quinta-feira, 1 de maio de 2014

20 ANOS SEM AYRTON SENNA DO BRASIL


Ayrton Senna da Silva, nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960.

Foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino, no dia 1º de março de 1994. 


É reconhecido como um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo.


Senna começou sua carreira competindo por kart. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 após 2 anos de sua estreia. Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, tendo abandonado a corrida na 8ª volta.

Em sua primeira temporada, Senna conseguiu pontuar em 5 corridas, fechando o ano com treze pontos e a 9ª posição na classificação geral dos pilotos.

No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis Grands Prix ao longo de três temporadas.

Em 1988, juntou-se o francês Alain Prost (que seria seu maior rival em sua carreira) na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 Grands Prix daquela temporada, e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou o campeonato de 1989, e Senna retomou o título em 1990, ambos títulos foram decididos por colisões entre os pilotos no Grande Prêmio do Japão. 

Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 - façanha que foi mantida até o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato vencendo por três anos consecutivos.

A partir de 1992, a equipe Williams-Renault dominou amplamente a competição. Ainda assim, Ayrton senna conseguiu terminar a temporada 1993 como vice-campeão, vencendo cinco corridas. Negociou uma transferência para Williams em 1994.

Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole positions que deteve. Sobre asfalto chuvoso, demonstrava grande capacidade e perícia, como demonstrado em atuações antológicas nos GPs de Mônaco 1984, de Portugal 1985 e da Europa 1993. 

Senna ainda detém o recorde de maior número de vitórias no prestigioso Grande Prêmio de Mônaco (6) seis e é o terceiro piloto mais bem sucedido de todos os tempos em termos de vitórias.

Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria, e Ayrton Senna venceu tal votação.

A rede de comunicação estatal britânica, BBC, elegeu o brasileiro Ayrton Senna como o melhor piloto de Fórmula 1 da história. “Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si mesmo em sua rígida busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa”, aponta o texto publicado no site da BBC.

É considerado um dos maiores ídolos do esporte no Brasil, ganhando inclusive a alcunha de herói nacional por parte da mídia especializada.

FRASES FAMOSAS DE AYRTON SENNA










Monumento de 5m em bronze com a obra "Velocidade, Alma, Emoção" criada pela escultora Melinda Garcia. instalado na entrada do túnel sob o Parque Ibirapuera, São Paulo.


Ayrton Senna, faz muita falta para o Brasil e para os brasileiros. 
Mesmo os que não apreciavam o esporte, eram fãs e torcedores do piloto.
Carregava a nossa bandeira no coração, na alma, nas mãos, com orgulho de ser brasileiro. 
O Brasil todo compartilhava de suas vitorias.
Um herói nacional no mundo dos esportes.
O campeão AYRTON SENNA DO BRASIL, vive na memoria do povo brasileiro e deixa saudade.






Na Mídia
Milhares de fãs participaram de uma cerimônia em Imola, como parte de uma homenagem de quatro dias para marcar o 20 º aniversário da morte de Ayrton Senna.

O campeão do mundo três vezes morreu aos 34 anos , quando sua Williams caiu durante a San Marino Grand Prix 1994.

Comemorações de quinta-feira começou com um desfile para lembrar tanto Senna e Roland Ratzenberger piloto austríaco, que morreu na qualificação na mesma pista um dia antes.

Fãs de todo o mundo foram no circuito italiano, muitas flores que colocam aos pés da estátua de bronze de Senna, que fica do lado de dentro da pista, perto da esquina onde ele caiu.

Jogadores do Corinthians usava réplicas do capacete usado pelo condutor, um grande fã do clube de futebol, antes do início de suas recentes Copa do Brasil jogo contra o clube rival Nacional.

A companhia aérea brasileira também honrou Senna pintando a cor de seu capacete no nariz de um avião.

A comemoração de quatro dias em Ímola incluirá exposições, filmes e palestras sobre o corredor. Há também uma conferência para discutir a evolução da segurança na F1.

O circuito é aberto ao público, que será capaz de participar em uma variedade de raças, incluindo uma corrida de kart memorial Senna na sexta-feira, enquanto as crianças serão capazes de correr karts elétricos e carros de pedais no paddock.

Também haverá uma partida de futebol no memorial Imola, um jantar de caridade, e desfiles de F1 e GT carros desportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário