quarta-feira, 20 de abril de 2016

10ª SEMANA DA DANÇA DE PIRACICABA

Apresentação coreográfica Tanguetto, da Cedan - Foto Studio Nanah D'Luize

SEMANA DA DANÇA 
Oficinas e apresentações gratuitas marcam a 10ª Semana da Dança de Piracicaba. Realizado pela Prefeitura por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Adapi (Associação de Dança de Piracicaba), o evento este ano, que é direcionado a bailarinos de escolas e clubes da cidade, acontece de 20 a 23 de abril. Todas as atividades serão realizadas no palco do Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Participam da Semana da Dança a Cedan (Companhia Estável de Dança), mantida pela Semac, o Studio 415, Corpos Ballet, Jussara Sansígolo, Carina Castro, Carmem Camargo, os grupos dos clubes Cristóvão Colombo e Clube de Campo de Piracicaba, Rogéria Zago e a companhia Balé Cidade de Rio Claro.

A apresentação que marcará a data de estreia dessa edição ficou a cargo das escolas associadas à Adapi. Na quarta-feira, 20/04, às 20h, o espetáculo contará com 1 hora de duração.

Na quinta-feira, 21/04, acontece a oficina de Balé Clássico, das 9h às 11h; e a oficina de Balé Contemporâneo, das 14h às 16h, ministradas por Hebert Caetano, que é formado em balé clássico e dança contemporânea há 19 anos, pela Academia Beth Dorça, de Uberaba (MG). Atualmente, é professor e coreógrafo; foi premiado em importantes festivais de dança do país, como o Festival de Dança de Joinville (SC), e destacou-se também internacionalmente como bailarino numa turnê em Portugal, em 2000, e no USA IBC (International Ballet Competition), em 2006.

Vale destacar que cada oficina receberá, em média, 40 bailarinos inscritos pelas escolas e os demais alunos e interessados poderão participar como ouvintes, assistindo às aulas da plateia.

Ainda no mesmo dia, às 20h, o espetáculo da noite será realizado pela companhia Balé Cidade de Rio Claro, com 45 minutos de duração. O balé Em Algum Ponto de Vista, de acordo com Hebert Caetano, diretor da companhia, traz a proposta de concentração do ser sobre si, suas representações, ideias e sentimentos por meio de reflexão caótica da percepção de diversos possíveis pontos de vista de um determinado “verbo” ou “objeto”.

A programação da 10ª Semana da Dança continua na sexta-feira, 22. Das 9h às 11h acontece a oficina de Jazz Musical, com Cinthia Bastos, que é ex-bailarina, atriz, coreógrafa, diretora de movimento e preparadora corporal de atores, no Brasil e na Argentina.

Já das 14h30 às 16h, ainda na sexta-feira, está programada a aula aberta da Cedan (Companhia Estável de Dança), direcionada para alunos de academias, escolas municipais e estaduais e público em geral. Nesta atividade a Cedan abordará o dia a dia de um bailarino dentro da companhia e a importância dos exercícios durante a aula. “A aula é essencial na formação de um bailarino. Ela prepara, organiza e aquece o corpo em toda a sua estrutura para que ele tenha a segurança necessária ao se expressar por meio da arte da dança”, ressaltou a maître e diretora artística da Cedan, Camilla Pupa.

Ainda nesta atividade, a plateia será contemplada com a apresentação coreográfica Tanguetto, que proporciona a interação entre os bailarinos e o público. “ Nos transportaremos ao Caminito, em Buenos Aires, e nos misturaremos aos trios, duos e músicos que por lá mostram suas tradições. Essa sensualidade unida ao sentimento e ao ritmo abrem um leque de ideias em que juntamos a técnica clássica a essa atmosfera”, acrescentou Camilla.

No sábado, 23, dia de encerramento do evento, haverá a apresentação de todas as academias que participam da Semana da Dança, além da companhia Balé Cidade de Rio Claro. O início dos espetáculos está marcado para às 19h, também no Teatro do Engenho. Esse será o único dia em que haverá cobrança de ingresso, no valor de R$ 10, pois o total arrecadado será entregue ao Fussp (Fundo Social de Solidariedade) em prol do Lar dos Velhinhos para compra de fraldas.

Para a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, a Semana da Dança é exitosa por agregar conhecimentos e experiências teóricas e práticas aos bailarinos interessados em participar. “É uma oportunidade e tanto para que usufruam de novos aprendizados, troquem experiências com profissionais reconhecidos e, ainda, para que apresentem ao público o trabalho desenvolvido nas escolas”, observou.

SERVIÇO – 10ª Semana da Dança. Todas as atividades acontecem no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. Dia 20, às 20h, apresentação das escolas associadas à Adapi (Associação de Dança de Piracicaba). Dia 21, oficina de Balé Clássico, das 9h às 11h; e oficina de Balé Contemporâneo, das 14h às 16h, ministradas por Hebert Caetano. Às 20h, espetáculo da companhia Balé Cidade de Rio Claro. Dia 22, das 9h às 11h, oficina de Jazz Musical, com Cinthia Bastos; das 14h30 às 16h, aula aberta da Cedan. Dia 23, às 19h, apresentação de todas as academias que participam do evento. Informações pelo telefone (19) 3413-5212.

Nenhum comentário:

Postar um comentário