quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

INVESTIMENTOS DA SETUR PIRACICABA EM 2013/2014

Setur investe em infraestrutura para atividade do turismo na Rua do Porto
O investimento faz parte do projeto de manutenção e qualificação desta área turística
Piracicaba, 15 de janeiro de 2015 - A Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba investiu, em 2013 e 2014, em diversos itens para equipar a Rua do Porto com infraestrutura urbana, visando aperfeiçoar o espaço frequentado por piracicabanos e turistas. Em 2014, foi realizada a instalação de balizadores no Calçadão da Rua do Porto e manutenção dos danificados do Largo dos Pescadores, sendo um total de 30 balizadores no padrão do Projeto Beira Rio. Também foi executada a manutenção do deck público de madeira atrás do Casarão do Turismo, que restaurou os locais onde a madeira estava danificada, por meio de lixamento e substituição das peças danificadas.
Novas Lixeiras
Com o objetivo de evitar a depredação, e buscando lixeiras de tamanho e funcionalidade adequadas para a área da Rua do Porto, a Setur – Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Sedema, comprou e instalou 104 novas lixeiras na Rua do Porto, que possuem cesto em madeira de lei (altura total 1,50 m; largura (boca) 0,50 m; e altura do cesto 0,60 m), com estrutura em aço carbono, tubos de 50mm, e pintura em verniz preto com alta durabilidade ao tempo.
Em 2013, foram instaladas 19 destas lixeiras no entorno do Casarão do Turismo como um projeto piloto para avaliar a usabilidade dos equipamentos, com a intenção de instalar também em outros pontos da Rua do Porto. Após o período de teste e avaliação positiva, em 2014, foram instaladas outras 85 lixeiras do mesmo modelo nas áreas públicas da orla da Rua do Porto, no espaço entre o Largo dos Pescadores e a Casa do Artesão, área de maior demanda de visitantes. Em 2015, está prevista a compra e instalação de mais lixeiras, que serão implantadas no espaço que compreende o Museu da Água e o Largo dos Pescadores, para que toda a extensão da Rua do Porto possua lixeiras resistentes e funcionais.
Casa do Artesão
Em 2014, a Casa do Artesão também passou por reparos com revitalização do entorno. Foram retiradas as esquadrias e substituídas por novas, de madeira, com grades de proteção; realizada nova pintura; limpeza dos ladrilhos, que já existiam em uma das laterais da fachada. No interior da casa, foi feita a lavagem de algumas peças dos banheiros e reposição de outras, além de novos revestimentos cerâmicos nas áreas afetadas pelo alagamento. Após o período da reforma, a área externa e interna da Casa do Artesão foi decorada para o projeto de Natal, pois integrou a rota turística de visitação de Natal, a Fábrica de Noel, fazendo parte do projeto Luz & Arte de 2014.
Parte do Plano de Governo do prefeito Gabriel Ferrato, com a meta de realizar investimentos de integração do complexo turístico da Rua do Porto, por meio da revitalização dos espaços públicos para visitação, em 2015, a Casa do Artesão será reinaugurada e voltará a funcionar como um espaço de fomento e divulgação do artesanato e artesãos de Piracicaba. A área interna será organizada para exposição de artesanato; a área do entorno, para atividades como oficinas de artesanato e eventos, que tragam valorização e uso público.
Também foram instalados 400 metros lineares de tela no entorno dos bosques da Casa do Artesão, com o objetivo de preservar a orla do Rio para uso exclusivo de pedestre e manter a qualidade paisagística do local. Sendo o material de tela eletrosoldada, revestida com PVC de alta aderência na cor verde ral, com altura de 1,0 metro. Além disso, com apoio da Cemel, também foram instaladas câmeras de segurança, que já auxiliaram na inibição de novos atos de depredação do local.
Banheiros Públicos da Rua do Porto
O projeto de reforma dos banheiros públicos da Rua do Porto já passou pela fase do processo licitatório, e assim que o contrato for assinado a empresa terá 120 dias para executar a obra. Serão realizadas intervenções que atendam o número crescente de turistas nos últimos anos, e que adequem os espaços às legislações recentes, como a de acessibilidade e ostomização, conforme a Lei Complementar Nº317, de 10 de março de 2014.
Desde que os banheiros foram implantados, durante a execução do projeto Beira Rio, foram realizadas pela Sedema manutenções de rotina nos banheiros da Rua do Porto, e esta será a primeira reforma realizada pela Prefeitura, por meio da Setur. Haverá a troca dos aparelhos sanitários, reparo em todo o piso existente, troca das portas, reparo dos revestimentos, limpeza geral, barrado de pastilha que evita sujeira e infiltração, instalação de dispensers embutidos de sabão, papel e lixeiras (equipamentos antivandalismo), instalação de novos acessórios e pintura tanto das paredes como da cobertura.
Os banheiros da Rua do Porto abrem diariamente (de domingo a domingo), das 6h às 22h. Já o vestiário, atualmente abre somente para uso do Campo de Futebol, porém estão previstas atividades futuras no entorno da Casa do Artesão, que irão ter como suporte este vestiário para o uso dos visitantes.
Projeto de Mobilidade da Rua do Porto
O projeto está em estudo, com previsão de finalização e entrega para janeiro de 2015, e prevê a determinação de novas possibilidades de implantação de áreas de investimentos para uso público na orla do rio Piracicaba, tendo como propostas a ampliação de áreas de estacionamento e novos fluxos de exploração de percursos para pedestres e ciclistas. Neste último ano foi ampliada a quantidade de vagas de estacionamento localizadas do lado direito da orla da Rua do Porto, e ampliado o estacionamento da Prefeitura de Piracicaba, que possui localização estratégica e dá condições de acesso ao calçadão da Rua do Porto, por meio do Parque da Rua do Porto.
Implantação de projeto de sinalização turística
Em março de 2014, foram instaladas placas de sinalização turísticas, licitadas pela Secretaria de Turismo, e que fazem parte do projeto de manutenção e revitalização das áreas turísticas da cidade de Piracicaba. Na 1ª licitação foram incluídas e instaladas as seguintes placas:
- Placas turísticas bilíngues (português/inglês) de rota de pedestres na Rua do Porto;
- Placas trilíngues (português/inglês/tirolês) nos pontos turísticos mais importantes do bairro rural de Santa Olímpia;
- Placas Piracicaba Era Assim, que contam a história das principais ruas e pontos importantes da cidade. Elas foram elaboradas a partir de pesquisas do Ipplap, permitindo que a população e visitantes conheçam um pouco mais da história da cidade, e possam visualizar como era antes e como está nos dias de hoje.
- Placas de trânsito para sinalização dos pontos turísticos e de estacionamentos para os carros.
- Placas de rota alternativa da Rua do Porto, que orientam o trânsito de automóveis quando as ruas estão fechadas para eventos.
No segundo semestre de 2014, foram implantadas placas de sinalização turística (2ª etapa do projeto), sendo placas de pedestres na Rua do Porto e dentro do Parque da Rua do Porto, e também mais placas de sinalização para veículos motorizados, indicando respectivamente os percursos de caminhada para acesso a todos os atrativos turísticos da Rua do Porto, e os estacionamentos na orla e em seu entorno, contribuindo significativamente para mobilidade dos visitantes.
Segundo a secretária de Turismo, Rose Massarutto, nos últimos governos a Prefeitura de Piracicaba tem investido muito em políticas públicas de turismo, no entanto, é no governo do atual prefeito Gabriel Ferrato que mais investimentos foram realizados para manutenção e qualificação da Rua do Porto, com o objetivo de desenvolver a atividade do turismo na cidade de Piracicaba. “O resultado é o aumento de turistas e a oportunidade de emprego e renda que a atividade vem gerando para a cidade. Temos um grande desafio nos próximos dois anos, que é de trabalhar com o trade turístico (hotelaria, agências receptivas, restaurantes e equipamentos turísticos) para que possamos criar produtos turísticos de mais de um dia, e fazer com que nossos visitantes fiquem cada vez mais na cidade, estabelecendo o turismo como mais uma importante fonte de dinheiro e renda para nossa população”, afirmou ela.
Mais informações para a imprensa:
Mariana Gandolfi - MTB 53.743
Assessoria da Secretaria de Turismo de Piracicaba
mgandolfi@piracicaba.sp.gov.br
(19) 3403.1270
1px

Nenhum comentário:

Postar um comentário