quarta-feira, 20 de maio de 2015

INAUGURAÇÃO GALPÃO 5B DO MUSEU DA CANA-DE-AÇÚCAR

GALPÃO 5B DO MUSEU DA CANA-DE-AÇÚCAR 
O Ministério da Cultura, a Prefeitura Municipal de Piracicaba e o Instituto Brasil Leitor inauguram o Galpão 5B com a exposição Saccharum – Canas do Brasil, que abre ao público a partir do dia 21 de maio, às 10h. 

A mostra inicial evidenciará a trajetória da cana-de-açúcar no Brasil, desde as primeiras espécies até as plantadas atualmente. O Galpão 5B pertence ao Engenho Central de Piracicaba, construção histórica de 1881, que terá cinco de seus edifícios inteiramente restaurados, um projeto da Prefeitura Municipal Piracicaba por meio da Secretaria da Ação Cultural da cidade (Semac), e com apoio do Ministério da Cultura. “A parceria deixará um legado não só aos moradores de Piracicaba, como ao país inteiro, afinal, será um espaço de resgate histórico e cultural de um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil”, afirma o prefeito Gabriel Ferrato dos Santos.

Proponente e responsável pela execução do projeto de restauração, o presidente do Instituto Brasil Leitor, William Nacked, celebra a conclusão desta etapa. “Estamos muito contentes em contribuir, oferecendo aos piracicabanos esse espaço cultural que irá abrigar várias exposições temporárias. Tivemos a preocupação de manter as características originais do Galpão 5B e, para a abertura, foi feito um resgate de dados históricos e culturais da cana-de-açúcar”.

No dia 21 de maio, a partir das 10h, o público poderá conferir a mostra que está dividida em três eixos temáticos: o primeiro faz um breve relato sobre a produção da cana-de-açúcar por meio de registros iconográficos históricos, textos explicativos dos primeiros tipos de cana plantados no Brasil. Na segunda parte, serão apresentadas cinco variações de canas utilizadas atualmente e um vídeo do ex-presidente da UNICA e conselheiro do IBL, Eduardo Pereira de Carvalho, no qual ele fala sobre o uso sustentável da cana-de-açúcar, destacando sua utilização para além do açúcar e do etanol como o uso do bagaço para geração de energia. No último eixo, o público conhecerá os próximos passos do Museu a partir de maquetes do projeto completo.

A primeira visita guiada à exposição será especial pois, a partir das 10h do dia 21 de maio, o museu receberá os jovens do projeto Pequeno Cidadão.

Ao longo do restauro do Galpão 5B, eles foram alunos do projeto Pequeno Restaurador, em que participaram de aulas práticas e teóricas de restauro, preservação e memória com a arquiteta Isabela Galvez, diretora técnica do Instituto.

Exposição Temporária “Saccharum – Canas do Brasil”
Período: de 21/05 a 25/06
Funcionamento: de quinta a sábado, das 10h às 17h. 
Endereço: Av. Dr. Maurice Allain, 454, Galpão 5B – Parque do Engenho Central de Piracicaba/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário