sábado, 28 de fevereiro de 2015

SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA & MACKENZIE

TERMO DE COOPERAÇÃO 
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico), assinou no dia 27/02/2015, termo de cooperação cultural e científica com a Universidade Presbiteriana Mackenzie para a realização de atividades ligadas ao Salão Internacional de Humor, como lançamentos de livros, palestras e pesquisas, também na capital. 


A cerimônia ocorreu no Centro Histórico Mackenzie, na universidade, com a participação do prefeito Gabriel Ferrato, da secretária da Semac, Rosângela Camolese, do reitor da universidade, Benedito de Aguiar Neto, do pró-reitor de extensão, Sérgio Lex, de Alexandre Huady, diretor do Centro de Comunicação e Letras, além de professores e coordenadores de cursos e de membros do Conselho Consultivo do Salão.

De acordo com Ferrato, a parceria possibilitará que Piracicaba, via Mackenzie, divulgue o Salão no município de São Paulo, um dos centros culturais mais importantes do país. “Ter essa divulgação é de fundamental importância também para valorizar o nosso Salão e até incentivar o público de São Paulo a frequentar Piracicaba como turistas culturais. Também valoriza os artistas que produzem essa arte. Outro ponto importante é a formação de público e também de novos artistas”, disse.

A secretária da Semac ressaltou que ter um ponto de apoio na capital, como será o Mackenzie, era um desejo antigo dos realizadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. “Agradeço ao Mackenzie, que concede este espaço para que o humor gráfico continue sendo respeitado, pesquisado e difundido como instrumento decisivo pela necessária liberdade de expressão mundial”, afirmou Rosângela, que também anunciou o dia 22 de agosto como a data de abertura da exposição neste ano.

O reitor do Mackenzie, Benedito de Aguiar Neto, que recebeu das mãos do prefeito Ferrato uma caricatura feita pelo cartunista piracicabano Erasmo Spadotto, que também integra a equipe do CEDHU, disse que ficou impressionado com a iniciativa de preservação do Salão piracicabano, que chega à sua 42ª edição.

“O Mackenzie passa a ser daqui por diante a referência do Salão de Humor na cidade de São Paulo para a realização de exposições, debates e lançamentos de livros. Para a universidade, o Centro de Comunicação irá integrar os alunos com as obras e aumentará o número de pesquisas e estudos sobre o humor gráfico”, observou o presidente do Conselho Consultivo do Salão, professor de publicidade do Mackenzie e um dos articuladores da parceria, Adolpho Queiroz. 

HISTÓRIA 
Criado em 1974, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que chega a sua 42ª edição em 2015, serviu como forma de protesto contra a ditadura para um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais da cidade.

Para engrossar o coro contra o regime, ganhou apoio de grandes nomes do humor gráfico nacional, como Millôr Fernandes, Zélio e Ziraldo, e projetou outros, entre eles Glauco, Angeli, Paulo Caruso, Chico Caruso e Laerte, responsáveis pela criação de desenhos de humor em alguns dos principais veículos de comunicação do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário