

BICHOS, HOMENS E DEUSES 
Coletânea com mais de 350 tiras, publicadas no Diário do Grande ABC, do cartunista e ilustrador Seri. O terceiro livro do autor é todo colorido e conta com três prefácios batizados irreverentemente pelo autor de “UMFÁCIO”, “DOISFÁCIO” e “TRESFÁCIO” a cargo dos companheiros de profissão: Fernando Gonsales, Gilmar Machado e Fernandes. E diversão é a palavra preferida do autor para definir seu trabalho. Ele diz que quando faz uma tira, pensa em liberdade e brincadeira. “O resultado é irreverência”, conta Seri que, aos 35 anos de carreira, acredita que em uma piadinha cabem críticas, humor negro, besteirol, charges recicladas e personagens de carne e osso. Ele ainda confessa que só faz isso de brincadeira…. 
Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. 
Dia 22 de agosto, a partir das 19h30.

O PRIMEIRO SALÃO DE HUMOR DO BRASIL (Mackenzie, 1973 – onde tudo começou) 
 
De Adolpho Queiroz, Alexandre Huady, Benedito Aguiar Neto, Fernando Coelho e Marcel Mendes. 
Local: Auditório do Centro Histórico do MACKENZIE (Rua Maria Antonia 307 – Bairro Higienópolis São Paulo SP). 
Dia 14 de outubro, quarta-feira, 19h.

OFICINAS E WORKSHOPS
A RELIGIÃO E O CARTUM 
O quadrinista Rafael Campos realiza bate-papo sobre as possíveis conjugações na relação do cartum com a religião. Após o debate, lança o livro “Deus essa gostosa”. A atividade integra a programação do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. 
Local: SESC Piracicaba, comedoria. 
Dia: 21 de agosto. Horário: 20h.

PINTURA EXPRESSIVA 
Oficina de criação de artes baseadas na linguagem do humor gráfico (expressões faciais, onomatopéias, balões, recursos de desenho e pintura). Orientação do cartunista piracicabano Willian Hussar. 
Atividade do 13º Salãozinho de Humor de Piracicaba patrocinada pela CCR-Autoban. 
De 29 de agosto a 04 de outubro, aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Para crianças até 12 anos. 
Local: Museu do Açúcar – Armazém 05 do Parque Engenho Central (inscrições no local).

DESENHO DE HUMOR NAS MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS
 Workshop com o cartunista Junião. Aula introdutória sobre as categorias de desenhos de humor (charge, cartum, caricatura, tira e ilustração), suas variações, formatos e como eles têm se adaptado aos novos meios digitais. Público: Interessados na área de desenho de humor em geral. 
Local: CEDHU Piracicaba. 
Data: 29 de agosto, das 14h às 17h. 
Inscrições: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br (até 21 de agosto). 
Seleção: primeiros inscritos (25 vagas).

O HUMOR E SUAS LINGUAGENS 

Oficina com orientação de Marina Sartori de Toledo. A proposta é explorar as possibilidades da linguagem das charges, cartuns, tiras e caricaturas como recursos de desenvolvimento das habilidades do pensamento criativo na sala de aula. Marina Sartori de Toledo é licenciada em Artes e Mestre em Artes/Teatro. Na área da Educação foi professora de Artes e de Teatro em diversos colégios de São Paulo até 2010. Desde 2004 atua na área de Educação em museus, coordenando educativos de exposições temporárias como MAMnaOCA, A arte dos mapas, entre outros. Atualmente coordena o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa. 
Local: Anfiteatro do Armazém 14/Parque Engenho Central. 
Data: 02 de setembro (quarta-feira), das 13h às 17h. 
Público: professores e orientadores das redes de ensino; profissionais da área educativa de instituições culturais e demais interessados.
Inscrições: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br (até 31 de agosto). 
Parceria: Diretoria de Ensino, região de Piracicaba.

A ARTE SATÍRICA

Workshop de caricatura com Toni D’Agostino. Neste workshop, o artista e sociólogo apresentará as técnicas e etapas do universo da caricatura e oferecerá um canal alternativo para expressão do senso crítico e criativo de cada participante. Público: interessados a partir de 15 anos. 
Data: 12 de setembro, sábado das 14h às 17h. 
Local: CEDHU Piracicaba. 
Inscrições: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br (até 10 de setembro). 
Seleção: primeiros inscritos (15 vagas). 
A atividade será viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, através da POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, Língua e a Literatura e da Oficina Cultural Carlos Gomes em parceria com a Secretaria da Ação Cultural/Prefeitura de Piracicaba.

A GUERRA DOS GIBIS 

Palestra com Gonçalo Junior, autor do livro ‘A Guerra dos Gibis’ (Companhia das Letras, 2004). Gonçalo pretende expor a professores, artistas, pesquisadores, jornalistas e fãs como as histórias em quadrinhos foram perseguidas e censuradas no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960, acusadas de induzir crianças e adolescentes à prostituição, homossexualidade e à criminalidade. Público: professores, pedagogos, desenhistas, roteiristas, pesquisadores, fãs e leitores de histórias em quadrinhos e demais interessados, a partir de 16 anos. 
Data: 19 de setembro (sábado) das 14h às 16h. 
Local: CEDHU Piracicaba. 
Inscrições: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br (até 17 de setembro). 
Seleção: primeiros inscritos (30 vagas). 
A atividade será viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, através da POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, Língua e a Literatura e da Oficina Cultural Carlos Gomes em parceria com a Secretaria da Ação Cultural/Prefeitura de Piracicaba.

O QUE É O DESENHO DE HUMOR E O PROCESSO DE PRODUÇÃO BÁSICO

Oficina com o cartunista Daniel Ponciano. Categorias do desenho de humor, por onde começar um desenho de humor e aula demonstrativa de como finalizar um desenho utilizando o software Corel Draw. Público: interessados a partir de 15 anos. (não é necessário saber desenhar). 
Local: CEDHU Piracicaba. 
Data: 26 de setembro. Horário: das 14h às 17h. 
Inscrições: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br (até 21 de agosto). 
Seleção: primeiros inscritos (20 vagas).

ESPECIAL
O PAPEL DA MULHER NO HUMOR GRÁFICO 
Debate com a participação de: Rosana Scwartz (Universidade Mackenzie); Nani Mosquera (cartunista colombiana); Cristina Sampaio (cartunista portuguesa) e Adolpho Queiroz(presidente do Conselho Consultivo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba). Temas: Gênero feminino e o desafio das artes plásticas; Mulheres cartunistas na América Latina e Europa; Tributo a Hilde Weber, pioneira no humor gráfico no Brasil em tempos de ditadura. 
Data: 19 de agosto (quarta-feira), das 10h às 12h. 
Local: Anfiteatro do Centro Histórico do MACKENZIE (Rua Maria Antonia 307 – Bairro Higienópolis São Paulo SP).

FESTIVAL PAULISTA DE CIRCO - PROGRAMAÇÃO
De 27 a 30 de agosto. 
Consolidado como um dos principais eventos do gênero no País, o Festival Paulista de Circo reúne anualmente artistas, trupes e companhias de diversas modalidades. Tendo como objetivo valorizar e promover a linguagem circense em todas as suas manifestações, o festival estimula a criação, o aperfeiçoamento e a circulação da produção. Durante o evento, grandes espetáculos promovem o encontro dos artistas com o público e propiciam a troca de experiências entre diferentes vertentes do circo tradicional e contemporâneo. 

IV Caminhada com Humor 
Evento aberto à confraternização e conscientização da importância da prática do exercício físico e do bom humor. 
Concentração na área livre próxima ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com passeio nos arredores do Engenho Central pela margem esquerda do Rio Piracicaba. 
Dia: 30 de agosto (domingo), a partir das 07h30.

TEATRO | Projeto ‘Diversão em cena’
Parceria cultural: ARCELOR MITTAL
BRUXAS DA ESCÓCIA 
Dia: 23 de agosto, com o grupo Vagalum Tum Tum. 
Local: Teatro Erotides de Campos – Parque Engenho Central. Horário: 16h.

MÁRIO E AS MARIAS 
Dia: 30 de agosto, com a Cia. Lúdicos. 
Local: Teatro Erotides de Campos, área externa – Parque Engenho Central. Horário: 16h.

PARALADIBOM 
Dia: 06 de setembro, com a Cia. Paraladosanjos. 
Local: Teatro Erotides de Campos, área externa – Parque Engenho Central. Horário: 16h.

ATHLETIS 
Dia: 13 de setembro, com a Cia. La Mínima. 
Local: Teatro Erotides de Campos – Parque Engenho Central.Horário: 16h.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS 
Dia: 20 de setembro, com a Cia. Turma do Papum de Florianópolis. 
Local: Teatro Erotides de Campos – Parque Engenho Central. Horário: 16h.

CHAPEUZINHO VERMELHO E O LOBO MARROM 
Dia: 27 de setembro, com a Cia. Articularte. 
Local: Teatro Erotides de Campos – Parque Engenho Central. Horário: 16h.
IMPREVISÍVEL CIRCO DA LUA 
Dia: 04 de outubro, com a Cia. Paraladosanjos. 
Local: Teatro Erotides de Campos – Parque Engenho Central. Horário: 16h.


PREFEITURA DE PIRACICABA | Secretaria da Ação Cultural | CEDHU Piracicaba
salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br 
(19) 34 032620 | (19) 3403-2615


Nenhum comentário:

Postar um comentário