quinta-feira, 24 de setembro de 2015

JAZZ SINFÔNICA EM PIRACICABA

25/09 - 20h
JAZZ SINFÔNICA
Regência de Fábio Prado
Teatro do Engenho - Av: Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central
Gratuito

A Orquestra Jazz Sinfônica, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administrado pela Organização Social Instituto Pensarte, se apresenta em Piracicaba na série pelo interior paulista na próxima sexta-feira, 25 de setembro, às 20h. O concerto será no Teatro do Engenho, com regência de Fábio Prado. O evento é gratuito e tem apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
No programa do concerto em comemoração aos 25 anos da orquestra, o grupo apresenta o melhor da música popular com composições de: Milton Nascimento, Domingos, Gilberto Gil, Nino Rota, John Williams, entre outros.

Programa:
Aquarela de Sambas – Fantasia sobre temas de Ary Barroso
Cyro Pereira

Vera Cruz
Milton Nascimento
Arranjo: Cyro Pereira

Milagre dos Peixes
Milton Nascimento
Arranjo: César Camargo Mariano
Orquestração: Nelson Ayres

O Fino do Choro nº1
Cyro Pereira

Um a Zero
Pixinguinha
Arranjo: Proveta
Solo: Paula Valente – Sax Soprano

Cole Porter Suíte
Fantasia sobre temas de Cole Porter
Cyro Pereira

US
Thad Jones
Arranjo | Nelson Ayres

Suíte Broadway
Fantasia sobre temas da Broadway
Cyro Pereira

JAZZ SINFÔNICA -
A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo foi criada em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação, bastante singular, une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar e lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.
O grande maestro Cyro Pereira, fundador da orquestra, criou o repertório fundamental da Jazz, transpondo melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico.
A orquestra já dividiu o palco com músicos brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D'Rivera e muitos outros. João Maurício Galindo é o diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

FÁBIO PRADO 
Fábio Prado é maestro e arranjador. Iniciou sua vida musical em 1977, participando da comunidade Coral Luther King. Em 1980 começou a estudar trompa no Conservatório do Brooklin com o professor Mário Rocha. Logo começou a tocar em orquestras, com destaques para as Orquestra Sinfônica da Paraíba (1982/1983), Orquestra Sinfônica de Campinas (1984/1987), OSESP (1988/1997) e Orquestra Jazz Sinfônica (1997/2004). Ganhou prêmios nos concursos jovens solistas das OSESP, OSPA e OSJMSP.

Nos anos 90 também desenvolveu diversas atividades, como produção de trilhas publicitárias (1990/1994), produção de eventos musicais, consultoria na área de música eletrônica, tendo trabalhado para as principais marcas produtoras de teclados eletrônicos: Roland, Yamaha e Korg. Em 1994 escreveu o livro MIDI, GM e GS – Guia Prático. É tradutor do programa Band-in-a-Box da canadense PGMusic desde 1997.

De 1999 a 2001 foi editor da revista Cover Teclado. De 2006 a 2008 produziu e apresentou programas musicais nas Rádios Cultura FM e AM.

Em 1998 começa seus estudos de arranjo e regência. No final deste ano estreia como maestro à frente das orquestras Jazz Sinfônica e Sinfonia Cultura. Estudou com Roberto Tibiriçá, Lutero Rodrigues, Aylton Escobar e Ira Levin. Teve aulas de orquestração com Cyro Pereira.

Em 2005 tornou-se maestro assistente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Neste mesmo ano foi assistente da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo. Em maio de 2010 faz sua estreia internacional, com dois concertos na Itália. Adriana De Serio, crítica do jornal local escreveu: “Prado revelou um gestual essencial e incisivo, síntese de um refinado 'background' cultural e de uma profunda sensibilidade artística.”

Em 2009 recebeu o título de mestre pela ECA-USP, com a dissertação 'O Carinhoso de Cyro Pereira: Arranjo ou Composição?'. Atualmente também ministra cursos e palestras sobre regência, arranjo/orquestração e de história da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário