quarta-feira, 30 de setembro de 2015

OUTUBRO ROSA EM PIRACICABA


HISTÓRIA
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos EUA, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.




EVENTOS
1º/10 (QUI) - 7h30 - Rua do Rosário,700
ACIPI
A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) apoia o movimento Outubro Rosa na cidade e realiza, por meio do Conselho da Mulher Empresária, o evento 'Bom Dia, Outubro Rosa!". No dia 1º de Outubro, a partir das 7h15, na sede da entidade, localizada à rua do Rosário, 700. O objetivo é levar mais informações à população por meio de profissionais especialistas no assunto, como o médico Sérgio Bruno Barbosa, e de depoimentos de pessoas que superaram a doença. Para participar do evento, o Conselho pede um pacote de fralda geriátrica (G) ou um kit de higiene pessoal, em prol do Lar dos Velhinhos. A Acipi manterá a fachada iluminada, em tons de rosa, durante todo o mês de outubro.

01 a 31/10

04/10 (DOM) - 10h - Parque da Rua do Porto
Fundo Social de Solidariedade 
A Prefeitura Municipal de Piracicaba, através do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), em parceria com o Instituto de Mamas de Piracicaba, realiza no dia 4 de outubro (domingo) às 10h, no Parque da Rua do Porto uma apresentação do Quarteto de Cordas “Opus 4” dando inicio a Campanha Outubro Rosa. O evento contará com o apoio da Rosa Flores, Delta Supermercado, Bolo da Madre e Pretty Hair; além disso, a Avon estará com uma equipe realizando maquiagem e sorteio de kits para as participantes.

Com parceria da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle – Empem, o Quarteto nasceu em 2010 e é formado pelos músicos Helgo Ackermann (violino), Paulo Celso Guimarães Souza (violino), Paulo Bandel (cello) e Bragion (viola). Além da apresentação do concerto, haverá também um recital com textos sobre a mulher e distribuição de material preventivo sobre o câncer de mama;

De acordo com a presidente do Fundo Social, Selma Ferrato, apesar dos avanços tecnológicos e os investimentos da indústria farmacêutica, o índice de mortalidade ainda é grande. “A única possibilidade para reverter este quadro é conscientização sobre a importância da prevenção”, argumenta.

Como realizar o exame de mama
Para ter acesso ao exame de mamografia, a paciente deve procura a Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família mais próxima para agendar consulta com médico que solicitará o exame. Com a solicitação do médico, a Unidade de Saúde (UBS ou PSF) faz o agendamento que, na sequência, entra em contato com a paciente para informar o dia, hora e local do exame.

Após a realização da mamografia a paciente agenda consulta de retorno a UBS ou PSF para avaliação médica. Em caso de alteração no exame a paciente é encaminhada para o Centro Especializado em Saúde da Mulher para tratamento e acompanhamento.

29 e 30/10 (QUI e SEX) - 7h às 17h - Estação da Paulista
8ª Campanha ILUMINA de prevenção e diagnóstico precoce de câncer

CECAN
Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba
Realiza atendimento integral a Pacientes com diagnóstico de Câncer. Tratamentos de Quimioterapia, Radioterapia e Serviços Complementares.
Avenida Independência, 953 - Piracicaba
019 2532-8200


Venda das Camisetas é direto no CECAN, que fica localizado na Sta Casa de Piracicaba. Endereço: Avenida Independência, 953 - Bairro Alto - Piracicaba. Horário 8h -16h


21/10


Centro de Reprodução Humana de Piracicaba
5º andar do Hospital Santa Izabel - Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba

O CRHP-Centro de Reprodução Humana de Piracicaba apoia o Movimento Outubro Rosa e conscientiza sobre a importância da preservação da fertilidade em pacientes oncológicos para garantir a realização futura do sonho de ter um filho. Dr. Paulo Padovani, ginecologista e diretor da equipe, alerta as pacientes com câncer que serão submetidas à radioterapia ou quimioterapia, que a coleta deve ser feita o quanto antes, com a orientação conjunta do oncologista e do especialista em reprodução humana.

O tratamento de diversos tipos de câncer podem provocar alterações importantes na fertilidade. Como alternativa para casos como estes, o CRHP, disponibiliza o congelamento de óvulos e embriões, 
preserva as características do óvulo, que pode ser utilizado quando a paciente estiver pronta para tentar uma gravidez. A equipe atua em conjunto com oncologistas da cidade.

SHOPPING PIRACICABA
Outubro começa com uma orientação super especial: o cuidado com a saúde, especialmente na prevenção ao câncer de mama. A fachada do Shopping Piracicaba se coloriu de rosa para destacar a importância do autoexame e das medidas preventivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário