segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PALESTRA DE LANÇAMENTO DO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO EM DANÇA


O coreógrafo Ismael Ivo estará em Piracicaba no dia 25 de setembro, às 19h30, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (Teatro do Engenho), para ministrar palestra de lançamento do Projeto de Qualificação em Dança – atividade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, que será implantada em 2015. Ivo terá como colaboradora especial em sua equipe Cassia Navas, que prestará consultoria especial em dança.

O Edital de Seleção de grupos, companhias e coletivos interessados em receber orientação artística do Projeto de Qualificação em Dança – 1ª edição 2015 está publicado no site www.oficinasculturais.org.br no link “Programa de Qualificação em Artes”.

Como política pública voltada para interiorização e descentralização de ações culturais, o Projeto de Qualificação em Dança é destinado a grupos, coletivos e companhias de dança, sediados no Estado de São Paulo, interessados em receber orientações artísticas. Com isso, espera contribuir para a ampliação do repertório artístico e para o fomento do desenvolvimento crítico e reflexivo sobre a dança que se dará por meio de atividades de orientação artística, workshops, palestras, minicursos, entre outras ações de qualificação na área.

A Curadoria artística do projeto está a cargo de Ismael Ivo, coreógrafo brasileiro mundialmente reconhecido. Ivo tem formação de ator, bailarino e coreógrafo com passagens por escolas e companhias dos EUA e Europa. De 2005 a 2012 dirigiu o Festival de Dança da Bienale de Veneza, na Itália. Atualmente é Diretor Artístico do ImpulsTanz Vienna International Dance Festival. É também o criador do Projeto Biblioteca do Corpo que tem como proposta oferecer método especial para orientar jovens criadores em dança.

“O Projeto tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o Estado de São Paulo. Com uma filosofia de descentralização, o diálogo se estabelece e oferece atividades formativas no setor da dança, dando prioridade às realidades artísticas que se desenvolvem fora dos centros culturais das grandes cidades”, afirma Ismael Ivo.

O Programa de Qualificação em Artes
Criado em 2014, o Programa de Qualificação em Artes é composto pelo Projeto Ademar Guerra (Teatro) e pelo Projeto de Qualificação em Dança. O objetivo do Programa é contribuir para a qualificação e capacitação de artistas que atuam em grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. Tem como ação principal a orientação técnica e artística.

A Coordenação Geral do Programa é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 17 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra (teatro) de 2003 a 2006.

Mais Informações:
Editais para seleção de grupos e de artistas-orientadores do Projeto de Qualificação em Dança
Site: www.oficinasculturais.org.br(link Programa de Qualificação em Artes)
Facebook: projetodanca
Informações: projetoqualificacaodanca@oficinasculturais.org.br
Informações na sede do Programa de Qualificação em Artes - Telefone: (11) 4096 9866
E-mail: projetoqualificacaodanca@oficinasculturais.org.br
site: http://www.oficinasculturais.org.br/programa-de-qualificacao-em-artes/index.php
Redes Sociais: https://www.facebook.com/projetodanca

Dia 25 – Quinta-feira – 19h30
Teatro Municipal Erótides de Campos – Engenho Central
Av. Maurice Allain, 454 – Piracicaba - SP
Facebook: https://www.facebook.com/teatroengenho
Site: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/engenho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário