domingo, 23 de abril de 2017

PROGRAMAÇÃO PINT OF SCIENCE PIRACICABA 2017



Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO
RESTAURANTE MONTE SUL 
Rua Santo Antonio, 710 | Centro
19h30 às 21h
15/05 (SEG)
Sobre comida, remédios e sexo (de insetos!)
Uma conversa descontraída sobre a origem de boa parte dos vegetais que consumimos, o poder das própolis em nossa saúde e até sobre o sexo como arma contra os insetos!

1. Os vegetais em seu prato são naturais?
Francisco Scaglia Linhares - Biólogo, graduado pela Universitá degli studi di Roma “La Sapienza” – Itália e doutorado cum laude em Biologia Molecular pela Universidad Autonoma de Madrid – Espanha. Atualmente é professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – USP e desenvolve pesquisas na área de biologia do desenvolvimento vegetal, com foco no desenvolvimento de diferentes tipos de raízes e polaridade celular em sistemas modelo.

2. Própolis: alimento ou medicamento?
Pedro Luiz Rosalen - Farmacêutico pela USP, Habilitação em Bioquímica pela USP, doutorado em Odontologia, área de Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutorado em Cariologia pela University of Rochester, NY, EUA e Professor Visitante do Center for Oral Biology da University of Rochester, NY, EUA e da Ostrow School of Dentistry da University of Southern California, Los Angeles, CA. EUA. Atualmente é Professor Titular em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da UNICAMP. Tem experiência em pesquisa e formação de recursos humanos na área de Odontologia, com ênfases em Cariologia e Farmacologia, atuando principalmente nos temas: Bioprospecção de substâncias naturais ativas de origem brasileira (ex. própolis, plantas medicinais, óleos essências e outros) com aplicação nas doenças orais biofilme dependentes.

3. Sexo como arma contra os insetos
Thiago de Araujo Mastrangelo - Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor pelo CENA/USP. Atualmente, é Professor do CENA/USP, responsável pelo Laboratório de Irradiação de Alimentos e Radioentomologia (LIARE). Realizou parte do Mestrado na Áustria, e parte do Doutorado no Panamá. As linhas de pesquisa em que vem atuando estão relacionadas com entomologia agrícola, controle biológico de pragas, defesa agropecuária, e com a aplicação de técnicas nucleares e correlatas na agricultura e pecuária.

16/05 (TER) 

Pesquisar, para quê?
Uma conversa franca e direta dobre a importância da pesquisa no desenvolvimento humano e sobre como ela está inserida no contexto da sociedade regional.

4. A importância da pesquisa no dia-a-dia
Valéria Rueda Spers - Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da UNIMEP. Atua na área de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. Doutora em Ciências Sociais pela PUC – SP, Mestre em Educação pela UNICAMP. Bacharel em Administração.

5. A Ciência e a Tecnologia muito além do campus – a cooperação entre Universidade – Empresa
Taís Helena Martins Lacerda - Graduação em Química Industrial pela UNIMEP, Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela ESALQ/USP e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela UNESP/Botucatu. Especialização em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP. Professora titular da UNIMEP, onde atua desde o ano de 1987. Representante Institucional junto a OSCIPI Piracicaba 2010 (2007-2008) e ao Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia - CMCT (de 2007 - 2013) Desde 2006 vem atuando como consultora empresas da Região de Piracicaba, Estados de São Paulo e Minas Gerais, com vistas às atividades relacionadas à gestão da inovação, especificamente na divulgação dos Instrumentos de Apoio a Inovação, auxiliando nos processos de planejamento, implementação e execução de propostas de projetos de natureza inovativa.

17/05 (QUA)
Robôs, sistemas e controles: a indústria que vem por aí
Robôs autônomos, sistemas de transporte inteligentes, fábricas que funcionam sozinhas: muita gente tem até um friozinho na barriga quando falamos em futuro. Mas o que é mito e o que já é realidade nesse universo da tecnologia industrial?

6. Industria 4.0 – e suas tecnologias emergentes
Francisco I. Giocondo Cesar - Professor IFSP – Campus Piracicaba, professor pesquisador convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharias de Produção na FCA – UNICAMP. É graduado em Engenharia Mecânica pela UNESP, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UNIMEP. É certificado em Gerenciamento de Projeto (PMI) e Green Belt. Têm experiência profissional de 23 anos em Gerenciamento de Projetos na TRW e Caterpillar Brasil. É membro fundador da SC4 (Colaborative Research Nework on Supply Chain 4.0), membro da Associação Brasil – Alemanha (VDI) e Associação Nacional de pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI). Atualmente o interesse de pesquisas são relacionados a Produção Lean, Six Sigma, Industria 4.0, e tecnologias emergentes.

7. Pesquisa aplicada em Engenharia de Produção
André Luis Helleno - Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2001. Mestre (2004) e Doutor (2008) em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Doutorado sanduiche na Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha) (TU-Darmstadt) como Bolsista CAPES no Projeto ProBrAl - Programa de Intercâmbio Brasil-Alemanha. Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa Fraunhofer (IPK) da Universidade Técnica de Berlin (Tu-Berlin). Coordenador e Orientador (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Metodista de Piracicaba desenvolvendo trabalho nas áreas de Processo de Fabricação, Gestão de Operações e Manufatura Avançada. Professor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Planejamento de Processo, Projeto de Fábrica e Planejamento e Controle da Produção.



PIZZARIA FORLEN 
Av. Comendador Luciano Guidotti, 95
(rotatória da Av. Independência) 
19h30 às 21h
15/05 (SEG)
Por um mundo mais produtivo (e inclusivo!)
Com uma população que cresce de forma surpreendente, o mundo exige, cada vez mais, métodos de produção que aliem eficiência no uso de recursos e espaços com processos sustentáveis e inclusivos que permitam o acesso de todos. Uma equação difícil, mas não impossível, de resolver.

8. Alto Xingu: questões socioambientais
Fernanda Viegas Reichardt - Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), é Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA/USP) (2015), Pós-doutoranda do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) agraciada com bolsa FAPESP e pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), todos da Universidade de São Paulo. Diretora de Projetos sobre Governança Socioambiental do Instituto de Estudos de Direito e Cidadania - IEDC e Membro do "Projeto Qualidade da Água" do Ministério Público Federal - Procuradoria Regional da República da 3ª Região. Construída a partir de uma formação interdisciplinar, sua pesquisa abrange diferentes áreas do conhecimento. A linha "Ambiente e Sociedade" adotada engloba tanto os aspectos bióticos e abióticos, como questões institucionais, culturais, sociais e epistêmicas que permeiam a área. Ênfase é dada na dimensão humana/social dos problemas associados à mudança do uso da terra/água e os desafios de conservação dos recursos socioambientais frente à legislação nacional e internacional e dentro da perspectiva da Ecologia e da Sociologia.

9. O Uso do Espaço e do Tempo na Agricultura
Ciro Abbud Righi - Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP em 1992. Trabalhou como trader com comércio e exportação de produtos agrícola de 1993 a 1997 em: Maringá-PR (seda), em Açu-RN e em Petrolina-BA (frutas). Também atuou na negociação e coordenação da cadeia produtiva. Nessa época desenvolveu interesse no estudo das plantas tropicais voltando à ESALQ onde realizou seu Mestrado (2001) e Doutorado (2005) com Sistemas Agroflorestais. Realizou parte de seu doutorado em Nairóbi-Quênia junto Centro Internacional de Sistemas Agroflorestais –ICRAF. Desenvolveu seu pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA-USP em Piracicaba, SP e parte deste no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus-AM (2007-2008), com desmatamento na Amazônia e estimativa de fitomassa de vegetações naturais. Além disso, trabalhou com certificação orgânica como também acompanhou atividades do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste do país. Atualmente é Professor Dr. do Depto. de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde atua nas áreas de: Ecologia, Sistemas Agroflorestais, Sistemas de uso da terra, Silvicultura, Produção de alimentos, relação ambiente–sociedade e, Sistemas produtivos em que se associe estrutura, função e desenvolvimento dentre outras áreas de interesse.

16/05 (TER)
Física e matemática para muito além da sala de aula
Temidas por muitos, a física e a matemática são parte integrante de nosso cotidiano e estão presentes em nossa vida todos os dias, nos mais diversos lugares e das mais diversas formas. Quer descobrir como? Então venha conferir esse papo muito animado e descontraído com uma equipe de feras no assunto.

10. Pôquer: risco, estratégias e decisões
Cristiano Torezzan - possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Doutorado Direto em Matemática Aplicada pelo IMECC-Unicamp, onde também fez um pós-doutorado na mesma área. É professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-UNICAMP) e atualmente coordena o Mestrado Profissional em Matemática Aplicada no IMECC-UNICAMP. Seus temas de pesquisa concentram-se nas áreas de Pesquisa Operacional e Teoria de Informação, com especial interesse em métodos matemáticos para apoio à decisão e ciência dos dados. Em 2013 foi responsável pela introdução de uma disciplina de Fundamentos do Poker como eletiva de graduação na UNICAMP.

11. Muito além do consultório médico: o ultrassom e suas aplicações na vida moderna
Raul Fernando Socoloski -Engenheiro Industrial em Mecânica (UNIMEP), Engenheiro em Eletrônica Industrial (UNISAL), Especialista em Administração (USF), Mestre em Tecnologia (UNICAMP). Coordenador da Área de Industria (IFSP), coordenador de eng. Elétrica e eng. de Automação (Fac. Anhanguera). Eng. de semicondutores (Texas Instruments).

12. Sobre pinturas rupestres e sua ligação com as novas possibilidades no ensino de ciências
Aldo Aoyagui Gomes Pereira - Possui graduação em Física pela Unicamp. Mestrado em Física pela USP, com dissertação na área de História da Ciência. Doutorado em Ensino de Ciências pela Unicamp. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Piracicaba. Coordenador de área do PIBID. Pesquisa novas estratégias de ensino na formação inicial de professores de física, principalmente às relacionadas ao uso de recursos audiovisuais no ensino da física.
De volta para o passado: o que o mundo antigo tem a nos dizer sobre o futuro

17/05 (QUA)
O que fósseis e vestígios de pequenos microorganismos encontrados em áreas tão remotas como o coração da floresta amazônica ou o litoral norte do Espírito Santo podem nos indicar sobre o futuro? Venha conversar conosco, e descubra.

13. "Micróbios salvadores do mundo?"
Lucas William Mendes - Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) em 2006, obteve os títulos de Mestre (2009) e Doutor em Ciências (2014) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo (CENA-USP). Desenvolveu parte de sua pesquisa de doutorado no Departamento de Ecologia Microbiana do Netherlands Institute of Ecology (NIOO-KNAW, Holanda). Sua tese de doutorado recebeu menção honrosa no âmbito nacional pela CAPES em 2015, e em 2016 foi selecionada como melhor Tese da USP na área de Ciências Agrárias. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no CENA-USP em parceria com NIOO-KNAW. Tem como principal objetivo estudar e compreender o papel dos micro-organismos de solo e suas relações com o ambiente, buscando fornecer informações úteis para o uso da microbiota do solo na manutenção de ecossistemas, recuperação de áreas degradadas e promoção de cultivos agrícolas.

14. Pesquisar o passado para entender o presente e prever o futuro!
Luiz Carlos Ruiz Pessenda - Físico, Mestrado e Doutorado em Química Analítica na USP/Piracicaba, Pós-Doutorado na Universidade de Waterloo, Canadá, especializações em datação C-14 nos Estados Unidos e Canadá. Especialista em estudos de reconstituição ambiental (dinâmica climática, da vegetação e marinha) nos últimos 50 000 anos no Brasil com o uso de técnicas isotópicas (C,N) e de bioindicadores (pólen, algas diatomáceas, espículas de esponjas, fitólitos, etc).



BABBO GIOVANNI
Rua Eça de Queiroz, 670
19h30 às 21h
15/05 (SEG)
A ciência e a saúde física e mental
Se tem algo que causa preocupação e, por isso mesmo, concentra esforços de muita gente, é a questão da saúde e da qualidade de vida. Cada vez mais pesquisadores se envolvem em projetos voltados para esse tema, indo muito além de questões sobre o que comemos ou como nos exercitamos: até mesmo a forma como encaramos a vida, o nosso “estado de espírito”, é fator importante na nossa saúde.

15. Nunca vai acontecer comigo! Como o otimismo afeta nossa relação com os alimentos e com a saúde
Diogo T. Cunha - possui graduação em Nutrição, é mestre e doutor em Ciências da Saúde e especialista em Alimentação Coletiva. Atualmente é professor e coordenador do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É consultor da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e participou de projetos de cooperação internacional na África com a República do Malawi (2013), do Senegal (2014) e de Moçambique (2015) como consultor in loco das políticas de alimentação escolar destes países. Possui 29 artigos científicos publicados. Tem experiência na área de Alimentação Coletiva atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do consumidor, comportamento dos manipuladores de alimentos, avaliação e gestão de risco sanitário e higiene de alimentos.

16. Exercício físico é saúde? DEPENDE!!!!
Idico Luiz Pellegrinotti - Professor e pesquisador em Ciência do Movimento Humano da graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba.

16/05 (TER)
Um bate-papo com a nanotecnologia, a genética e nossa vida cotidiana
O que os altos e avançados estudos sobre genética e melhoramento tem a ver com a minha cervejinha do final de semana? Porque andam falando de nanotecnologia e seus impactos na minha alimentação? E a água? É mesmo assim tão importante para minha vida? Essas questões serão debatidas, com bom humor, nessa sessão do Pint. E você precisa participar conosco!

17. Cromossos, cerejas e cervejas
Mateus Mondin - estudioso da biologia dos cromossomos desde o início da graduação, desenvolveu suas pesquisas focadas no entendimento da estrutura e função dos cromossomos aplicado ao melhoramento de plantas. Porém já desenvolveu projetos com modelos animais para estudo do comportamento dos cromossomos no envelhecimento e no diabetes. Pesquisador do CYNGELA - Departamento de Genética - ESALQ/USP.

18. Como a nanotecnologia pode revolucionar a produção de alimentos?
Hudson Pereira de Carvalho - graduado em química (UFLA) e doutorado pela UNESP e pela Universidade de Paris-Sud. Trabalhou no KIT - Alemanha investigando como nanomateriais aceleram reações químicas. No Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP dirige um grupo que investiga como a nanotecnologia pode ser empregada para produzir novos fertilizantes e estimular o desenvolvimento das plantas.

19. Água de qualidade: Nossa Saúde agradece
Luiz Humberto Gomes - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola pela Universidade de São Paulo (1995 e 2000 respectivamente) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Especialista em Laboratório, nível superior da Universidade de São Paulo - Campus Luiz de Queiroz. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biologia Molecular e Fermentação alcoólica, atuando principalmente nos seguintes temas: Melhoramento genético de Leveduras, produção de enzimas por leveduras, uso de leveduras na absorção de metais pesados em efluentes.

17/05 (QUA)
O que faço com todos esses dados? Minha bateria está acabando...
Em um mundo onde a quantidade de dados cresce de forma alarmante todos os dias, o grande desafio é interpretar tanta informação, descobrir o que é realmente importante e armazenar de forma adequada e segura tanto conteúdo. E haja espaço, e energia, para guardar com integridade tudo isso!!!

20. Cerâmicas Ontem, Cerâmicas Amanhã
Huyra Estevao de Araujo - Graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos, com Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, considerado como o maior da América Latina. Nos últimos anos tem desenvolvido sua pesquisa na área de materiais cerâmicos voltados para células a combustível de óxido sólido. Possui larga experiência como docente em níveis de Educação Básica e Ensino Superior em instituições no interior de São Paulo. Está desde 2014 no IFSP e atualmente desenvolve pesquisa na área de Materiais Cerâmicos com projetos dentro do IFSP, CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), DEMa-UFSCar e South Carolina University com recentes participações em conferências internacionais na área.

21. Redes Neurais Artificiais: o futuro da Inteligência Artificial
Gustavo Voltani von Atzingen - bacharel em Física pela USP – IFSC (2007), com mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos (2014 e 2017), também na USP. Trabalhou por 7 anos (2008 à 2014) no LAFAC - Laboratório de Física Aplicada Computacional da USP Pirassununga, participando de pesquisas em robótica, computação embarcada e inteligência artificial aplicada a Biossistemas e Engenharia de Alimentos. Atualmente é professor do IFSP Piracicaba, lecionando nos cursos de Licenciatura em Física e Engenharia Mecânica.

22. Preciso decidir logo, mesmo que o banco de dados seja imenso
Thiago Luís Lopes Siqueira - Bacharel em Ciências da Computação pela Unesp, Mestre em Ciência da Computação pela UFSCar, Doutor em Ciência da Computação pela UFSCar e Docteur en Sciences de l'ingénieur et technologie pela Université Libre de Bruxelles. Leciona e pesquisa no IFSP desde 2009. Sua pesquisa se concentra nos seguintes temas envolvendo Banco de Dados: data warehouse, online analytical processing (OLAP), data warehouse geográfico, spatial OLAP, indexação e vagueza espacial. Possui trabalhos publicados em conferências e periódicos nacionais e internacionais, bem como registro de propriedade intelectual. Já atuou como coautor de artigos científicos premiados no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados e no Simpósio Brasileiro de Geoinformática, e já orientou trabalhos premiados e homenageados na Conferência Latino-americana de Informática, no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, e no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.






Nenhum comentário:

Postar um comentário