Páginas

Páginas

domingo, 20 de agosto de 2017

DIA DO FOLCLORE | 22 DE AGOSTO | 2017


FOLCLORE, surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo" e "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''.

O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), atualmente Folclore.
Desde 1965 é comemorado o "Dia do Folclore", no dia 22 de Agosto, a data foi oficializada pelo Congresso Brasileiro. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças, constituído de elementos culturais e artísticos. Manifestações populares transmitidas de pais para filhos e que significa conhecimento de um povo. 


Fazem parte do FOLCLORE BRASILEIRO:
  • LENDAS
  • MÚSICAS
  • JOGOS
  • FABULAS
  • COMIDAS
  • ARTESANATOS
  • BRINCADEIRAS

Brincadeiras de Criança



A Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, diz "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular ou pela imitação".

É preciso que seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

FOLCLORE DE PIRACICABA
Em Piracicaba tem diversas lendas e mitos como: A Cobrona, O Coqueiral Assombrado, O sono do salto, Nhala seca, entre outros.

LENDAS PIRACICABANAS
A COBRONA 

Dizem existir enterrada em Piracicaba, uma imensa cobra que pelas suas proporções, é a maior do mundo. Sua cabeça está no subsolo do Largo da Catedral e sey rabo vai até a Rua do Porto. No final do mundo, ela vai sair debaixo da terra para engolir as pessoas.

O SONO DO SALTO 

Salto que todos os dias, no meio da noite, dorme um pouquinho. Dizem que, todos os dias, à meia-noite, numa fração de minuto o Salto cessa de fazer barulho e “dorme”. Esta crendice foi-me contada, há muitos anos, por uma senhora de cor, minha conhecida. Reproduzo o caso, usando mais ou menos suas próprias palavras: Uma ocasião eu estava num baile lá na rua do Porto. Quando foi perto de meia-noite, eu tinha dançado bastante e sai pra fora e sentei no barranco do rio, descansar um pouco. O Salto, lá de longe, fazia o barulhão de sempre. Me lembro que era justo meia-noite, me deu uma soneira e eu cabeceava de sono. De repente levei um susto. O Salto, como por feitiçaria, deixou de fazer barulho, ficando tudo quieto que nem cemitério. Mas lembro que foi um “tantico” só de tempo. Quando corri chamar gente, já ele fazia bulha de novo. Daí todos falaram: era o Salto que todos os dias, no meio da noite, dorme um pouquinho”.
Fonte: Livro: Lendas e Crendices de Piracicaba e outros estudos
Autoria: Waldemar Iglésias Fernandes

LENDA DA NOIVA DO RIO 
Até hoje, o rio precisa de vítimas que determinam o estio ou as enchentes.
Conta-se que o rio Piracicaba era belo e calmo, sem corredeiras, como se fosse um remanso. Às suas margens, moravam pescadores brancos e índios. Viviam em paz. Mas, vinda não se sabe de onde, apareceu uma jovem de cabelos longos e tão negros que parecia ter-se, numa noite escura, diluído em fiapos mil para adornar-lhe a cabeça. Lábios carnudos, vermelhos como a romã, pernas longas e bem torneadas, olhos verdes como o verde das folhagens. Seu nome, ninguém nunca o soubera, também, nunca souberam onde morava e do que vivia.
Dizia-se que ela, como uma Deusa, surgira das águas. Quando não aparecia, pescadores tomavam de suas canoas e iam em busca dela, do som que vinha de dentro do rio. Forasteiros começaram, também, a aparecer na povoação querendo ver a jovem misteriosa. Os homens se apaixonavam por ela, as mulheres odiavam-na. Certa manhã, a povoação de Piracicaba acordou em sobressalto. O filho de um dos pescadores, o mais bonito de "pele trigueira, cabelos de ouro" havia desaparecido. Procuraram-no nas matas, ao longo do rio, gritaram seu nome. Não o encontraram. Mas perceberam que algo estranho acontecera: havia mais luminosidade no ar, mais perfume, um "ar doce e almiscarado".
Então, numa certa manhã, aconteceu o horror. O rio corcoveou, o céu se fechou, os pássaros, pacas, veados fugiram, estrondos cortaram os ares. E, de repente, tudo silenciou. O rio ganhara uma cachoeira enorme, espumas e roncos que, de quando em quando, se transformavam em gemidos. Daí, soube-se o que acontecera: o rio, enciumado com o amor da moça pelo belo rapaz, desafiou-o para uma luta sem fim. E rio e homem lutaram pela mulher que ficara prisioneira no fundo das águas. O rio venceu. E foi por isso que ganhou a cor que tem, que não é de barro, mas do "trigueiro do corpo do rapaz". O gemido do rio são soluços da jovem à espera do seu amor.
Até hoje, quando alguém morre nas águas do rio, sabe-se que morreu em busca da noiva enclausurada. O rio reage sempre. E manda avisos: se alguém morre, a enchente vem. E somente se vai quando outro apaixonado morre em busca da noiva que está presa nas pedras do Salto. Pois foi desse amor que nasceu o Salto do rio Piracicaba.

TÚMULO DO PADRE GALVÃO 
Uma das mais caras e acalentadas lendas de Piracicaba é a que refere-se ao túmulo do Padre Galvão, no Cemitério da Saudade. Padre da Cidade até o ano de 1898, o padre Galvão Paes de Barros foi, a seu tempo, uma das personalidades mais influentes e queridas de Piracicaba, temido por políticos e amado pelo povo. Quando faleceu, seu corpo foi levado por grande multidão ao Cemitério da Saudade. E seu túmulo foi construído conforme o traçado do local, naquela época.
Aconteceu, no entanto, que o Cemitério foi reformado e muitos túmulos foram retirados de seus lugares, remexidos. O do Padre Galvão, porém, foi deixado no lugar onde se encontrava, em respeito à sua história. Intocado, fugiu aos novos enquadramentos de túmulos e de sepulturas. Mas a imaginação popular criou a lenda. Passou, o povo, a contar que o túmulo não saíra do lugar porque, no dia em que o padre ia ser enterrado, o caixão caiu exatamente no lugar onde ainda se encontra e não houve força humana capaz de erguê-lo para lhe dar sepultamenbto em outro terreno. A partir da invenção, o túmulo do Padre Galvão se tornou lugar de romaria e de orações, uma lenda piracicabana.


O pregão "PAMONHAS, PAMONHAS, PAMONHAS. PAMONHA FRESQUINHA. É O PURO CREME DO MILHO. OLHA AÍ FREGUESIA. SÃO AS DELICIOSAS PAMONHAS. PAMONHAS DE PIRACICABA", é conhecido em todo território nacional. O sucesso da autentica pamonha de Piracicaba, consiste na maneira como é preparada na cidade, segredo que quem sabe não revela.


Um dos mitos e lendas de Piracicaba esta no Livro "Lendas e Crendices de Piracicaba e outros estudos" Waldemar Iglésias Fernandes 
Acervo João Chiarini no Centro Cultural Martha Watts

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Comadre Florzinha
É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.

Bicho Papão
Monstro grande, peludo, feio e comilão que assusta as crianças teimosas e desobedientes durante a noite. De acordo com o folclore, ele fica nos telhados das casas, esperando o momento certo de atacar. Esta lenda foi muito usada pelos pais do passado, como "recurso educativo" para ensinar as crianças, através do medo, a importância de respeitar e obedecer aos pais.


RIO DAS ARTES 2017

6º RIO DAS ARTES ACONTECE NOS DIAS 26 E 27 DE AGOSTO, EM VÁRIOS LOCAIS CULTURAIS DE PIRACICABA.
CONFIRA!
Ônibus com saídas de hora em hora do Largo dos Pescadores para visitação aos locais expositivos.

SESC PIRACICABA
120 artistas, 33 espaços expositivos, 32 oficinas, 29 exposições e sete intervenções integram a sexta edição do Rio das Artes - 250 anos de luz e cor, projeto realizado pelo Sesc Piracicaba em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos - APAP, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e EPTV. 

Este ano, o evento acontecerá das 10h às 17h nos dias 26 e 27 de agosto e integra a programação em homenagem aos 250 anos da cidade. A participação em toda a programação é gratuita e aberta ao público.


O Rio das Artes é um circuito de ateliês abertos criado com a intenção de valorizar as artes visuais produzidas em Piracicaba. Durante os dois dias, o público poderá conhecer o que é produzido pelos artistas locais e a diversidade de linguagens artísticas presentes. Entre as exposições participantes estão o 44º Salão Internacional de Humor no Engenho Central, que abre ao público no dia 26/9; e a exposição “Arte à Primeira Vista”, no Sesc Piracicaba. Para as oficinas que acontecerão durante a programação, que são gratuitas e com inscrições nos locais com 15 minutos de antecedência, diversas técnicas e fazer mandalas, desenho surrealista, xilogravura, grafitti e fotografia, entre outras.

Mapa do Rio das Artes 

Para facilitar o entendimento do trajeto e dos locais participantes desta sexta edição, foi elaborado um mapa que pode ser retirado nos pontos culturais participantes, na unidade do Sesc e sairá também na edição de 26 de agosto no Jornal de Piracicaba. Além disso, o Turismo Social do Sesc Piracicaba oferecerá dois ônibus gratuitos que passarão pelos ateliês participantes com saídas de hora em hora, entre 10h e 17h, do Largo dos Pescadores. Para participar é preciso portar documento de identidade. Além desse trajeto com ônibus, o público pode também optar por visitar alguns ateliês e espaços à pé, que também estão em destaque no mapa.

Programação complementar

Para o encerramento das atividades do sábado, a Casa do Povoador recebe, às 19h30, o espetáculo As Aventuras do Fusca à Vela, com o Grupo Ueba Produtos Notáveis. A apresentação é gratuita, tem apoio da SemacTur e é uma releitura do clássico Moby Dick. 

E no domingo, às 17h30, o Largo dos Pescadores recebe Samba, choro e bossa nova, uma confraternização de encerramento dos artistas com o público participante do Rio das Artes com Barbosa Trio composto por piano, sax e voz toca as melhores músicas dos três gêneros musicais.


CENTRO CULTURAL MARTHA WATTS

ATELIÊ LUISA LIBARDI

VILA FEITO À MÃO


CASA DO SALGOT

ESPAÇO DITINHA  PENEZZE

SPMKT

ATELIÊ SÃO NIKOLAO DE MIRA





terça-feira, 15 de agosto de 2017

PROGRAMAÇÃO 44º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA 2017

44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

De 26 de agosto a 12 de outubro 2017
MOSTRA COMPETITIVA 2017
Cartuns, charges, caricaturas e Tiras/HQ selecionadas para o 44o Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2017. Artistas brasileiros e estrangeiros. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: quintas e sextas-feiras, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

MOSTRAS PARALELAS
15º SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA – Concurso de desenhos direcionado a estudantes da rede de ensino de Piracicaba e região com idades entre 07 a 14 anos. Local: Armazém 05 do Parque Engenho Central (próximo à Passarela Pênsil). Parceria cultural: Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba; Secretaria de Estado da Educação/Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação. Abertura: dia 26 de agosto, 17:00. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: quintas e sextas-feiras, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

E DEPOIS A MALUCA SOU EU! | MARIZA DIAS COSTA – Retrospectiva do trabalho de Mariza Dias Costa, uma das mais importantes e influentes ilustradoras da imprensa brasileira. No Pasquim, na Folha de São Paulo – onde ilustrou o Diário da Corte, de Paulo Francis – ou das colunas de Contardo Calligaris, na Ilustrada, Mariza sempre incendiou as páginas com seu traço violento, irônico e incomparável. A mostra é um recorte do livro de mesmo nome, organizado por Orlando Pedroso. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

CARICATURA MEXICANA | POR ARTURO KEMCHS – Mostra coletiva de diversos artistas mexicanos que contam um pouco da história do México por meio de seus desenhos. “O desenho de humor mexicano tem caminhado ao lado da história do México e seus vários movimentos revolucionários armados. Foi e é uma parte importante na mudança social, sem qualquer dúvida e, possivelmente, ao contrário de outros países, o jornalismo no México tem sido o porta-voz do povo. Por meio deles são transmitidas queixas, injustiças, reclamações e até mesmo propostas políticas em todos os eventos sociais, onde o desenho de humor sempre serviu como um grito social” (Arturo Kemchs) Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.

ARTE IRÓNICO PARA UN MUNDO EN CRISIS | POR FERNANDO ZULETA – Retrospectiva de desenhos do artista colombiano mundialmente conhecido como Zuleta, selecionados e premiados em diversas épocas e partes do mundo, além de produções recentes com a temática meio ambiente, tecnologia, política, religião, entre outros. Um conjunto de imagens sobre as crises globais, ao mesmo tempo uma tomada de consciência para que a sociedade possa reagir e procures as mudanças necessárias. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

PIRACICABA MON AMOUR | DANIELA RANGEL & GUALBERTO COSTA –
Na segunda edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1975, o francês Claude Moliterni, um dos famosos quadrinhistas do mundo, que estava em visita ao Brasil, veio a convite de Zélio Alves Pinto conhecer o Salão e ficou tão fascinado com tudo que viu, que ao retornar para a França escreveu um álbum chamado “Piracicaba, Mon Amour”. E é este fascínio que faz Piracicaba ser conhecida mundialmente pela comunidade de artistas gráficos e seus adoradores. Até hoje este álbum é reeditado com sucesso em várias línguas, inclusive em português para o público lusitano, mas nunca chegou ao nosso mercado. A exposição Piracicaba, Mon Amour, apresenta algumas páginas da referida obra de Claude Moliterni, raramente vista em nosso país, e mantendo o mesmo espírito de homenagens, foram convidados artistas de todos os estados do Brasil e os principais artistas gráficos piracicabanos para fazerem uma HQ de uma página sobre Piracicaba. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

TRAÇO PRETO | JUNIÃO – A mostra passeia pela trajetória de 23 anos de carreira do cartunista e ilustrador Junião, que começou em veículos tradicionais do jornalismo impresso e nos últimos anos adaptou e consolidou seu trabalho na velocidade dos meios virtuais e das redes sociais. A nova fase ampliou também a abordagem dos temas ligados aos direitos humanos. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

MONTANARO – CARA NOVA NA HQ | FOLHA DE SP – João Montanaro começou a desenhar desde que ganhou os primeiros lápis de cor, mas sua veia artística se manifestou de maneira ainda mais clara aos nove anos: influenciado pelo pai, fã das revistas Chiclete com Banana, Mad e Pasquim, entre outras. Desce cedo o menino já discutia o traço e os roteiros das tiras produzidas por gente do calibre de Laerte, Glauco, Angeli e Ziraldo. Um ano depois, já recebia sua primeira premiação no Salão de Humor de Piracicaba. Adotado pelo especialista em quadrinhos Paulo Ramos e por artistas como Ota, Adão e Orlando Pedroso, publicou vários trabalhos na Mad e no suplemento Folhinha. Hoje, aos 19 anos, é um dos cartunistas da Folha de S. Paulo. Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

PORTOCARTOON 2016 | CR7 – Seleção de caricaturas de Cristiano Ronaldo, jogador de futebol mundialmente premiado e personalidade escolhida para o Prêmio Especial Caricatura PORTOCARTOON 2016, um dos mais prestigiados concursos de humor gráfico europeu, realizado na cidade de Porto, Portugal. Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

PAINEL DE MICROCONTOS – Apresentação dos textos vencedores e parte dos selecionados na 7ª edição do concurso literário. Realizado desde 2011, tem como proposta criar pequenos contos humorísticos de no máximo 140 caracteres. Foram 509 textos enviados de 23 estados brasileiros e também do exterior (Estados Unidos, Japão, Holanda e Portugal). De Piracicaba, foram 60 microcontos participantes. Microcontos de Humor é organizado pela Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba. Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

A ARTE DE BAPTISTÃO – Eduardo Baptistão apresenta uma seleção de caricaturas retiradas do livro ‘The art of Baptistão – 30 years’, editado pela Reference Press em 2015. Bem conhecido do público devido aos seus trabalhos editoriais, em especial com a sua participação constante no jornal O Estado de São Paulo e revista Veja, Baptistão tem um trabalho fácil de ser reconhecido, em parte pelo marcante estilo pessoal. Local: Shopping Piracicaba. Visitas: 26 de agosto a 12 de setembro. Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.

NA LINHA DO HUMOR – Seleção de caricaturas participantes do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba/2016 com autores brasileiros e estrangeiros. Local: METRO da cidade de São Paulo (diversas Estações). Período: de Agosto a Novembro. Visitas: domingo a sexta, das 04h40 às 00h20 e aos sábados das 04h00 às 01h00.

O HUMOR GRÁFICO NOS JORNAIS DO MUNDO – Mostra com cartuns, charges, caricaturas e histórias em quadrinhos de 50 jornais do mundo. Organizadores: Adolpho Queiroz, Alexandre Huady, Marcelo Martins Bueno, Regina Giora, Ricardo Morelato e alunos do Curso de Letras/CCL Mackenzie. Local: Estação Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba. Visitas: De 26 de agosto a 12 de outubro outubro. Horários: diariamente das 8 às 20h.

CARICATURAS DE MULATIER 


O Caricaturista francês Jean Mulatier é reconhecido mundialmente como um dos “papas” da caricatura. Seu traço feito a mão, com lápis de cor, mesmo depois de haver facilidades para trabalhar com o computador é uma lição de desenho misturando realismo e distorção ao mesmo tempo. Premiado juntamente com seus companheiros de época, Morchoise e Ricord ao lançarem nos anos 70 o livro “Animais que nos Governam” com a transformação de políticos mundiais de animais para suas imagens em caricaturas, Mulatier mostra que definitivamente sua arte entrou para a história do humor gráfico do planeta. Local: Casa do Povoador. Abertura: dia 25 de agosto, 19h30. Visitas: de 26 de agosto a 15 de outubro. Horários: de segunda a sexta, das 8 às 17h. Sábados, das 09 às 13h.

BOM HUMOR PARA UM MEIO AMBIENTE MELHOR – Seleção de cartuns do Salão Internacional de Humor de Piracicaba com a temática Meio Ambiente. Local: Casarão do Turismo. Visitas: de 19 de agosto a 24 de setembro. Horários: Sábados, domingos e feriados das 10 às 18h.

MULHERES DO MUNDO – Seleção de desenhos feitos por mulheres de diversos países para o projeto Batom, Lápis & TPM, nos anos de 2016 e 2017, realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. (Arturo Kemchs) m grito social”stas mexicanos que contam um pouco da histLocal: Câmara de Vereadores de Piracicaba. Visitas: De 23 de agosto a 29 de setembro. Horários: segunda a sexta, das 8 às 17h.

A ARTE DE AMORIM – Retrospectiva da carreira do cartunista Carlos Alberto da Costa Amorim. Amorim nasceu no Rio de Janeiro e começou a publicar seus trabalhos no semanário humorístico O Pasquim em 1984. De 1990 a 1997 trabalhou como chargista diário do Jornal dos Sports (Rio de Janeiro). Atualmente produz charges editoriais, caricaturas, ilustrações e quadrinhos para dezenas de jornais do país, entre eles o Correio do Povo (Porto Alegre, RS), Diário do Vale (Volta Redonda, RJ) e Tribuna do Norte (Apucarana, PR), além de revistas, websites e agências de propaganda. Produziu textos humorísticos em 1994 e em 2004 foi selecionado para fazer parte dos plim-plins da TV Globo. É autor do livro de cartuns Canastra Suja e entre suas atividades destacam-se, ainda, a de web design. Local: Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato (Rua Bernardino de Campos 55 – Bairro dos Alemães – Piracicaba SP). Visitas: De 30 de agosto a 12 de outubro. Horários: de segunda a sexta, das 12h30 às 19h.

HUMORES DO ALPINO – Alberto Correia de Alpino Filho, o Alpino, é capixaba e criador das tiras Luzia (2001) e Samanta (2004), ilustrador do jornal Folha de S. Paulo, chargista do portal de comunicação Yahoo! Brasil e cartunista da revista Playboy. Após duas indicações por suas produções em 2011 e 2012, em 2013 conquistou o troféu HQ Mix de melhor desenhista de Humor Gráfico do ano. Local: Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz ESALQ/USP. Visitas: de 23 de setembro a 13 de outubro, segunda a sexta das 8 às 17h.

PUBLICAÇÕES | LANÇAMENTOS
ILUSTRE GUARDANAPO – Em pouco mais de uma centena de páginas, Ilustre Guardanapo reúne desenhos produzidos pelo artista gráfico Fausto Longo durante suas estadas na Itália, em momentos que de início seriam destinados exclusivamente ao trabalho, mas que acabaram por trazer alguma solidão. Assim, entre um compromisso e outro, um solitário Fausto passou a rabiscar guardanapos, os quais vieram a se tornar sua principal companhia. Como o resultado desse diálogo mostrou-se não apenas fértil, mas notável do ponto de vista artístico, apresentá-lo em livro foi uma consequência mais do que natural. Dividido em duas partes, À Mesa e Com música, a obra conta com textos de Ricardo Viveiros, projeto visual de Zélio Alves Pinto e caricaturas de Eduardo Baptistão. Dia 26 de agosto. Horário: 20h30 Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central.

VOCÊ SABIA? – 250 ANOS DE PIRACICABA – toalha de mesa alusiva aos 250 anos de Piracicaba. Foi idealizada pelo cartunista Erasmo Spadotto e recriada por Fábio Rontani, filho do cartunista Edson Rontani, baseada na coluna Você Sabia?, publicada por ele no jornal O Diário e, mais tarde, no Jornal de Piracicaba. A pesquisa de textos é da jornalista Eleni Destro. O material será distribuído em restaurantes da cidade e ilustrará o cartaz com a programação do aniversário de Piracicaba.

MULHERES EM TRAÇOS… – A Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (AHA) lança o livro de estreia da sua coleção, Mulheres em Traços: a Percepção do Sensível Presente na Exposição Batom, Lápis & TPM, de autoria de Camilla Lelis. A capa foi desenhada pela cartunista campineira Synnove Dahlström Hilkner e o projeto gráfico é da Editora Nova Consciência. Dia 22 de setembro. Horário: 19h. Local: Armazém 9. Engenho Central.

ESPECIAL
HUMOR GRÁFICO INTERNACIONAL EM DEBATE – Com a presença dos membros do júri internacional do Salão de Humor de Piracicaba, Jean Mulatier (França), Arturo Kemchs (México) e Raul Fernando Zuleta (Colômbia), e lançamento do livro Ilustre Guardanapo, do senador italo brasileiro Fausto Longo, do jornalista Ricardo Viveiros e do artista gráfico Zélio Alves Pinto (Editora SESI). Na ocasião os convidados irão refletir sobre o campo profissional do humor gráfico em seus países de origem. Em seguida faremos a apresentação e o lançamento do livro de Fausto Longo, um dos fundadores do Salão de Piracicaba. A entrada será gratuita e o público principal estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais interessados da Universidade Mackenzie. Também ao público interessado (mediação do professor Adolpho Queiroz – Presidente do AHA) Local: Centro Histórico do Mackenzie – Rua Maria Antonia, 307 – Bairro Higienópolis, São Paulo SP. Dia: 23 de agosto, quarta feira, das 10h às 12h.

FESTIVAL PAULISTA DE CIRCO
  | PROGRAMAÇÃO


De 01 a 07 de setembro. Um dos principais eventos do gênero no país, o Festival Paulista de Circo reúne artistas, trupes e companhias de diversas modalidades valorizando a linguagem circense em todas as suas manifestações, estimulando a criação, o aperfeiçoamento e a circulação da produção artística. Local: Parque Engenho Central. Para conferir programação e horário dos espetáculos consulte o site do Festival. Ingressos gratuitos.

VI CAMINHADA COM HUMOR 
Evento aberto à confraternização e conscientização da importância da prática do exercício físico e do bom humor no dia a dia. Concentração na área livre próxima ao Armazém 14 do Parque Engenho Central e passeio nos arredores do Engenho Central e margem esquerda do Rio Piracicaba. Dia: 10 de setembro (domingo), a partir das 7h30.

PIRA PARADE | PARCERIA ENTRE SALÃO DE HUMOR E SHOPPING PIRACICABA 
Exposição itinerante gratuita de peixes em fibra de vidro, customizados por artistas. O peixe, símbolo de Piracicaba, foi escolhido como protagonista desta ação. Para participar do projeto, foram convidados 10 artistas de Piracicaba que passarão seus traços às peças, em uma ação inédita na cidade: Edu Grosso, Erasmo Spadotto, Marilu Trevisan, Adriana Frias, Evelin Debei, Daniel Ponciano, Willian Hussar, Eduardo Borges, João Benatti e Elisângela Mathias de Freitas. As esculturas de 1,8 metros de altura e 1,7 metros de largura, serão espalhadas por pontos turísticos da cidade. Após o período de exposições, as peças serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade que abrirá um edital para serem leiloadas diretamente para empresas, arrecadando recursos para investimentos na área social. Lançamento: Dia 05 de agosto a partir das 14h na Praça de Eventos Norte do Shopping Piracicaba com artistas customizando os peixes ao vivo (evento aberto ao público). Período:de 12 a 25 de agosto nos locais: Centro Cívico, Estação da Paulista, NEA (Núcleo de Estudos Ambientais – Mirante), Câmara de Piracicaba e Engenho Central. A partir de 26 de agosto serão todos espalhados no Engenho Central.

OFICINAS | WORKSHOPS
QUEM TEM MEDO DE USAR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA?

Orientação: Prof. Dra. Sonia Luyten. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Sonia Luyten busca com esse workshop dar subsídios aos professores, educadores, desenhistas para o uso de Histórias em Quadrinhos como ferramenta de trabalho. Vagas: 100 pessoas (Público em geral, professores e desenhistas)
Data: 04 de setembro (segunda-feira), das 08h30 às 10h30. Local: CEDHU Piracicaba – Av. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central – Armazém 14A (em frente à Passarela Pênsil).

RETRORRECICLAGEM – REAPROVEITAMENTO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS
Orientação: Bruno Honda. A oficina propõe apresentar conceitos básicos de reaproveitamento, refletir sobre a descartabilidade de objetos e relacionamentos apresentando noções básicas de desenho e dicas de desenho em objetos 3D, ensinando o uso de ferramentas básicas de customização com desenho, exercitando aimaginação na construção de personagens. Vagas: 20 pessoas (a partir de 5 anos – crianças e adultos)
Data: 16 de setembro, das 14h às 17h. Local: CEDHU Piracicaba – Av. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central – Armazém 14A (em frente à Passarela Pênsil).

A ILUSTRAÇÃO E A LIBERDADE DE DESENHAR
Orientação: Orlando Pedroso. A oficina propõe exercícios que possibilitem a desibinição do traço, o uso de grandes formatos e técnicas mistas sempre tendo em foco que o importante é a ideia. O desenho é apenas seu suporte. Para isso, serão usados folhas de jornal, papeis e tintas baratas. Vagas: 20 pessoas (a partir de 16 anos). Dia: 23 de setembro. Horário: das 14h às 18h. Local: CEDHU Piracicaba – Av. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central – Armazém 14A (em frente à Passarela Pênsil).

CONFECÇÃO DE BONECOS COM MATERIAL RECICLADO
Orientação: Eduardo Alves. Oficina de confecção de bonecos para estimular a criatividade e melhorar o meio ambiente, estimulando a criatividade e coordenação motora da criança. Vagas: 20 pessoas (crianças até 12 anos). Data Dia: Dia 30 de setembro (sábado). Horário: das 14h às 17h. Local: CEDHU Piracicaba – Av. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central – Armazém 14A (em frente à Passarela Pênsil).

TEATRO
PROJETO DIVERSÃO EM CENA | Parceria cultural: Arcelor Mittal. Nos meses de Setembro e Outubro, sempre aos domingos às 16h, no Teatro Erotides de Campos (Parque Engenho Central). Distribuição de ingressos gratuitos a partir das 15h no dia do espetáculo nas bilheterias do Teatro ou pelo facebook: https://www.facebook.com/DiversaoEmCena

Confira a programação semanalmente em https://www.facebook.com/DiversaoEmCena

RISADARIA | Festival de Humor
De 24 a 27/08 – Dedicado a reunir todas as formas de humor, o Festival Risadaria abriga o conteúdo cômico em suas diversas plataformas: humor gráfico, televisão, rádio, internet, fotografia, artes cênicas e stand-up comedy. O evento reúne apresentações, shows ao vivo, exposições, debates, oficinas e uma programação infantil especial

É MESMO UMA PALHAÇADA – Risadaria Kids
24/08 – quinta-feira – 10h e 15h
Ingressos Gratuitos: Para alunos da rede pública estadual e municipal

BETO CARRETO – Risadaria Kids
25/08 – sexta-feira – 10h e 15h
Ingressos Gratuitos: Para alunos da rede pública estadual e municipal

RAFAEL CORTEZ – O PROBLEMA NÃO É VOCÊ SOU EU – Risadaria SuperShow
25/08 – sexta-feira – 21h
Ingressos: R$10 (estudantes, idosos, prof. do estado) R$ 20 (Inteira). megabilheteria.com

TRUPE DE PERIPÉCIAS DO PALHAÇO TCHUTCHUCO – Risadaria Kids
26/08 – sábado – 11h
Ingressos: R$10 (estudantes, idosos, prof. do estado) R$ 20 (Inteira). megabilheteria.com

RUDY LANDUCCI – NÃO SEJA RUDY! – Risadaria SuperShow
26/08 – sábado – 20h
Ingressos: R$10 (estudantes, idosos, prof. do estado) R$ 20 (Inteira). megabilheteria.com

O BOTÃO MÁGICO – Risadaria Kids
27/08 – domingo – 11h
Ingressos: R$ 10 (estudantes, idosos, prof. do estado) R$ 20 (Inteira). megabilheteria.com

RUDY LANDUCCI – NÃO SEJA RUDY! – Risadaria SuperShow
27/08 – domingo – 17h
Ingressos: R$ 10 (estudantes, idosos, prof. do estado) R$ 20 (Inteira). megabilheteria.com

EVENTOS GRATUITOS (com exceção à programação do Festival Risadaria). Sujeitos a alterações.