quarta-feira, 19 de março de 2014

IMAGENS 25ª PAIXÃO DE CRISTO PIRACICABA 2014

A "PAIXÃO DE CRISTO", faz parte do calendário de eventos turísticos de Piracicaba


De 13 a 20 de Abril/2014 - 20h - Engenho Central 

A “Paixão de Cristo", montagem teatral, realizada pela Associação Cultural Teatral Guarantã há 25 anos consecutivos em Piracicaba, com centenas de pessoas no elenco, em cenários ao ar livre no Engenho Central.

Em 2014, o publico poderá, como nos anos anteriores se sentir parte do cenário criado por Cyro Del Nero, 
texto de Raul Rozados, direção de produção Marcos Thadeus e direção artística de Carlos ABC.

Nos papéis principais, atuam: Fábio Malosso (Jesus), Juliana Gerage (Maria), João Scarpa (Pôncio Pilatos), Carlos Alberto Aguiar e Silva (Herodes pai), Wagner Chiarini (Herodes Antipas), Julio Santos (Satanás), entre outros.


O povo é composto por voluntários, que se dedicam aos ensaios e as apresentações, sendo ou não atores.

A montagem apresentada em Piracicaba, é uma das maiores no gênero, atraindo piracicabanos e turistas ao evento.

O espetáculo mostra trechos bíblicos que contam a história de Cristo, desde o nascimento até a Ressurreição.

No cenário: palácios e templos, tronos, bigas, carruagens e cavalos, em 60 cenas, o elenco caracterizado pelos figurinos e adereços da época, compõem o espetáculo.

A plateia acompanha todas as cenas em arquibancada, montada especialmente para o espetáculo, exibido anualmente, na semana que antecede o Dia da Páscoa.


A sonorização inicial do evento é da Machine Som, que realizou a gravação das falas dos personagens em estúdio, sincronizadas com as cenas representadas pelos atores. Muitas horas de trabalho para garantir o máximo de realismo e perfeição durante as apresentações.

Imagens dos Ensaios e entrevistas com participantes
Carlos ABC e Raul Rozados

Carlos ABC, é piracicabano, ator, diretor e traz na bagagem anos na direção do espetáculo, Dirigi o espetáculo nos anos 2006, 2007, 2008, 2013 e agora 2014. Nunca estive ausente da Paixão de Cristo. de uma forma ou de outra, sempre estive presente. Fiz cenário por alguns anos, figurinos ha uns vinte anos, como ator por uns quinze anos. A Paixão de Cristo de Piracicaba continua sendo considerada um dos mais grandiosos do Brasil. É um espetáculo de estética quase cinematográfica pelas dimensões de espaço cênico e cenografia, onde todos os participantes se unem para fazer esse trabalho voluntário, atingindo um público enorme, de várias partes do Brasil. Sendo que também já tivemos estudiosos em grandes eventos cênicos e especialistas em Paixões de Cristos pelo mundo, prestigiando nossa montagem. O fato de juntar num só espaço, atores profissionais, amadores, grupos de dança, artistas plásticos, artesãos, serralheiros, operários, estudantes, terceira idade, jovens e crianças, já torna esse projeto num orgulho e um marco na história de Piracicaba. Ainda mais neste ano em que a nossa, comemora 25 anos de sucesso, com certeza é motivo de muito orgulho e festa e para isso, penso em algumas novidades em função disso também. Vamos oferecer alguns momentos festivos, tanto no início, quanto nas cenas nos palácios. Minha expectativa é que o público tenha momentos de ternura, de emoção e que, a partir das passagens do evangelho o espetáculo traga reflexões a respeito de que forma estamos contribuindo em favor de uma sociedade mais humana e mais justa.

Fábio Malosso

Nesse ano terá um Jesus amoroso e compreensível, como no ano passado, porém, em algumas cenas ele vai "explodir" um pouco mais. Esse ano ele está bem mais próximo dos discípulos e discípulas. Neste ano é diferente, primeiro por ser os 25 anos da Paixão de Cristo, me sinto com uma responsabilidade gigantesca de fazer um bom trabalho e mostrar realmente esse lado mais amoroso e humano de Cristo; segundo por eu já conhecer o personagem e me sentir mais parte dele, fico mais a vontade com a interpretação e as vezes até esqueço dela, por viver realmente o personagem, e esse sentimento de paz e amor é cada vez mais intenso. Acredito que nas apresentações serão mais ainda, como foi no ano passado.

Juliana Gerage

Juliana foi selecionada para representar Maria pela primeira vez em 2013 e também na edição de 2014, Ter a honra de interpretar mais uma vez esse grande exemplo de força e amor, é um presente dado pelo diretor Carlos ABC em confiar na minha capacidade. Mais uma vez estou aprendendo um pouco mais com Maria. Tenho certeza que os 25 anos da Paixão de Cristo será inesquecível para todos que forem prestigiar e principalmente para os integrantes do elenco.


João Scarpa

Ator, diretor e produtor de teatro e cinema. Representa Pôncio Pilatos em 2014, mas já atuou como Judas Iscariotes, seu primeiro trabalho como ator na Paixão de Cristo, Participo da Paixão ha muito tempo, já estive também nos bastidores, bilheteria, entre outros, desde 2005. Em 2012 fui responsável pela direção do espetáculo. Pôncio Pilatos é uma personagem que eu sempre paquerei. A personagem tem que servir como desafio ao ator, senão não ajuda em seu amadurecimento. e é assim que eu encaro o Pôncio Pilatos: como um ótimo desafio para meu crescimento como ator de teatro. Estou me sentindo bastante realizado e posso dizer que tive a sorte de sempre ter boas personagens sob minha responsabilidade, porem, a que mais agradou o publico foi a atuação com Satanás em 2006. O Carlos trouxe novidades comemorativas dos 25 anos de espetáculo.

Julio Santos

Ator há 10 anos, em 2013 fez o papel do Judas Iscariotes e pela primeira vez estará representado Satanás, Apesar de ambos os personagens serem considerados "vilões" na história, Judas e Satanás são muito distintos. O personagem do Judas Iscariotes foi algo muito marcante para mim. Foi um personagem que eu nunca irei esquecer. Eu amei fazer, assim como eu estou amando desempenhar o papel do Satanás. Mas a diferença maior, é que neste personagem eu posso pirar muito mais na minha interpretação, do que no Iscariotes. O papel do Judas, poderia ser conduzido por diferentes linhas de interpretação, mas você fica um pouco mais limitado em relação que estamos lidando com um personagem humano. Que possui todos os sentimentos que um ser humano tem. Ele tem o seus dilemas na história. E a história é aquela. Não pode ser mudada. Satanás, é algo que ninguém "conhece". Ninguém diz: "Ai, eu vi o Satanás ontem. Falei com ele". Judas foi uma figura que existiu na história, e se tem provas disso. Como eu digo, são linhas de interpretações diferentes. No Judas, eu trouxe mais realismo à personagem. Já no Satanás, não tem como. Estou levando-o para um lado mais caricato, expressionista. Logo após receber o papel este ano, já levei minha proposta da cena para os diretores do espetáculo, Carlos ABC e Raul Rozados. E eles adoraram. Trouxe um Satanás muito diferente dos anos que se antecederam. Me inspirei um pouco em um personagem do desenho animado, o personagem "Ele", de "As Meninas Super Poderosas", também trouxe uma proposta de uma falsa inocência infantil por trás de um Satanás Irônico e Sarcástico. Haverá muitas surpresas nesta cena da TENTAÇÃO. Está sendo muito divertido e estou num processo criativo muito legal. Estou adorando, está sendo tudo muito bom.


Imagens da 25ª PAIXÃO DE CRISTO DE PIRACICABA
O segundo maior espetáculo a céu aberto do país.
Durante oito dias de apresentações, 15 mil pessoas assistiram a Paixão de Cristo de Piracicaba.
Fotos de NASCIMENTO










































7 comentários:

  1. Aeww" É isso aí, Marina!! Muiito obrigado!
    Espero muito que todos compareçam ao espetáculo!! :))

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a Paixão de Cristo 2014,será sucesso como sempre.
    Obrigada por comentar, Julio.

    ResponderExcluir
  3. a estreia nao vaii ser gratuita igual ao ano passado ???

    ResponderExcluir
  4. 12/04/2014 A APRESENTAÇÃO É GRATUITA PARA CONVIDADOS, FAMILIARES DO ELENCO E IMPREENSA

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Como é 25 anos de Paixão. Poderia ter camisetas comemorativa. tem??? Seria bacana hem

    ResponderExcluir
  7. sempre ...um lindo espetaculo....muito bem feito...Vale a pena...Parabéns ...

    ResponderExcluir