quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

MUSEU PRUDENTE DE MORAES REABRE PARA VISITAS



O Museu Prudente de Moraes reabre suas portas a partir do dia 21/01/2016, após passar por obras de manutenção.

Além de seu rico acervo, o museu esta com duas exposições temporárias: "O Realismo na Cultura Artística Piracicabana", com obras de seu acervo e "Não Somos Artistas. O que Vocês Estão Fazendo Aqui?", em parceria com a APAP.

VISITE O MUSEU PRUDENTE DE MORAES:
Rua Santo Antonio, 641 - Centro
Horário de visitação:
Segunda a sexta-feira - 9h às 17h
Sábados, domingos e feriados - 12h às 16h.
Informações: (19) 3422-3069

O MUSEU
A antiga residência do Primeiro Presidente da República é atualmente o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

Em 1864,Prudente de Moraes fixou residência em Constituição, atual Piracicaba. Sua vida política foi marcada por mandatos em esferas municipais, estaduais e principalmente federais. De 1894 a 1898 tornou-se o terceiro Presidente da República do Brasil, o primeiro Presidente Civil eleito pelo povo. Após o término de seu mandato presidencial, retornou a Piracicaba, local onde advogou, chefiou as articulações do Partido Republicano Dissidente e faleceu, em 03 de dezembro de 1902, vítima de tuberculose.

A casa adquirida inacabada e concluída em 1870 foi cenário de inúmeros encontros políticos do conturbado período da Proclamação da República. Constava no lote junto à edificação, o seu gabinete e um grande quintal com jardim e pomar com frondosas jabuticabeiras mandado plantar por Prudente de Moraes. Este edifício abrigou após a década de 1930, a Faculdade de Odontologia Prudente de Moraes, o Grupo Escolar Dr. Prudente, a Delegacia de Ensino e, em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Atualmente o prédio se encontra tombado a Nível Municipal (CODEPAC), Estadual (CONDEPHAT) e Federal (IPHAN). Além do edifício, o acervo correspondente a Coleção Prudente de Moraes encontra-se também tombado pelo IPHAN.

A antiga residência do Primeiro Presidente da República é atualmente o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, passou por recuperação da estrutura física e por uma nova reestruturação museográfica e museológica contemplando a vida pública, política e privada de Prudente de Moraes e a História de Piracicaba retratando importantes fases do município, sua formação, mudanças econômicas e sociais decorrentes do grande desenvolvimento da lavoura e da indústria.

O acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha, Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário