quinta-feira, 28 de julho de 2016

PIRACICABA NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO



Piracicaba está no novo “Mapa do Turismo Brasileiro” divulgado no mês de julho/2016, pelo Ministério do Turismo. O mapa é um instrumento que destaca os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento

O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, um documento que norteia a definição de políticas públicas para o setor, e que também pode ser considerado um instrumento que destaca os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. De acordo com este novo mapa, o país tem 2.175 municípios turísticos, em 291 regiões turísticas.

Em comparação com o mapa anterior, publicado em 2013, a nova versão está mais enxuta. A maioria dos estados brasileiros diminuiu o número de municípios no mapa. O mesmo aconteceu no Estado de São Paulo, que possui 28 regiões turísticas, e reduziu de 645 para 222 o número de municípios participantes.

MAPA PAULISTA
Os 222 municípios de São Paulo presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização, elaborada pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

PIRACICABA NO MAPA
A cidade de Piracicaba, que já havia sido incluída no mapa em 2013, neste novo mapa está classificada na categoria B, juntamente com 31 municípios do Estado de São Paulo, como Ilhabela, Serra Negra, Itu, entre outros. Na categoria A, no mapa paulista, estão apenas 10 municípios, que já possuem o turismo completamente consolidado, como Aparecida, Campos do Jordão, São Paulo e Ubatuba. Além disso, considerando os 2.175 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, Piracicaba está bem colocada entre os 155 municípios que fazem parte da categoria B.

SOBRE O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO
Segundo o Ministério do Turismo, o Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do próprio ministério no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. A construção do mapa foi feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros, por meio de oficinas e reuniões em todas as 27 UFs, e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, em nota publicada no site do Ministério do Turismo, “este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos. Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados”, afirmou.

Ainda segundo nota do Ministério do Turismo, o Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

Link para consulta do novo Mapa do Turismo Brasileiro:




Nenhum comentário:

Postar um comentário