terça-feira, 19 de janeiro de 2016

SINFÔNICA DE PIRACICABA + BEBÉ SALVEGO NA ESALQ

Sinfônica de Piracicaba e Bebé Salvego interpretam
Billie Holiday em concerto na Esalq


A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) apresenta o Tributo a Billie Holiday nesta sexta-feira, 22/01/2016, às 18h, no gramado em frente ao Edifício Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq). O programa conta com a participação da cantora Bebé Salvego, de 12 anos, participante do The Voice Kids Brasil, e tem obras de Johann Strauss, Erotides de Campos, Pixinguinha e Zequinha de Abreu. O Coro Infanto-Juvenil do Projeto Guri faz a recepção ao público. A entrada é gratuita. A tenda montada no local tem capacidade para duas mil pessoas.

O programa escolhido é o mesmo que a Sinfônica apresentou em 12 de dezembro, no palco externo do Teatro Municipal Erotídes de Campos. A realização é da USP/Esalq, da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Raízen, Hyundai e Caterpillar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. São apoiadores culturais a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Rádio Educativa FM.

Regente titular e diretor artístico da Sinfônica de Piracicaba, o maestro Jamil Maluf lembra que, em função do retorno positivo, a intenção foi aproveitar a estrutura da Esalq para que mais pessoas conheçam a Orquestra e o talento da diva mirim. “A Bebé é uma revelação musical de Piracicaba. Sua qualidade vocal, doçura e capacidade de interpretação deixam o público boquiaberto e emocionado”, explica o maestro.

O Tributo a Billie Holiday acontece na segunda parte do programa, quando Bebé Salvego canta acompanhada de Fulvio Moraes na bateria, Eduardo Brasil no contrabaixo acústico e de Otiniel Aleixo (Legal) na guitarra. Ela interpreta Cheek to Cheek, Crazy He Calls Me, They Can't Take That Away From Me, Fly Me to the Moon e I Can't Give You Anything But Love. Jamil Maluf incluiu ainda a canção Maninha, de Chico Buarque.

Bebé Salvego começou a cantar aos 8 anos, por influência do pai, o violonista, guitarrista e baixista Otiniel Aleixo, e a mãe, Alessandra Salvego, produtora musical. Sua primeira turnê, em 2012, teve repertório infantil em 14 shows nos Sesi e Sesc do Estado de São Paulo, com a cantora Taís Reganelli. Bebé também fez o show Brincadeira Preferida, em 2014, na Virada Cultural Paulista em Piracicaba. No ano passado, participou do Programa do Jô, na Rede Globo, e recebeu de presente do apresentador um microfone vintage, igual ao das divas de jazz.

A cantora piracicabana integra a primeira edição do The Voice Kids Brasil, reality show da Rede Globo. Na tarde do último domingo, 17, ao cantar I Can't Give You Anything But Love, Bebé impressionou os cantores Victor e Leo, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, que integram o júri do programa. “Você ‘jazziou’ na cara da sociedade brasileira”, disse o apresentador da atração, Tiago Leifert. “A banda está dominada”, definiu Ivete, sobre o desempenho de Bebé no palco.

A primeira parte do programa tem a abertura da opereta O Morcego, de Johann Strauss, e o chorinho-maxixe Aí Cavaquinho, de Erotides de Campos, compositor e instrumentista de Cabreúva que viveu em Piracicaba. O programa traz ainda os descontraídos choros Carinhoso, composto por Pixinguinha entre 1916 e 1917, e Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, imortalizado na voz de Carmen Miranda.

Segundo Jamil, o programa foi pensado para aproximar o público do universo da música erudita e demonstrar que uma orquestra pode incluir em seu repertório obras de diferentes gêneros. “Será um concerto em que o público poderá sentir a nostalgia do século 19, cantar junto da Sinfônica e até levantar das cadeiras para dançar”, contextualiza o maestro.

Sob regência da maestrina Vanessa Zambão, o Coro Infanto-Juvenil do Projeto Guri – Polo Piracicaba faz os 30 primeiros minutos do programa, com as canções Vilarejo, de Marisa Monte; Aonde quer que eu Vá, de Herbert Viana; Don't Stop Believin', de Journey; e os medleys com obras de Adoniran Barbosa e do musical Grease, adaptados por Vanessa Zambão e Vinícius Polezer. Composto por 60 integrantes, entre 9 e 17 anos, o coro alia o trabalho cênico ao do canto, como forma de desenvolver a expressão corporal, a sensibilidade e a criatividade artística, associadas às técnicas vocais.

ESFORÇOS – Para Jamil Maluf, a apresentação da Sinfônica na Esalq “é uma forma de reconhecer os esforços que vários nomes ligados à instituição tiveram pela manutenção da música erudita em Piracicaba”. A história da OSP – de 115 anos – é marcada por grandes êxitos, com a dedicação de professores da Esalq, como Alcides Guidetti Zagatto e Jaime Rocha de Almeida. “Estamos na expectativa de que será uma grande apresentação, como aconteceu no encerramento da Temporada 2015, no palco externo do Teatro Erotídes de Campos, com a presença de 1.500 pessoas.

Na avaliação do diretor da Esalq, o professor Luiz Gustavo Nussio, trata-se de um privilégio receber o concerto da OSP. “O brilho e o magnetismo do maestro Jamil Maluf, conduzindo a seleta composição de músicos, nos brindará com repertório exclusivo em um típico final de tarde de verão”, diz Nussio, que destaca ainda a função do momento musical: “queremos aproximar a Esalq e a comunidade, na mesma semana em que devolvemos à sociedade nossa principal contribuição com a solenidade de formatura da classe de 2015. Música de qualidade e cultura para nossa cidade. Com isso, a Esalq e as empresas patrocinadoras pretendem mostrar seu carinho por Piracicaba e região."

TRAJETÓRIA – A Orquestra Sinfônica de Piracicaba tem 115 anos de trajetória em prol da difusão da música erudita, completados em 24 de março de 2015. É reconhecida por leis municipal e estadual como entidade de utilidade pública. Sua primeira apresentação ocorreu em 24 de março de 1900, na Catedral de Santo Antônio, então chamada de igreja matriz, sob regência de Lázaro Lozano.

Em sua fase mais recente, a Sinfônica passou por um processo total de reestruturação. O maestro Jamil Maluf torna-se diretor artístico e regente titular em julho de 2014, tendo o músico André Micheletti, também de Piracicaba, como regente assistente e diretor artístico associado.

Maluf possui quatro prêmios de Melhor Regente de Orquestra pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e atuou como diretor pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ele esteve por 34 anos no Theatro Municipal de São Paulo, do qual foi diretor artístico e regente titular das Orquestras Sinfônica Jovem Municipal e da Orquestra Experimental de Repertório, por ele criada em 1990. Micheletti é diretor artístico e coordenador pedagógico do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), está à frente da coordenação pedagógica do Instituto Fukuda e é professor de música na USP de Ribeirão Preto.

A Temporada 2015, de abril a dezembro, teve todos as apresentações com a capacidade máxima de público no Teatro Municipal Erotídes de Campos. Solistas reconhecidos no Brasil e no exterior participaram dos concertos, vistos por aproximadamente 6.200 pessoas. “Minha vontade é que Piracicaba torça tanto pela sua orquestra, quanto torce para o seu time, o XV de Novembro”, afirmou Jamil Maluf no concerto de encerramento da temporada.

As atividades didáticas também fazem parte do novo projetos da OSP, que formou quartetos de cordas e sopros da Sinfônica para percorrer oito bairros na apresentação do projeto Música nas Escolas, que apresentou o universo da música erudita a 560 estudantes. A intenção para 2016 é ampliar as ações, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Neste caso, o Teatro Municipal Erotídes de Campos receberá o ABC do Dó Ré Mi, com 28 concertos de curta duração e palestras para 12 mil alunos das escolas públicas.

SERVIÇO – Tributo a Billie Holiday, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Bebé Salvego. Dia 22 de janeiro, às 18h, no gramado em frente ao Edifício Central da Esalq/USP (av. Pádua Dias, 11, Agronomia). Entrada gratuita. Informações:www.fb.com/sinfonicapiracicaba.


VEJA O VÍDEO DA APRESENTAÇÃO do dia 12/12/2015

VÍDEO do dia 22/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário