sábado, 10 de agosto de 2013

CENTENÁRIO DO XV DE NOVEMBRO DE PIRACICABA

A cidade de Piracicaba era conhecida nos anos 1910 como pérola paulista, devido ao nível intelectual avançado de sua população. Nesta época, duas tradicionais famílias piracicabanas, Pousa e Guerrini, comandavam o futebol amador no município. 
A família Pousa gerenciava o Esporte Clube Vergueirense, enquanto os Guerrini tomavam conta do 12 de Outubro.
Em outubro de 1913, as duas famílias se reuniram e resolveram montar uma única equipe que representasse a cidade. Convidaram então Carlos Wingeter, cirurgião dentista e capitão da Guarda Nacional, para ser o presidente do clube que estava se formando com a fusão das duas famílias.
Wingeter aceitou o convite prontamente, mas com apenas uma exigência: o nome do novo time teria que ser XV de Novembro, em homenagem à data marcada pela proclamação da República. Este foi o pontapé inicial para o surgimento do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, equipe rapidamente acolhida pela população piracicabana.
Portanto, o Esporte Clube XV de Novembro, mais conhecido como XV de Piracicaba, foi fundado no dia 15 de novembro de 1913. Participou durante muitos anos da primeira divisão do futebol Paulista, tendo como título mais expressivo o vice-campeonato Paulista de 1976.
No ano de 1964, o XV sob o comando de Ripoli, fez uma excursão pela Europa e também pela Ásia.O time jogou na Suécia, Polônia, Alemanha (Ocidental e Oriental, divisão política da época), na Dinamarca e nas repúblicas soviéticas da Rússia, Ucrânia, Moldávia, Cazaquistão, Uzbequistão.
Em 2011, o XV fez uma excelente campanha e terminou a primeira fase como segundo colocado de seu grupo na Série A2. Na fase seguinte, foi o primeiro colocado de seu grupo e se qualificou para disputar a final do campeonato. Conquistou seu segundo acesso seguido e voltou a elite paulista depois de 16 anos fora dela.
A torcida fiel do XV é destaque, comparecendo em todos os jogos em grande número.




SELO DO CENTENÁRIO
A Empresa de Correios e Telégrafos lançou em homenagem aos 100 anos do XV de Piracicaba, o selo comemorativo do clube. A arte escolhida foi o brasão produzido pela Universidade Metodista de Piracicaba. 


Mascote do Time - Nhô Quim

Estádio Barão de Serra Negra
Rua Silva Jardim nº 849 - Bairro Alto







Para comemorar o centenário, patrocinador do XV, homenageia o clube com obras do artista plástico Rogério Pedro, no muro do Estádio Barão de Serra Negra.


Sapucaia - Arvore na esquina da Rua Moraes Barros com Avenida Independência, ao lado do muro do estádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário