sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

SEMAC DIVULGA CARTAZ DO 43º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA 2016


CARTAZES DO 43º SALÃO DE HUMOR E SALÃOZINHO 
A 43ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o 14º Salãozinho de Humor já têm sua identidade. Os cartazes, criados pela cartunista colombiana Nani Mosquera e pela portuguesa Cristina Sampaio, respectivamente, foram aprovados pelo Conselho Consultivo da mostra e, a partir de agora, ilustram todo o material alusivo ao evento, que será aberto no dia 27 de agosto, no Engenho Central. O Salão Internacional de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).


Essa é a primeira vez que mulheres assinam os cartazes. “Fiz o convite à Nani e à Cristina no ano passado, quando elas foram juradas de premiação do 42º Salão. Fiquei muito feliz quando aceitaram. A presença das mulheres no humor gráfico sempre foi marcante, com grandes nomes, mas tímida. Aos poucos estamos mudando esse cenário com o nosso Salão, que incentiva a participação feminina cada vez mais. Uma das formas de incentivo é por meio da mostra Batom, Lápis & TPM, que chega ao seu sexto ano e será aberta no dia 18 de março”, disse a secretária.

O cartaz do 43º Salão tem como personagens Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau. “No mundo haverá sempre pessoas mais fortes e mais fracas, mas nós, cartunistas, temos toda nossa força nos traços. O lobo simboliza tudo aquilo que criticamos, que não estamos de acordo, que nos inspira a trabalhar e seguir em frente”, explicou Nani. Uma floresta de lápis completa o cenário e com ela Nani dá um dos recados sempre presentes em todas as edições do Salão: a necessidade de se preservar o meio ambiente.
A personagem mais famosa de Nani, Magola, dá vida a Chapeuzinho Vermelho. “Como a primeira mulher a fazer o cartaz, eu queria incluir meu personagem Magola, que me levou para a metade do mundo, e não podia perder este presente importante para mim no Salão de Piracicaba. Essa participação é importante para abrir portas e caminhos para a equidade em um trabalho tão bonito que é o de cartunista. Por isso, é uma honra ser a primeira mulher a fazer o cartaz para o maior evento de humor do mundo”, declarou.

SALÃOZINHO E CATÁLOGO 
Já Cristina Sampaio utilizou como ícone de seu cartaz para o 14º Salãozinho de Humor um palhaço. De acordo com o produtor gráfico do CEDHU, Eduardo Grosso, os cartazes são uma importante ferramenta de divulgação do Salãozinho em todas as escolas de Piracicaba, já que estimulam os estudantes a se inscrever para a mostra.
Grosso também lembrou que a edição do Catálogo do 42º Salão Internacional de Humor acaba de ficar pronta. A publicação é distribuída aos artistas participantes, da mostra principal e paralelas, júri, apoiadores e patrocinadores do evento. “Na publicação estão todos os trabalhos selecionados e premiados e toda a programação paralela. Embora a gente viva na era digital, muitos não abrem mão de ter um catálogo físico em casa”, garantiu Grosso.

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Gostaria de saber mais informações sobre o evento, pois trabalho em uma escola Estadual e gostaria que meus alunos participassem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc quer informações sobre o Salãozinho? Inscrições até 24/06/2016.
      Regulamento:https://drive.google.com/file/d/0B1aQPxR3vjHgclZ4MlE3OEZ4WUk/view

      Excluir