segunda-feira, 28 de abril de 2014

TENOR JEAN WILLIAN NA SOCIETÀ ITALIANA


Jean Willian - A paixão pela música e a dedicação aos estudos o projetaram no mundo da ópera. Nascido em Sertãozinho e criado em Barrinha, cidade da região de Ribeirão Preto. Aos 8 anos, passou a cantar no coral da igreja, enquanto o avô tocava violão. se apaixonou pela música clássica aos 10 anos, embora no início ouvisse as populares, de Andréa Bocelli, Rita Pavone e até Zizi Possi, em italiano. Fez o ensino médio em Sertãozinho e num festival escolar, em maio de 2003, ao cantar Con Te Partiro, de Bocelli, encantou uma das ouvintes, Julia Guidi dos Reis, que tornou-se mecenas do cantor. Em 2000, ele entrou pela primeira vez no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Estava num coral, não como solista. Fez outras apresentações no Pedro II, como solista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Fez cursinho, aulas particulares (fala fluentemente inglês, espanhol, italiano, francês e tem boa pronúncia de alemão) e ingressou no curso de música erudita da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, em 2004. É considerado pelo maestro João Carlos Martins, um "diamante a ser lapidado".


Società Italiana
SOCIETÀ ITALIANA - Fundada em 1887, era ponto de referência na região. No início, os imigrantes se reuniam no Monte Alegre, mas em 1904 foi erguido o prédio no Centro.

Ainda hoje o edifício é um dos únicos e típicos exemplares de teatro italiano do final do século passado, tombado como patrimônio histórico e cultural de Piracicaba. Em Piracicaba, a Società é a casa da família italiana, mas acolhe pessoas de outras ascendências. O edifício foi construído para abrigar os serviços de apoio oferecidos aos imigrantes que chegavam a Piracicaba e região e também manter viva a cultura que acaba sendo importada com a vinda dos italianos. Em sua estrutura, é possível observar a marca das referências culturais italianas. Os afrescos, pintados pelos irmãos Tozzi, retratam ícones das artes, como Michelangelo, Giuseppe Verdi, Galileo Galilei, entre outros.




TEATRO - Construído em 1904, o prédio que abriga a Società Italiana é, ainda hoje, um dos únicos e típicos exemplares de teatro italiano do final do século retrasado, decorado com belíssimos afrescos, de uma imponência ímpar.

Jean Willian e Quarteto Jequitibá


Senador da República Italiana Fausto Longo e o tenor Jean Willian



Nenhum comentário:

Postar um comentário