segunda-feira, 30 de junho de 2014

RESTAURADA A PASSARELA PÊNSIL



Prefeitura entrega passarela pênsil totalmente reformada
O prefeito Gabriel Ferrato entregou oficialmente no dia 1/07/2014, a Passarela Pênsil José Dias Nunes (Tião Carreiro). A estrutura foi totalmente reformada pela Prefeitura. Os trabalhos foram executados pela empresa Bema Engenharia, Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com o Laboratório de Madeiras da USP de São Carlos.

O investimento municipal foi de R$ 295 mil. Durante a execução da reforma, a Prefeitura precisou aditar o contrato, devido a problemas que aparaceram no encaixes das peças. Assim, para recuperar a ponte mantendo sua estrutura, foram feitas peças especiais de reforço, preservando as características da construção e garantindo maior durabilidade a passarela.

Ferrato destacou a importância da obra e as ações de melhorias no entorno do complexo da Rua do Porto, desde instalações de novas lixeiras, como melhorias na Casa do Artesão, Casa do Povoador, instalação de guarda-corpo na avenida Beira Rio e outras. “Vamos continuar trabalhando porque esse também é um espaço maravilhoso da cidade, e hoje estamos reintegrando a passarela pênsil à população”.

O diretor da Bema Engenharia, Onei Torquato Ferreira explicou a complexidade da obra, que previa a troca de 200 parafusos, mas o número chegou a 3.480. “Previa-se uma obra e surpresas aconteceram. Estamos recuperando uma obra de grande porte da cidade, que teve toda sua estrutura trocada”. Nesse processo, a Semob teve auxílio da USP de São Carlos, que participou do projeto inicial da ponte. Os trabalhos começaram em agosto de 2013 e foram concluídos no mês de junho deste ano.

A restauração da passarela contempla a construção de estrutura de proteção da ancoragem dos cabos na extremidade da avenida, semelhante à existente no lado do Engenho, tratamento contra ferrugem e pintura das torres metálicas, recuperação e pintura do guarda corpo, manutenção dos quatro pilares de concreto dispostos no acesso da avenida, substituição de algumas peças de treliças e troca das duas camadas do tabuleiro de madeira.

Durante os trabalhos de recuperação, todas as modificações foram discutidas também com as secretarias de Obras e Cultura. A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese explicou que desde sua inauguração, a passarela recebeu manutenções periódicas, e também sofreu com umidade e sol. “Mesmo com a manutenção mensal não conseguíamos chegar a um piso adequado e a cada período de 20/30 anos ela precisa de uma manutenção completa. Ela é uma obra de arte com suas minucias e detalhes e hoje entregamos um cartão postal que está dentro do coração dos piracicabanos”, completou. De acordo com Arthur Ribeiro, foi empregada a melhor metodologia de serviço e uma manutenção efetiva. Foram novos parafusos e tipo de madeira empregada para dar durabilidade e segurança. Hoje é uma nova passarela que atenderá a cidade”, disse.

A passarela pênsil foi inaugurada em 15 de dezembro de 1992. Ela tem 103 metros metros de extensão (de uma ponta a outra) e 78 metros de vão suspenso. Sua estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento. É considerada uma obra de arte da engenharia, cujo projeto inicial foi inspirado no modelo de duas importantes e famosas pontes norte-americana: a Brooklin Bridge de Nova York (NY) e a Golden Gate, de San Francisco (CA), fato que justifica o seu formato. Em 2008 a passagem passou por manutenção, com a troca da madeira desgastada pelo tempo de uso. No ano anterior, foram feitas várias pequenas reformas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário