sexta-feira, 11 de setembro de 2015

4ª MOSTRA ECOFALANTE NO SESC PIRACICABA

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental começa no dia 15/09/2015 com seis exibições e bate-papos no Sesc Piracicaba

MEIO AMBIENTE
4ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

15, 16, 17, 18, 22 e 24/9
Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Quanto: Grátis

A itinerância da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega ao Sesc Piracicaba e mais 18 unidades do Sesc SP neste mês de setembro e exibe produções nacionais e internacionais que abordam, sob vários aspectos, a relação do ser humano com o ambiente. A programação conta também com rodas de conversa e debates após as exibições, ampliando o espaço da reflexão sobre os temas socioambientais da atualidade. As exibições são gratuitas e acontecerão no Teatro da unidade.

O longa francês “Era uma vez uma floresta”, será a primeira exibição da Mostra em 15 de setembro, às 20h, que traz a beleza e os mistérios da natureza e exibe em detalhes o crescimento de uma floresta tropical. Logo após a exibição, bate-papo sobre Biodiversidade abordará o panorama nacional e as ameaças que colocam em risco espécies e ecossistemas. O debate será com Isabela Kojin Peres, mestranda do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada e Eduardo Roberto Alexandrino, doutorando em Ecologia Aplicada, ambos da ESALQ/USP.

No dia 16/9, quarta, às 15h, “Trashed, para onde vai o nosso lixo?”, do Reino Unido, é um documentário que mostra os riscos causados pela poluição do ar, mar e terra à cadeia alimentar e ao meio ambiente, revelando fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos à nossa saúde. Em seguida, a Professora Dra. Ana Maria de Meira, Educadora Ambiental da ESALQ/USP ministra bate-papo sobre Cadeia de Resíduos que mostra que a produção de resíduo está diretamente relacionada aos hábitos de consumo e, cada vez mais, exige recursos do planeta para minimizar seus impactos.

“O experimento humano”, filme que traz histórias reais de pessoas que acreditam que suas vidas foram afetadas por produtos químicos, bem como traz a denúncia de ativistas contra a indústria química negligente, será exibido em 17/9, quinta, às 20h. Após a exibição, a doutoranda em Química pela USP/RP, Lilian Rodrigues Rosa, ministrará bate-papo sobre O Homem como cientista e cobaia de si próprio.

Para a sexta-feira do dia 18 de setembro, o documentário “Malditas Barragens” explora a crescente conscientização dos cidadãos norte-americanos diante da importância socioambiental dos rios e sua biodiversidade. A exibição começa às 20h e, após o término, a Professora Dra. Silvia Regina Gobbo Rodrigues, da Unimep, falará sobre como as espécies superam as intervenções humanas e garantem a sobrevivência.

Na semana seguinte, no dia 22/9, às 20h, “Favelas: as cidades do amanhã” abordará, de uma perspectiva sociológica/filosófica, as estruturas construídas em uma escala humana. O número atual de pessoas que vivem em favelas atualmente é uma em cada seis. Para falar sobre o Planeta Urbano, o bate-papo após a exibição do filme será por conta do sociólogo e professor da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Prof. Dr. Luiz Fernando Amstalden.

E a última exibição da Mostra Ecofalante será na quinta do dia 24 de setembro com o documentário “A tragédia do lixo eletrônico” que revela o comércio global tóxico alimentado pela ganância e corrupção. Em seguida, a Professora Dra. Flávia Luciane Consoni e a doutoranda Luciara Gigante,ambas do Programa de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, falarão sobre Desenvolvimento tecnológico: evolução humana ou agressão ambiental.

Trailers:
Era uma vez uma floresta – 15/9, terça, 20h.
https://www.youtube.com/watch?t=10&v=FEFHHVvxLXg

Trashed, para onde vai o nosso lixo? – 16/9, quarta, 15h.
https://www.youtube.com/watch?v=5z2s_klZkFg

O experimento humano – 17/9, quinta, 20h.
https://vimeo.com/31683038

Malditas Barragens (Damnation) – 18/9, sexta, 20h.
https://vimeo.com/ondemand/damnation/89928979

Favelas: as cidades do amanhã – 22/9, terça, 20h.
https://vimeo.com/79685543

A tragédia do lixo eletrônico – 24/9, quinta, 20h.
https://vimeo.com/95789417

Nenhum comentário:

Postar um comentário