quarta-feira, 22 de junho de 2016

82ª FESTA DE SÃO JOÃO DE TUPI 2016

Dia 23 de junho, acontece a 82ª Festa de São João de Tupi 
A 82ª edição da Festa de São João de Tupi, evento tradicional do calendário de eventos turísticos de Piracicaba, acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, com programação festiva na Praça da Igreja São José, padroeiro do bairro de Tupi, com expectativa de receber um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas.

23/06/2016
Praça da Igreja São José – Bairro Tupi 

PROGRAMAÇÃO
06h – Toque da Alvorada com 12 tiros de morteiros 
11h – Serviço de Almoço no Salão Paroquial com comidas típicas: arroz, salada, cuscuz, leitoa a pururuca, frango inteiro assado, porção de leitoa, frango a passarinho e bebidas 

Festa com 80 barracas típicas na Praça da Igreja 
17h – Santa Missa com bênção de São João 
18h – Levantamento do mastro e acendimento da Grande Fogueira de São João 
19h – Palco com atrações musicais 
00h – Queima de fogos 

- Estacionamento com seguro e vigilância – R$ 20,00 
- Não será permitida a presença de vendedores ambulantes durante o evento. Haverá fiscalização da prefeitura no local. 
Realização: Paróquia de São José de Tupi


Organizada pela Paróquia São José de Tupi, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo e de outras secretarias municipais, a Festa de São João de Tupi é considerada uma das mais antigas e ricas em folclore e religiosidade, pois revive as peculiaridades das grandes comemorações juninas.

Para a comunidade do bairro, este é um evento muito importante, já que é diretamente beneficiada com os recursos arrecadados na venda dos produtos e comidas típicas. Além disso, 20% da verba do estacionamento será repassada ao projeto Tupi Escola de Futebol.

No dia 23, a programação festiva acontecerá a partir das 6h, iniciando com o toque da alvorada com 12 tiros de morteiros, e a partir das 11h, haverá um almoço no salão paroquial com comidas típicas. Às 17h, acontecerá a santa missa com a tradicional bênção de São João, e às 18h, acontece o levantamento do mastro e o esperado acendimento da fogueira. A partir das 19h, haverá o início das atrações musicais e a queima de fogos está marcada para a 0h do dia 24, dia de São João.

O evento conta com a ajuda de mais de 150 voluntários que atuam antes, durante e depois do evento, auxiliando nos preparativos da decoração do salão e da praça, na montagem das barracas e também na cozinha, preparando todas as delícias que anualmente são servidas no salão paroquial.

Na parte gastronômica, dentro do salão, as principais opções são cuscuz, leitoa a pururuca, frango inteiro assado, porção de leitoa, frango a passarinho e bebidas. Já nas 80 barracas que ficam na praça, haverá todo o tipo de quitutes de todos os tipos (pastel, tapioca, acarajé, lanches, espetinhos, milho verde, vinho quente, quentão, etc), doces e brincadeiras das festas juninas tradicionais.

O estacionamento oficial da festa terá o valor de R$ 20, e todos os veículos serão segurados e terão vigilância durante o período da festa. Não será autorizada a entrada de ambulantes não credenciados na prefeitura, sendo que os mesmos serão barrados e autuados.

Segundo o Padre Regis Brandão, da Paróquia de São José de Tupi, a Festa Junina é uma festa cultural da história do povo brasileiro, e é uma tradição que foi adquirida pela igreja. Com o crescimento das áreas urbanas estas festas foram perdendo sua força, mas ainda existem como uma forma de relembrar tempos de outrora. "Os mais velhos podem falar melhor sobre isso, pois participar das festas juninas, para muitos, é voltar no tempo das festas de igreja que aconteciam em sítios e fazendas. Os grandes centros urbanos perderam esta cultura do povo, e nós, da comunidade tupiense, bairro que muito ainda se caracteriza como fazenda, temos esta tradicionalíssima Festa de São João".

"O sucesso desta festa denota as saudades de muitos homens e mulheres, que forçadamente saíram de suas terras para tentar uma vida mais farta nas cidades, mais que mantiveram vivas na memória as lembranças dos bons tempos da vida no sítio. Eu, Padre Regis, reforço estas saudades, pois como filho da vida do sítio, sinto enormes saudades da terra e do campo. Manter esta tradição, da festa de São João, seria reafirmar para mim com muito orgulho, que sou caipira, sou simples, e sou da terra do interior", complementa o pároco.

História da Festa de São João de Tupi

Desde 1934, o Distrito de Tupi, há 15 quilômetros do centro da cidade de Piracicaba, realiza sua tradicional “Festa de São João”. O festejo acontece todos os anos, impreterivelmente, no dia 23 de junho, dando abertura ao evento o toque da alvorada às seis horas da manhã, com 12 tiros de morteiros. O ritual tem sequência com celebração da missa na Matriz de São José.

Mantendo a tradição, às seis horas da tarde acontece o levantamento do mastro em homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro onde os devotos depositam no pé do mastro enfeitado com flores de campo, frutos da safra da região: cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão, com os votos de boa colheita e prosperidade, logo após acende a fogueira de aproximadamente 10 metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário