quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

4ª FESTA DA BATATA


A 4ª Festa da Batata será realizada neste mês de fevereiro, nos dias 05 (quinta-feira), das 19h às 23h, dia 06 (sexta-feira), das 19h às 24h, e no dia 07 (sábado), das 18h às 24h, no Largo dos Pescadores, em frente ao barracão da Irmandade do Divino. O evento será realizado pela Associação Atlética Educando Pelo Esporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo e Secretária de Ação Cultural.

A expectativa dos organizadores é que este ano participem cerca de 15.000 (quinze mil) pessoas durante todo o evento, sendo cerca de 5.000 (cinco mil) pessoas por dia. As batatas recheadas (de frango, presunto e queijo, brócolis e calabresa), são o carro-chefe do evento, e já eram muito apreciadas pelo público frequentador da Barraca Estados Unidos durante a Festa das Nações, que também é administrada pelos voluntários da Associação Educando pelo Esporte.

Piracicabanos e turistas poderão se deliciar com o tradicional cardápio da festa, que contará com a venda da tradicional batata aperitivo, que foi sucesso total nos anos anteriores, além de porções de batata frita, churrasquinho, pastel, doces e sorvetes, além de cerveja, chopp, refrigerantes, água e suco.

Segundo Alessandro Demétrio Franco, o Chapinha, coordenador da A.A. Educando Pelo Esporte, a estimativa é que sejam usados 2 toneladas e 100 quilos de batata em todos os dias de festa, um pouco mais do que a quantidade de batata usada no ano passado, e devem trabalhar na festa aproximadamente 250 pessoas, sendo a grande maioria voluntários, além dos diretores e funcionários da associação.

O evento conta com uma programação musical variada, com atrações musicais gratuitas nos três dias de evento. O Clube do Vinil fará shows em todas as noites de evento, e também se apresentarão Samba da Aninha (dia 05), Juninho Caipira e Marcelo Souza (dia 06) e Wagner & Alexandre (dia 07).

O coordenador do Educando Pelo Esporte diz que a festa surgiu da necessidade da entidade de desenvolver uma festa própria, no mês de fevereiro, para que o projeto tivesse mais uma fonte de renda, além do que já é arrecadado na Festa das Nações e Festas Juninas e Julinas da entidade. “Este evento arrecada um importante recurso no início do ano, período em que geralmente a entidade está com seus recursos limitados por conta dos gastos extras no final do ano, como o 13º salário dos funcionários. A renda da festa é toda revertida para a manutenção do espaço e atividades do projeto”, afirma Chapinha.

“Esta festa é um importante atrativo turístico, que movimenta a Rua do Porto e que está abrindo o leque do turismo social na cidade. Além disso, é uma festa que está se consolidando ano a ano, reforçando o turismo gastronômico e social de Piracicaba”, afirmou a Secretária da Pasta de Turismo, Rose Massarutto.

A 4ª Festa da Batata conta com o apoio da Itapuan Batatas, Irmandade do Divino e do Piracicaba em Festa.

Sobre o projeto Educando pelo Esporte
Fundada há 17 anos, a Associação Atlética Educando pelo Esporte atende hoje 200 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 07 à 17 anos, matriculado e frequentando o ensino regular. Para poder participar de nosso projeto, é necessário morar na região dos CRAS São José, Novo Horizonte, Jardim São Paulo e parte do Piracicamirim, ter entre 7 e 17 anos e estar estudando regularmente. O período de inscrição se inicia de Janeiro a Março de cada ano, e também de Julho a Agosto, conforme a existência de vagas.

O projeto Educando pelo Esporte desenvolve seus trabalhos direcionados às crianças, adolescentes e seus familiares, por meio de intervenções pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Segundo Lopes, a importância do Educando pelo Esporte é preencher o tempo ocioso das crianças e adolescentes e contribuir com a sociedade de um modo geral.

Convite

A Associação Atlética Educando Pelo Esporte convida os jornalistasinteressados em fazer a cobertura da 4ª Festa da Batata para uma degustação do cardápio da festa, que acontecerá no dia da abertura do evento, dia 05, quinta-feira, a partir da 18h30, no local do evento. Haverá representantes da Associação para recepcioná-los, dar entrevistas e a cozinha estará aberta com pratos prontos para serem fotografados.

Mais informações sobre o projeto Educando pelo Esporte
Alessandro Demétrio Franco (Chapinha) - Coordenador da A.A. Educando Pelo Esporte
Marcos Inforçato – Vice-Presidente da A.A. Educando Pelo Esporte
e-mail: coordenacao@educandopeloesporte.com.br
Fone: (19) 3433-5085 ou 2532-5184
www.educandopeloesporte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário