sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA SE MANIFESTA CONTRA ATENTADO NA FRANÇA

O Guia Turístico Piracicaba, que acompanha e divulga o evento que acontece em Piracicaba anualmente, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, referencia internacional de humor, faz homenagem aos 12 que foram sacrificados em Paris, França no dia 07/01/2015, no Charlie Hebdo.

O mundo todo repudia e se coloca em alerta contra o terrorismo.

Na última edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (2014), que ocorre na cidade há 41 anos, o evento recebeu 2,5 mil trabalhos de 54 países, incluindo Irá e França.

REPÚDIO AO ATENTADO CONTRA A REVISTA CHARLIE HEBDO
Em nome do Conselho Consultivo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, venho manifestar o nosso mais veemente repúdio ao atentado terrorista ocorrido hoje em Paris, contra o semanário “Charlie Hebdo”, que resultou em 12 mortes e outros feridos graves. A revista, que tradicionalmente ironizava a intolerância política islamita, foi covardemente assaltada e fuzilada.

O humor gráfico tem como traço principal, historicamente no mundo todo, a sua não subserviência contra quaisquer tipos de ditaduras, sejam políticas, militares ou religiosas.

Lançamos por ocasião dos 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o livro “Balas não matam ideias”, em coautoria com a acadêmica do Curso de Publicidade, Leticia Ciasi, infelizmente, nunca o título daquele livro esteve tão atual.

Que as autoridades francesas e a comunidade política e artística internacional, manifestem seu profundo repúdio contra um atentado à livre manifestação do pensamento, uma das maiores conquistas da sociedade contemporânea.

Manifestei, em nosso nome, ao presidente da FECO, Federação Internacional dos Cartunistas, Francisco Puñal Suárez, o nosso pesar pelos falecidos, feridos, extensivos aos seus familiares e amigos.

Prof. Dr. Adolpho Queiroz,
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Presidente do Conselho Consultivo do Salão Internacional de humor de Piracicaba.


Fotos de arquivo mostram cartunistas da equipe da revista 'Charlie Hebdo' mortos no ataque. Da esquerda para a direita: Georges Wolinski (em 2006), Jean Cabut - o Cabu (em 2012), Stephane Charbonnier - o Charb (em 2012) e Tignous (em 2008) (Foto: Bertrand Guay, François Guillot, Guillaume Baptiste/AFP)



O cartunista Wolinski com o português Luiz Humberto (PortoCartoon) e o cartunista Osvaldo DaCosta (Brasil), na abertura da exposição do acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em Porto - Portugal - em julho de 2014


Charges em homenagem aos cartunistas mortos no ataque terrorista ao Charlie Hebdo, em Paris.










Nenhum comentário:

Postar um comentário