terça-feira, 12 de abril de 2016

22º ARRASTÃO ECOLÓGICO PELO RIO PIRACICABA


As ações do 22º Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba e a solenidade de comemoração do Dia do Rio Piracicaba serão realizadas em um evento único, pela Comissão Organizadora do Arrastão Ecológico e pela Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura, no próximo sábado, dia 16 de abril, às 9h, em frente ao Largo dos Pescadores, na Rua do Porto.

As atividades da 22ª edição do Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba estavam programadas para acontecer no dia 12 de março, mas devido às chuvas e à alta vazão do rio, a Prefeitura de Piracicaba decidiu adiar a realização do evento por medida de segurança. O Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba acontece anualmente e visa estimular a consciência ambiental sobre a conservação das margens e do Rio Piracicaba. Nesta 22ª edição, o trajeto será feito por voluntários, que seguirão por terra e também em barcos, e terá início na Rua do Porto, na rampa em frente ao Largo dos Pescadores. Para quem estiver em embarcações, o local de chegada e encerramento da ação será no Rancho do Roncato, localizado entre as cidades de Piracicaba e Águas de São Pedro (SP).

“Todo ano retiramos aproximadamente 1 (uma) tonelada de lixo e entulho das margens do rio, tanto em terra, quanto pela água com o auxílio dos barcos que acompanham a ação. É um gesto simbólico, mas meu maior desejo é ver o rio e suas margens limpos o ano todo, livres de lixo e poluição”, afirma José Carlos Masson, que faz parte da comissão organizadora do Arrastão Ecológico e é colaborador do evento desde as primeiras edições, ressaltando a importância da participação da sociedade na manutenção da limpeza do rio.

Já o Dia do Rio Piracicaba faz parte do calendário festivo da cidade desde 2002, e o evento em sua comemoração é realizado pela Comissão Municipal de Eventos Cívicos, com apoio da Secretaria de Turismo e de Defesa do Meio Ambiente. Além de homenagear o Rio Piracicaba, o evento ressalta a importância de sempre buscar caminhos para a defesa e conservação deste patrimônio natural da cidade, cuja bacia hidrográfica abastece milhões de pessoas na grande São Paulo. O Rio Piracicaba é formado pela junção dos Rios Atibaia e Jaguari, na cidade de Americana. Em seu caminho percorre 250 km até sua foz no Rio Tietê, entre as cidades de Santa Maria da Serra e Barra Bonita. Ao cortar o perímetro urbano de nossa cidade, recebe águas de vários afluentes, principalmente o Rio Corumbataí, que é o rio que abastece a nossa cidade.

Mais do que seu nome, o município de Piracicaba deve ao rio sua própria identidade. Às suas margens foi estabelecido em 1767 o povoamento que originou a cidade. O piracicabano sente orgulho do rio que corta a cidade, tendo como destaque o salto e a cachoeira. Diante da importância do rio, em 23 de agosto de 2001, tendo como autora do Projeto de Lei a então vereadora Laurisa Maria Jorge Cortelazzi, passou-se a comemorar o dia do Rio Piracicaba em 15 de Abril, através da Lei Municipal nº 5012/2001.

“O nosso objetivo ao comemorar as datas cívicas é levar para as pessoas a consciência de nossa história. E com relação ao Dia do Rio Piracicaba, o intuito é refletir que este é um manancial muitíssimo importante para nossa sobrevivência”, afirmou o Inspetor Benedito Moraes, Subcomandante na Guarda Civil e Presidente da Comissão de Eventos Cívicos.

Ao longo dos anos, desde a década de 1980 até os dias atuais, foram realizadas várias ações para a conservação da bacia do Rio Piracicaba, destacando-se a Campanha pela Redenção Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba que contribuiu para a criação do Consórcio Intermunicipal das Bacias PCJ. Muitos navegadores da nossa cidade também contribuíram com ações de conservação do rio, sendo o navegador José Luiz Guidotti o idealizador do Arrastão Ecológico que, ao longo desses 22 anos ganhou novos parceiros e se fortaleceu como uma ação anual.

Segundo Rosa Morais, secretária da Agenda 21 de Piracicaba e representante da Oscip Pira 21, “a presença da organização como uma das realizadoras desta ação de conscientização pela preservação do Rio Piracicaba é uma das formas de vivenciar a importância da Agenda 21 para o futuro sustentável do município, motivando o voluntariado e a importância do papel de cada indivíduo para minimizar os impactos da vida urbana ao meio ambiente”.

A 22ª edição do Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba busca unir cidadãos com o objetivo de “Recolher o lixo da falta de consciência Ambiental” e incentivar práticas que possam minimizar impactos ambientais nas margens do Rio Piracicaba e seus afluentes. Nesse ano, a união desses dois importantes eventos numa única comemoração poderá propiciar o fortalecimento e otimizar ações que possam ser desenvolvidas ao longo de todo o ano.

A comemoração do Dia do Rio Piracicaba no 22º Arrastão Ecológico é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, através das Secretarias de Turismo (SETUR) e de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), da OSCIP Pira 21 e da Comissão de Eventos Cívicos. E conta com o patrocínio da ACIPI, Arcelor Mittal, Delta Supermercados, ElringKlinger, Instituto MRV, Oji Papéis Especiais, SIMESPI e Caixa Econômica Federal; e apoio da Masson Imóveis, Instituto Formar, Ambiental Piracicaba, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, Diretoria de Ensino, Polícia Militar, Tiro de Guerra, SEMAE e Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes, Saúde, Obras, Brigada de Emergência e Defesa Civil.

O evento conta com a participação especial dos alunos da fanfarra da Escola Estadual Benedicto Evangelista da Costa, localizada no Jardim Gilda; atiradores do Tiro de Guerra 02028 de Piracicaba; alunos da Guarda Civil; alunos e educadores do Instituto Formar, da Fundação Raízen e da Associação Atlética Educando para o Esporte.

Além disso, também são parceiros desse evento projetos como a Campanha Rio Vivo, desenvolvido pela SEDEMA, e o “Adote uma Árvore 2010”, desenvolvido pelo ambientalista José Carlos Masson.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
• Apresentação da Fanfarra da EE Benedicto Evangelista da Costa;
• Hino Nacional e hasteamento da Bandeira do Brasil;
• Abertura com a fala de representantes da Comissão Organizadora do 22º Arrastão e da Comissão de Eventos Cívicos;
• Fala de autoridades presentes;
• Informações sobre as ações que estarão sendo realizadas pelos grupos de voluntários presentes (Instituto Formar, Fundação Raízen, Associação Atlética Educando pelo Esporte e demais instituições);
• Orientações aos voluntários que participarão do Arrastão por terra;
• Início do Arrastão (previsão para início às 10h e término às 12h)

Informações importantes aos participantes do 22º Arrastão Ecológico:
A Comissão Organizadora conta com uma equipe de segurança oficial do evento durante todo o trajeto pelo rio e por terra.

*Menores de idade somente poderão participar do Arrastão Ecológico, seja em embarcações ou por terra, mediante a autorização de um responsável, sejam pais, parentes ou instituições.

*As equipes que participarão do Arrastão Ecológico COM EMBARCAÇÕESdeverão estar cientes e respeitar as seguintes normas:
• As embarcações deverão estar legalizadas e os responsáveis deverão apresentar o licenciamento do ARRAIS e preencher com antecedência a ficha de inscrição, que poderá ser enviada no email josecarlosmasson@gmail.com, aceitando e acordando com as normas estabelecidas com a organização do evento;
• Os tripulantes dos barcos deverão providenciar: combustível, peças de reposição para situações de emergência, colete salva-vidas, protetor solar, bonés, água e demais acessórios necessários para uma navegação tranquila;
• É expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas;
• Os participantes receberão instruções de procedimentos antes da saída dos barcos, bem como luvas e sacos plásticos para armazenamento do lixo coletado ao longo do rio;
• Os sacos de lixo com o material coletado deverá ser mantido nos barcos até o ponto de descarte combinado com a organização do evento;
• A rampa de acesso ao rio estará liberada para as embarcações a partir das 7h.

*As equipes que participarão do Arrastão Ecológico POR TERRA deverão estar cientes e respeitar as seguintes normas:
• Organizar-se em grupos para as atividades, conforme orientações da comissão organizadora;
• Os participantes receberão instruções de procedimentos antes da saída dos grupos, bem como luvas e sacos plásticos para armazenamento do lixo coletado ao longo do rio;
• Estar ciente dos riscos das atividades realizadas nas margens do Rio Piracicaba, conforme orientações da comissão organizadora, e tomar os cuidados necessários para evitá-los;
• Sugere-se que os participantes providenciem garrafas de uso pessoal para armazenamento de água para beber. Também é recomendável o uso de calças compridas, meias por cima da barra das calças, sapatos confortáveis, bonés ou chapéus, e protetor solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário