sexta-feira, 1 de julho de 2016

TURISMO DE NEGÓCIOS EM PIRACICABA



PROGRAMA RECEPTIVO TURISMO DE NEGÓCIOS
A globalização da economia, o desenvolvimento tecnológico e o consequente aprimoramento dos meios de transporte e de comunicação, entre outros fatores, facilitaram e estimularam a movimentação turística mundial e, de modo especial, os deslocamentos para fins de conhecer, trocar informações, promover e gerar negócios. Configura-se, assim, o segmento da oferta turística denominado Turismo de Negócios & Eventos.

No que se refere à área de eventos, a conquista de referências em desenvolvimento tecnológico e científico, a profissionalização e as estruturas do setor são alguns dos fatores para o crescimento do segmento. Aliam-se a esses fatores as opções de lazer relacionadas à diversidade dos recursos naturais e culturais. Esse desenvolvimento pode ser exemplificado com o crescimento do setor de feiras, uma excelente ferramenta na comercialização de produtos. As maiores e mais significativas feiras comerciais da América do Sul estão sediadas no Brasil, em especial aquelas referentes aos produtos nos quais o país possui liderança.

O turismo de negócios é uma importante atividade econômica, graças à sua abrangência e tendência de crescimento. É o segmento do turismo responsável pela utilização de grande parte das instalações dos hotéis, dos serviços de alimentação, dos meios de transporte, além da existência de várias empresas especializadas no atendimento das corporações. E com o objetivo de fomentar o turismo de negócios na cidade de Piracicaba, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, lança o programa de Turismo de Negócios.

O programa é o resultado de um conjunto de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Turismo, tais como a criação de um Guia Impresso de Turismo de Negócios, o desenvolvimento de um vídeo institucional de divulgação do Turismo de Negócios na cidade de Piracicaba.

A criação de uma página específica de turismo de negócios no site da Setur, reúne todos esses materiais e outras informações, que estarão disponíveis e poderão ser consultadas pelo turista que vem para Piracicaba a negócios, e também pelas empresas que pertencem à cadeia produtiva do turismo.

O programa faz parte do Plano de Governo do prefeito Gabriel Ferrato, e também está dentro do Programa de Promoção e Apoio à Comercialização Turística do PPA 2014-2017 da Setur, com objetivo de desenvolver ações que fomentem o turismo de negócios na cidade de Piracicaba. 
E conta com o apoio da campanha “Vale do Piracicaba”, ou AgtechValley, que tem o objetivo de reconhecer, fortalecer e criar uma identificação da sociedade com o ecossistema tecnológico da cidade.

Assim como o segmento de lazer, o turismo de negócios é muito relevante para o município de Piracicaba, à medida que milhares de pessoas visitam a cidade por motivos profissionais semanalmente. Esses visitantes consomem diversos bens e serviços durante sua estada, tais como hospedagem, alimentação, transportes, dentre outros. A contribuição do turismo de negócios está na capacidade de movimentação da cadeia produtiva do turismo, impactando na economia local de forma positiva.

Pesquisa de Turismo de Negócios
A pesquisa “Turismo de Negócios em Piracicaba: Deficiências e Oportunidades de Desenvolvimento” foi contratada pela Setur e realizada pela Strategia Consultoria Turística, por meio de licitação, com objetivo principal de identificar as necessidades de melhorias na estrutura dos serviços receptivos para turistas de negócios; levantar as necessidades das empresas de pequeno, médio e grande porte instaladas na cidade, que tem contato e que recebem turistas de negócios; e também sugerir e recomendar melhorias e adequações nos serviços receptivos de Piracicaba, especialmente naqueles utilizados por turistas de negócios.

Para a realização desta pesquisa foram entrevistados profissionais de 23 importantes organizações de Piracicaba, que têm contato direto com turistas corporativos e fornecedores do setor turístico. Foram entrevistados diretores, gerentes, empresários e gestores das organizações selecionadas. Os critérios para escolha das empresas foram o tamanho (grande e médio portes) e sua importância para a geração de fluxo de turistas de negócios, ou seja, sua relação com profissionais de outras cidades, estados e países que visitam Piracicaba por motivos corporativos.

Buscou-se contemplar os mais diferentes segmentos econômicos existentes em Piracicaba, sendo que 52% das organizações pertencem ao setor industrial, 31% ao setor terciário, 13% organizações sem fins lucrativos, tais como associação e sindicato e 4% agronegócio. A análise das respostas e o cruzamento dos dados levantados resultaram neste relatório, cuja principal contribuição é apontar aspectos que merecem melhorias e adequações nos serviços de turismo receptivo de Piracicaba e apontar oportunidades de mercado neste setor da economia.

Segundo a pesquisa, que foi realizada em 2015, as 23 empresas entrevistadas receberam juntas, durante o período de um ano (2014), aproximadamente 22.122 visitantes corporativos. A procedência desses visitantes é bastante variada. Praticamente todas as empresas recebem profissionais do estado de São Paulo (capital e interior), e de vários outros estados brasileiros. Em relação aos visitantes internacionais que vem a Piracicaba, observa-se a predominância dos países da América Latina, principalmente Peru, Chile e Argentina, além dos Estados Unidos e México. Da mesma forma, há muitos turistas europeus, de países como Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Do continente asiático, há predominância de coreanos, chineses e japoneses. No entanto, também se verificou que existem empresas que recebem visitantes da África do Sul, Cingapura, Haiti, Honduras, dentre outros.

Quanto à frequência das visitas dos profissionais que vem a Piracicaba para realização de negócios ou ainda para participar de eventos corporativos, 39% das empresas entrevistadas afirmaram que os recebem semanalmente, 17% quinzenalmente e 13% mensalmente. Ainda, 31% dos respondentes citaram outras frequências, que muitas vezes estão relacionadas ao calendário de eventos da empresa ou ainda épocas específicas, tais como, momento da entrega da produção.

As conclusões da pesquisa e as oportunidades de negócios para a área de turismo de negócios podem ser acessadas na íntegra, na página de Turismo de Negócios do site da Setur – 
www.setur.piracicaba.sp.gov.br/site/index.php/turismo-de-negocios


Para solicitar exemplares do guia impresso ou o arquivo do vídeo institucional de turismo de negócios, basta entrar em contato com Secretaria de Turismo pelo e-mail setur@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-1275.


Nenhum comentário:

Postar um comentário