sábado, 13 de junho de 2015

FESTIVAL GASTRONÔMICO SABOR SÃO PAULO 3ª EDIÇÃO



3ª edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo está com inscrições abertas. Os Chefs interessados poderão se inscrever até dia 21 de junho, para a etapa da macrorregião de Jundiaí, que acontecerá no dia 30 de junho.
A 3ª Edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo teve início no mês de fevereiro de 2015, e seguirá até novembro, num total de 16 etapas, sendo 15 regionais e a grande final na capital paulista. As 15 etapas regionais funcionam como seletivas. Cada uma delas terá um Chef Padrinho ou Madrinha, que irá à Cidade-Anfitriã da macrorregião dar uma aula gratuita e aberta ao público (mediante inscrição e sujeita à lotação), de culinária utilizando os ingredientes da região.

Para participar do festival os interessados terão até o dia 21 de junho para se inscrever pelo site www.sabordesaopaulo.com.br, onde irão encontrar o regulamento, a ficha de inscrição e o calendário completo do evento. Neste ano, as inscrições para a 8º etapa - macrorregião de Jundiaí, da qual Piracicaba está inserida, já estão abertas. A seletiva acontecerá na cidade de Jundiaí, no dia 30 de junho, e os candidatos selecionados para participar serão comunicados pela organização até o dia 23 de junho.

Pode participar deste concurso o proprietário (a) ou o Chef de algum estabelecimento da cidade de Piracicaba, que possua CNPJ, esteja devidamente regularizado no município, e que comercialize o prato ou quitute que será inscrito no Festival. É, portanto, muito importante que o prato típico inscrito possa ser encontrado por turistas e visitantes que cheguem à sua cidade com o fim de conhecê-lo e degustá-lo.

Este ano, a ideia é que sejam inscritos pratos que já tenham fama na cidade, ou mesmo novos pratos, podendo esta ser uma grande chance de divulgar sua criação para todo o País, atraindo mais turistas para a sua região e gerando desenvolvimento econômico e social para todos. Além disto, todos os pratos escolhidos constarão no Guia Turístico Gastronômico 2015, que será produzido após a última etapa, e distribuído gratuitamente pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em locais estratégicos, e será disponibilizado em sua página na internet.

O critério principal para inscrever um prato será a sua forte identidade gastronômica local, ou seja, que possua apelo cultural, histórico e regional com a cidade.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, as etapas definirão os 60 pratos que estarão na etapa final, em novembro, na cidade de São Paulo. Em cada uma das etapas regionais serão selecionados 10 pratos entre todos os inscritos para a etapa.

No caso de Piracicaba, a seletiva acontecerá na cidade de Jundiaí, e os selecionados participarão de um evento público de degustação. Um júri especializado e o voto popular indicarão os quatro finalistas de cada etapa. Quem estiver entre os 4 selecionados de sua macrorregião, poderá participar da 16ª e última etapa, que acontece em dois dias no mês de novembro de 2015, em um espaço de grande movimento público na cidade de São Paulo, para expor e vender seus produtos a preços populares predeterminados em acordo com a organização.


Piracicaba no Sabor de SP
Em 2013, com apoio da Setur, a cidade de Piracicaba foi representada pelo Chef Roberto Lourenço de Moraes, do restaurante Coisas di Buteco, que se destacou entre os melhores do Estado, com a receita “Imbruio Caipira", e em 2014, o prato “Pintado Cheio de Encantos”, da Chef Sanny Soares Braga, do Navegantes Restaurante, também ficou entre os pratos finalistas que participaram do evento final do concurso na cidade de São Paulo.

“Convidamos novamente todos os chefs e donos de restaurantes da cidade para que façam suas inscrições no concurso e participem! O Sabor de São Paulo é uma importante oportunidade de divulgação do turismo gastronômico de Piracicaba, principalmente por já possuirmos categoria e qualidade em serviços de alimentação, o que nos possibilita receber cada vez mais visitantes que buscam a comida regional em nossa cidade”, diz Rose Massarutto, a secretária de Turismo, reforçando o convite para participação no Festival.

Sobre o Festival
O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é um evento realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e pela Revista Prazeres da Mesa, com o objetivo de consolidar a gastronomia paulista como um dos mais ricos atrativos do turismo do Estado, tecendo uma rede de endereços e informações culturais sobre sua culinária, seus pratos, sua história, produtos e cidades onde se originaram transformando-os em um Guia Turístico-Gastronômico e uma rota de prazeres.

SERVIÇO
8ª Etapa do 3º Festival Sabor de São Paulo (macrorregião de Jundiaí – que inclui a cidade de Piracicaba)
Inscrições pelo site www.sabordesaopaulo.com.br, até dia 21 de junho 2015.
Os candidatos selecionados serão chamados até o dia 23 de junho.
A seletiva regional acontecerá na cidade de Jundiaí, no dia 30 de junho, e será um evento de degustação aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário