segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PIRACICABANO MENDES THAME EM ENTREVISTA PARA O FANTÁSTICO

Deputado Mendes Thame sendo entrevistado pela repórter Sonia Bridi do Fantástico
Thame apoia projeto popular no combate à corrupção
O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, presidente do capítulo brasileiro da Gopac (Organização Global de Parlamentares Contra a Corrupção) e presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, declara ser favorável ao projeto de lei de iniciativa popular para combater a corrupção lançado pelos procuradores da Operação Lava Jato nas redes sociais.

“Eu sou favorável a essa iniciativa e acho que há alguns aspectos extremamente positivos que melhoram muito a nossa legislação”, afirmou Mendes Thame, em entrevista concedida ao Fantástico neste domingo (16/08/2015)

As medidas propostas pelo Ministério Público Federal para o combate à corrupção e impunidade incluem prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação; criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; ajustes nas nulidades penais; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2; prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado; recuperação do lucro derivado do crime.

Segundo o parlamentar, grande parte destes itens consta dos 528 projetos de lei de combate à corrupção que estão praticamente engavetados no Congresso Nacional.

“Mais de 500 projetos de lei estão no Senado e na Câmara tramitando muito lentamente, quando poderiam já ter sido aprovados e certamente iriam aumentar o nosso arcabouço jurídico para impedir a corrupção, para proteger o erário”, declara Mendes Thame, destacando que o exemplo ideal a ser seguido é o trabalho preventivo, feito pela maioria das nações com democracias consolidadas.

Para o parlamentar, esses projetos não andam porque o Governo Federal não tem interesse em aprová-los. “É um governo que institucionalizou, ampliou e se nutre da corrupção. Esses projetos estão parados porque a base do Governo não os faz andar”, declara, acrescentando: “Nós forçamos e conseguimos aprovar, paradoxalmente, nesse período, a Lei Anticorrupção, mas a regulamentação que veio do governo é absurda e fragiliza a própria lei.”

PROGRAMA FANTÁSTICO
Procuradores lançam projeto de lei com 10 medidas contra corrupção

ROMBO 
Estimativa recente feita pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostra que o rombo provocado pela corrupção no Brasil corresponde entre 1,38% a 2,38% do PIB (Produto Interno Bruto), ficando entre R$ 50 bilhões a R$ 85 bilhões por ano. “Para termos uma ideia do que significa essa vultosa quantia, o menor valor citado daria para arcar com o custo anual de 24,5 milhões de alunos no ensino fundamental ou comprar 160 milhões de cestas básicas ou construir 918 mil casas populares”, declara Mendes Thame.

MANIFESTAÇÃO POPULAR EM PIRACICABA
Na manhã de domingo (16/08/2015), o deputado participou da manifestação na Praça José Bonifácio, em Piracicaba. 

Thame publicou em sua página no facebook, "Faço questão de estar ao lado da população da minha cidade, Piracicaba, nas manifestações deste domingo contra a corrupção, contra os desmandos e contra um mau governo. Este ato é a expressão de uma angústia, revolta e insatisfação dos brasileiros que estão perdendo as esperanças de poder transferir seus sonhos para seus filhos. As pessoas conseguem enxergar que é preciso ter bons governos, e que o Brasil tem tudo para ser o celeiro da humanidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário