quinta-feira, 20 de março de 2014

INSTITUTO GERAÇÃO EM BUSCA DE APOIO

Instituto Geração busca apoio para ampliar atendimento gratuito


O Instituto de Reprodução Humana Geração busca apoio para ampliar o atendimento gratuito de reprodução assistida a casais de baixa renda em Piracicaba. Segundo o médico Paulo Arthur Machado Padovani, diretor do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba e presidente do Instituto Geração, o objetivo é atender os 130 casais que se inscreveram no Projeto Paternidade Responsável. Destes, 10 foram selecionados no projeto-piloto e iniciaram em janeiro o tratamento que, nesta fase inicial, está sendo custeado pelo Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.



Segundo Paulo Padovani, existem várias formas de se tornar um apoiador do Instituto Geração e viabilizar a ampliação desse atendimento. Uma delas é por meio da destinação do imposto de renda, feito por empresas que fazem o recolhimento por lucro real. O outro é por meio das promoções que o instituto vai realizar. “Empresas que trabalham com lucro real poderão doar até 2% de seu faturamento líquido para o Instituto Geração, abatendo o valor do imposto de renda”, explica Padovani, lembrando que a Oscip orienta o empresário sobre a forma de fazer a doação.

Os casais selecionados para esta primeira etapa do programa participaram de uma triagem, feita com a supervisão de médicos qualificados e especialistas em reprodução assistida. Foram considerados, além da renda, critérios técnicos como idade, tempo de infertilidade e tipo de patologia.

Dos participantes, sete casais são de Piracicaba, um de Presidente Prudente, um de Saltinho e um de Charqueada. A idade média das pacientes é de 29 anos e a expectativa dos envolvidos é grande. “Estamos com expectativa muito positiva quanto ao sucesso dos tratamentos que estão sendo realizados. Independente das causas da infertilidade, muitos casais nunca se submeteram a um tratamento específico e a idade das pacientes ajuda muito”, declara Padovani. Ele relata que, entre os participantes, estão sendo feitas uma fertilização in vitro, três inseminações intrauterina e seis coitos programados. “Cada tipo de tratamento tem seu percentual de chance de sucesso. Assim, na fertilização in vitro (injeção intracitoplasmática - ICSI), temos em torno de 45% de chance de obtermos sucesso. Na inseminação intrauterina, esse índice é de 15% e no coito programado é de 5% por tentativa”, detalha.

Os casais participantes ficaram sabendo do projeto do Instituto Geração por meio de matérias divulgadas pelos veículos de comunicação e nas mídias do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.

Este é o caso de Elis Regina da Silva Lima, 30, que mora em Piracicaba. Ela viu matéria sobre o projeto Paternidade Responsável na televisão da academia onde faz ginástica. “No dia seguinte, já fui em busca de mais informações”, diz, acrescentando que ela e o marido, Vlandemir de Souza Lima, 57, tentavam ter filhos há cinco anos. “Já tínhamos ido atrás de tratamento, mas era tudo muito caro”, conta. Quando ficou sabendo que estava entre os selecionados para fazer o tratamento pelo Instituto Geração, não conseguiu conter a emoção: “Foi o dia mais feliz da minha vida”.

PROGRAMA - O programa Paternidade Responsável foi lançado pelo Instituto de Reprodução Humana Geração no ano passado, com o objetivo de oferecer, de forma gratuita, tratamento para casais que desejam ter um filho e não conseguem por métodos naturais. O ineditismo do programa é estar ligado a um projeto de acompanhamento das crianças até a idade pré-escolar.

Idealizado por um grupo de médicos do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, o Lions Clube de Piracicaba Leste e a Escola de Mães “Professora Branca Motta de Toledo Sachs”, o programa começa no formato de projeto-piloto. Mas a proposta real é ampliar o atendimento a todos os casais interessados e que se enquadrem na triagem socioeconômica, desde que haja parceiros.

Todo o programa é desenvolvido e coordenado pelo Instituto de Reprodução Humana Geração, uma associação sem fins lucrativos, que foi certificada em 2012 como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) junto ao Ministério da Justiça.

SERVIÇO – Empresas interessadas em participar do programa podem entrar em contato pelo telefone (19) 3447-3700. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, no http://www.crhp.com.br/site

Toda Mídia Comunicação

Flávia Paschoal (19) 99714-3722 
Marisa Massiarelli Setto (19) 99747-7252


Nenhum comentário:

Postar um comentário