Páginas

Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

ENCONTRO FOTOGRÁFICO - OFICINA DE RETRATOS

OFICINA DE RETRATOS - Encontro Fotográfico
29/03 - 9h

Local: Pinacoteca Municipal Miguel Dutra
R: Rua Moraes Barros, 233 - Centro - Piracicaba - SP
Informações: 
(19) 98169-6228 - Cadú Brito
(19) 98110-7671 - Maurício Trêz 
(19) 99637-5803 - Sabrina França 


Oficina De Retratos - Encontro fotográfico, é um projeto beneficente, idealizado pelos fotógrafos: Cadú Britto, Mariana Montrazi Claus e Maurício Trêz Ottani.

Será uma oficina voltada para área de retratos com Cadú e Mariana. Maurício orientará no uso de equipamentos. O objetivo é ensinar direção, tratamento de imagens,  equipamento e edição de imagens.

O encontro, em prol do Lar Franciscano de Menores de  Piracicaba, não tem fins lucrativos, a entrada é uma lata de Leite em pó NAN comform 1 (400g ou 800g) para crianças de 0 a 6 meses.

O evento é aberto para fotógrafos profissionais, amadores e para os curiosos na arte de fotografar.

Confirmar presença no facebook:
https://www.facebook.com/events/379608768886193

O Lar Franciscano de Menores, foi fundado em em 4 de outubro de 1952, 
pelos Padres Capuchinhos e atualmente faz parte do Serviço de Acolhimento Institucional da cidade de Piracicaba.

Endereço: Rua Amapá, 210 - Higienópolis - Piracicaba/SP
Fone: (19) 2105-0250

Site: http://www.larfranciscano.org.br/

SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA & MACKENZIE

TERMO DE COOPERAÇÃO 
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico), assinou no dia 27/02/2015, termo de cooperação cultural e científica com a Universidade Presbiteriana Mackenzie para a realização de atividades ligadas ao Salão Internacional de Humor, como lançamentos de livros, palestras e pesquisas, também na capital. 


A cerimônia ocorreu no Centro Histórico Mackenzie, na universidade, com a participação do prefeito Gabriel Ferrato, da secretária da Semac, Rosângela Camolese, do reitor da universidade, Benedito de Aguiar Neto, do pró-reitor de extensão, Sérgio Lex, de Alexandre Huady, diretor do Centro de Comunicação e Letras, além de professores e coordenadores de cursos e de membros do Conselho Consultivo do Salão.

De acordo com Ferrato, a parceria possibilitará que Piracicaba, via Mackenzie, divulgue o Salão no município de São Paulo, um dos centros culturais mais importantes do país. “Ter essa divulgação é de fundamental importância também para valorizar o nosso Salão e até incentivar o público de São Paulo a frequentar Piracicaba como turistas culturais. Também valoriza os artistas que produzem essa arte. Outro ponto importante é a formação de público e também de novos artistas”, disse.

A secretária da Semac ressaltou que ter um ponto de apoio na capital, como será o Mackenzie, era um desejo antigo dos realizadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. “Agradeço ao Mackenzie, que concede este espaço para que o humor gráfico continue sendo respeitado, pesquisado e difundido como instrumento decisivo pela necessária liberdade de expressão mundial”, afirmou Rosângela, que também anunciou o dia 22 de agosto como a data de abertura da exposição neste ano.

O reitor do Mackenzie, Benedito de Aguiar Neto, que recebeu das mãos do prefeito Ferrato uma caricatura feita pelo cartunista piracicabano Erasmo Spadotto, que também integra a equipe do CEDHU, disse que ficou impressionado com a iniciativa de preservação do Salão piracicabano, que chega à sua 42ª edição.

“O Mackenzie passa a ser daqui por diante a referência do Salão de Humor na cidade de São Paulo para a realização de exposições, debates e lançamentos de livros. Para a universidade, o Centro de Comunicação irá integrar os alunos com as obras e aumentará o número de pesquisas e estudos sobre o humor gráfico”, observou o presidente do Conselho Consultivo do Salão, professor de publicidade do Mackenzie e um dos articuladores da parceria, Adolpho Queiroz. 

HISTÓRIA 
Criado em 1974, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que chega a sua 42ª edição em 2015, serviu como forma de protesto contra a ditadura para um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais da cidade.

Para engrossar o coro contra o regime, ganhou apoio de grandes nomes do humor gráfico nacional, como Millôr Fernandes, Zélio e Ziraldo, e projetou outros, entre eles Glauco, Angeli, Paulo Caruso, Chico Caruso e Laerte, responsáveis pela criação de desenhos de humor em alguns dos principais veículos de comunicação do país.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ANA MOSER NO SESC PIRACICABA


Ana Moser, estará no tetro do SESC Piracicaba dia 27 de fevereiro/2015, às 19h, para lançamento de livro
- pelas minhas mãos.

Registro da carreira de quase 25 anos. Uma história que se confunde com a de sua geração e narra fatos marcantes, ensinamentos e dicas que seduzem o leitor, da ex-jogadora e medalhista olímpica.

Grátis

AUDIÇÃO PARA A CEDAN

A CEDAN (Companhia Estável de Dança de Piracicaba) realiza audição para seleção de novos integrantes nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 9h às 13h, na sala da companhia, localizada no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A ficha de inscrição pode ser retirada e entregue a partir do dia 23 de fevereiro na portaria do Teatro ou na SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), no Engenho Central. Também podem ser solicitadas via e-mail, nos endereços: 
cedan@piracicaba.sp.gov.br ou freitascp@terra.com.br

“A CEDAN é uma companhia bancada pelo poder público para atender parte das políticas públicas voltadas à dança. Desde 2007 é responsável pela formação de bailarinos que têm se destacado no meio. Esse é um dos seus papéis, além de levar arte a toda população, por meio de apresentações realizadas tanto para o público piracicabano, como para outras cidades e estados”, afirmou a secretária da Semac, Rosângela Camolese.
Um dos pré-requisitos para participar da audição é ter no mínimo 12 anos. Os meninos devem ter tempo de prática de, no mínimo, dois anos, e as meninas de quatro anos, além de prática em ponta de um ano.

Os candidatos terão de fazer uma prova escrita em forma de redação, com duração de 50 minutos, com tema a ser escolhido em lista fornecida com a ficha de inscrição. A avaliação também será feita por meio de aula técnica de balé clássico (pontas para as meninas). Os aprovados nessa aula serão selecionados para a prova prática de aptidão, com apresentação de uma variação do repertório clássico do século 18 ou 19 de no máximo três minutos ou solo livre com a mesma duração.

A avaliação obedecerá os seguintes critérios: relação corpo e espaço (compreensão da utilização do espaço dentro do estúdio e em relação aos demais bailarinos), presença cênica, musicalidade, capacidade de apreensão das sequências propostas, qualidade de movimentação, habilidade de improvisação, domínio técnico e saúde geral e harmonia musculoesquelética. A aula técnica de balé clássico e a banca examinadora das audições serão constituídas por profissionais de mérito reconhecido.

“Estamos abrindo vagas para quatro meninas e seis rapazes. Este ano a companhia já tem marcados oito espetáculos em Piracicaba e mais dois convites para dançar em Bauru e em Brasília”, avisa Camilla Pupa, diretora artística da Cedan.
Camilla também conta que a audição terá a participação da bailarina e coreógrafa Daniela Severian, que permanecerá com a companhia durante todo o mês de março para a criação de uma nova montagem. “Além disso, faremos uma participação especial no 2º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança (SPCD), que será realizado em abril, no Engenho Central”, comemora Camilla.


COMPANHIA 
A CEDAN (Companhia Estável de Dança de Piracicaba) foi criada em 2007 e é vinculada à SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural. É composta por 20 bailarinos. Sua finalidade é incentivar e possibilitar a criação de um corpo de baile amador permanente, que apresente periodicamente espetáculos de dança em Piracicaba e em outras cidades, propiciando a formação teórica e prática de bailarinos.

SERVIÇO 
Audição para novos bailarinos da CEDAN. 
Dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 9h às 13h, na sala da companhia, localizada no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. 
A ficha de inscrição pode ser retirada e entregue a partir do dia 23 de fevereiro na portaria do Teatro ou na SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), no Engenho Central. 
Também podem ser solicitadas via e-mail, nos endereços 
cedan@piracicaba.sp.gov.br ou freitascp@terra.com.br

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

1º SALÃO DE AQUARELAS PIRACICABA/2015


1º SALÃO DE AQUARELAS PIRACICABA/2015
Pinacoteca Municipal Miguel Dutra
Rua Moraes Barros, 233 - Centro 
Fone: (19) 3433-4930

Abertura e Premiação27/03/2015 - 20h   
Exposição28/03 a 03/05/2015 
Horário: 
Seg a Sex - 8h às 17h
Sáb e Dom - 14h às 18h
Entrada gratuita




A Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio da Pinacoteca Miguel Dutra, realizará o 1º Salão de Aquarelas Piracicaba, com abertura no dia 27 de março, às 20h. As obras que farão parte da mostra, assim como as premiadas, foram escolhidas por um júri que se reuniu nos dias 30 de janeiro e 1º de março, no espaço de artes.

Ao todo, foram inscritas 234 obras por 85 artistas de 28 cidades e sete Estados brasileiros. Na primeira fase, o júri de seleção escolheu 118 obras de 59 artistas, que passaram pelo crivo dos jurados, novamente, no domingo, 1º de março, quando foi feita a escolha das telas da exposição – 67 - e dos trabalhos premiados.

O júri de seleção e premiação foi composto por Carmelo Gentil Filho, Norberto Stori e Renato Palmuti. A comissão organizadora é formada por Celito Francisco Bonette, Erasmo Spadotto, Maria Aparecida Gobet Delfini, Sara Rodrigues Pinotti e Eduardo Borges de Araújo.

PREMIADOS - Os artistas premiados no 1º Salão de Aquarelas Piracicaba são Maria de Los Angeles Soleri De Arregui, Graciela Inês Wakizaka Yamada e Arluce Maria de Jesus Gurjão (prêmio aquisitivo Prefeitura Municipal), com as obras Noite, Chuva de Verão e sem título, respectivamente.

Domênica Esther Del Tránsito Gamboa Alarcón, com Barcos na Beira do Rio, e Maria Inês Lukacs, com Para Pensar e Recomeçar, venceram o prêmio aquisitivo Unimed. A medalha Miguel Dutra foi para Antonio Carlos Rampazzo, com Variações Paradisíacas XI.

Já o prêmio Koralle será entregue a João Pedro da Costa, pela tela A Oficina, enquanto o prêmio Pintar ficou com Ivone Beltran Fernandes, por Revolução dos Azuis.

Também foram conferidas menções honrosas a cinco artistas. São eles: Paulette Vaisberg Gercht, por Crepúsculo; Klaus Reichardt, com Entardecer no Engenho Piracicaba; Walter Handro, premiado com Marinha – Praia com Barco; Marcia Misawa Marcondes, que levou menção com a tela Picos da Europa, e Rosana Marta Ferranti, pela tela Paisagem III.

Segundo o diretor da pinacoteca, Eduardo Borges de Araújo, foram levados em conta pelo júri, basicamente, critérios como qualidade da obra, criatividade, cor e domínio da técnica de transparência, uma das principais características da aquarela. “Nos salões que realizamos, recebemos muitas aquarelas e esse tipo de técnica nem sempre é valorizado como deveria. O salão nasce, então, para dar o valor que essa arte merece”, ressalta Araújo.

ARTISTA CONVIDADO – Além das 67 obras expostas no salão, a pinacoteca também vai receber exposição de um representantes mais importantes do Brasil na técnica. O carioca Jorge Eduardo Alves de Souza, que é também autor do livro Aquarelas do Brasil, irá expor dez obras no espaço a convite de Araújo.

DA CHINA – De acordo com Araújo, a aquarela é uma técnica surgida na China há mais de 2.000 anos, e se supõe esteja relacionada com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho. No ocidente é divulgada desde a Idade Média por Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto, que teria produzido desenhos aquarelados feitos sobre papel tipo pergaminho até 1366.

Utilizada por artistas flamengos, foi amplamente empregada em Florença e Veneza. Foi com Albert Dürer que a aquarela pôde resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras nesta técnica.

Entre os artistas que se destacam na técnica estão John White, Alexander Cozens, William Blake, John Cotman, Peter De Wint, John Constable e William Turner.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DUO ZANI DUTRA NO MONTE ALEGRE


Considerando fazer Duo Zani Dutra, Formado Pela pianista Maria Luiza Zani Dutra OE violinista Luis Fernando Fischer Dutra em Comemoração dos 20 anos do Duo Zani Dutra, 6 anos de Luís Fernando na Produção e Apresentação do programa "Opus 105,9" e also pelo " Dia Internacional da Mulher ".
Entrada Franca !!!


CONHEÇA A CAPELA DO MONTE ALEGRE


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CLICANDO PIRACICABA

Imagens de Gabriel Sidney





Imagens de Rute Alves




Imagens de ADRaetano





THE WAILING SOULS NO SESC PIRACICABA

13/03 - 20h30 - THE WAILING SOULS - SESC Piracicaba

Carregando todo o simbolismo em torno do reggae jamaicano, The Wailing Souls é um dos mais tradicionais grupos desse gênero musical tão enraizado nas terras de Bob Marley e disseminado pelo mundo. 

Considerado como um dos vocais preferidos do Bob, a banda começou na década de 1960 como The Renegades e tinham na formação os monstros Lloyd “Bread” McDonald, George “Buddy” Haye e Winston “Pipe” Matthews, como vocalista. 
Nomeados ao Grammy três vezes, agora chegou a oportunidade dos brasileiros curtirem essa “vibe”.
No Ginásio do SESC Piracicaba.

Venda online a partir de
03/03/2015 18h
Venda nas unidades a partir de
04/03/2015 17h30 

MOSTRA BATOM, LÁPIS & TPM

Mostra “Batom, Lápis & TPM 2015″
Em sua 5ª edição (a primeira foi realizada no ano de 2011), foi idealizada com o objetivo de estimular e oferecer espaço a artistas (amadoras ou profissionais) brasileiras e estrangeiras a mostrarem suas produções gráficas, pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e o CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

“A mostra é uma forma de homenagearmos as mulheres, que têm seu espaço no universo das artes gráficas, o que pode ser comprovado pelo sucesso que a exposição tem obtido desde o primeiro ano, tanto no que se refere à participação das artistas quanto na receptividade do público.”, afirmou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Em 2015, foram recebidos 158 trabalhos, de 74 artistas de 17 países: Austrália, Brasil, Bulgaria, Canadá, China, Egito, Espanha, Estonia, India, Irã, Italia, Peru, Polônia, Quênia, Romênia, Rússia, Uruguai.

Devido ao grande sucesso e ao aumento das inscrições, logo na segunda edição foi necessária a realização de uma seleção dos trabalhos que são apresentados na mostra,

Confira os nomes das selecionadas para a edição 2015:
Anne Derenne – Espanha
Atefeh Yaryan – Irã
Bruna F. Vettori – Brasil
Carla Pilla – Brasil
Catarina Anselmo – Brasil
Catia Ana Baldoino – Brasil
Claudia Kfouri – Brasil
Diliana Nikolova – Bulgária
Dina Abdelgawad Shosha – Egito
Eliza Freire – Brasil
Elnaz Bahonar – Irã
Estela Menegalli – Brasil
Evelin Debei – Brasil
Fani Loss – Brasil
Flavia Tonelli – Brasil
Gai Guibao – China
Germana Viana – Brasil
Janini Buck Pestana – Brasil
Júlia Nunes – Brasil
Liz França – Brasil
Mahdieh Sabbaghkar – Irã
Maria Luziano – Brasil
Maria Rita Correa – Brasil
Mariagrazia Quaranta “Gio” – Itália
Marie Plotena – Rep. Tcheca
Marilena Nardi – Itália
Marina Bondarenko – Rússia
Marly Ap. Bolina – Brasil
Maya Tcholakova – Bulgária
Misaila Carmen-Niculina – Romênia
Mônica Fuchshuber – Brasil
Nale Simonatto – Brasil
Nani Mosquera – Espanha
Natália Forcat – Brasil
Pariya Poolad- Irã
Pilar Muñoz – Peru
Pryscila Vieira – Brasil
Roberta Gomes da Costa – Brasil
Sandra Regina Scaffide – Brasil
Sheida Sarafan – Canadá
Somaye Shoghi – Irã
Suelen Becker – Brasil
Synöve D. Hilkner – Brasil
Thais Gualberto – Brasil
Thais Linhares – Brasil
Vahide Fallahi – Irã
Verônica Saiki – Brasil
Vanessa Alexandre – Brasil
Yalda Hasheminezhad – Irã


A abertura da mostra “Batom, Lápis & TPM” será no dia 14 de março, às 16h no Armazém 14A (em frente à Ponte Pensil), no Parque do Engenho Central – Piracicaba

Parabéns a todas as selecionadas!