quarta-feira, 19 de março de 2014

FESTIVAL GASTRONÔMICO SABOR SP


Em cada canto do Estado de São Paulo um sabor diferente! 

Em cada forma de preparo, em cada ingrediente, em cada modo de arrumar a mesa, em cada jeito de servir… a força da gastronomia paulista.

O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio de sua Secretaria de Turismo e em parceria com a Revista Prazeres da Mesa, percorre cada uma das 15 macrorregiões turísticas do Estado em busca de tudo aquilo que é mais saboroso e mais característico na culinária regional.


Piracicaba no Sabor de SP
Em 2013, a cidade de Piracicaba foi representada pelo Chef Roberto Lourenço de Moraes, que com apoio da Setur, se destacou entre os melhores do Estado, tendo sua receita “Imbruio Caipira", publicada no guia gastronômico de comidas regionais do Estado de SP "Sabores de São Paulo 2013", que também pode ser acessado online. No site do Festival também é possível encontrar o regulamento, a ficha de inscrição e o calendário completo do evento.

“Convidamos todos nossos chefs, aprendizes e cozinheiros, para que façam suas inscrições e participem! O Sabor de São Paulo é uma importante oportunidade de divulgação do turismo gastronômico de Piracicaba, principalmente por já possuirmos categoria e qualidade em serviços de alimentação, que nos possibilitam receber cada vez mais visitantes, que venham buscar a comida regional em nossa cidade”, afirmou a secretária de Turismo, Rose Massarutto.
Prato "Imbruio Caipira", do Chef Roberto Lourenço de Moraes, publicado no Guia Gastronômico da 1ª edição do Festival em 2013
Sobre o Festival
O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é um evento realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e pela Revista Prazeres da Mesa, com o apoio educacional do Senac São Paulo. O objetivo é fomentar, tornar público e perenizar os ingredientes, matérias-primas e pratos típicos dos quatro cantos do Estado de São Paulo, já que a gastronomia é um dos principais produtos associados ao Turismo.



Inscrições abertas para a 2ª edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
A 2ª Edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo teve início no mês de dezembro de 2013, e seguirá até setembro de 2014, num total de 16 etapas, sendo 15 regionais e a grande final na capital. As 15 etapas regionais funcionam como seletivas. Cada uma delas terá um Chef Padrinho ou Madrinha, que irá à Cidade-Anfitriã da macrorregião dar uma aula gratuita e aberta ao público (mediante inscrição e sujeita à lotação), de culinária utilizando os ingredientes da região.

Para participar do festival os interessados terão até o dia 11 de julho para se inscrever pelo site www.sabordesaopaulo.com.br

Neste ano, as inscrições para a 12º etapa - macrorregião de Campinas, da qual Piracicaba pertence, já estão abertas. A seletiva acontecerá na cidade de Campinas, no dia 23 de julho, e os candidatos selecionados serão chamados entre os dias 12 a 16 de julho.


Podem participar do concurso todos aqueles que criam, produzem e vendem pratos com forte identidade gastronômica local, ou seja, chefs, aprendizes, cozinheiros, comerciantes de rua ou donos de estabelecimentos da cidade. Além disto, todos os pratos escolhidos constarão no Guia Turístico Gastronômico 2014, que será produzido após a última etapa, e distribuído gratuitamente pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em locais estratégicos.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, as etapas definirão os 60 pratos que estarão na etapa final, em setembro, na cidade de São Paulo. Em cada uma das etapas regionais serão selecionados 10 pratos entre todos os inscritos para a etapa. No caso de Piracicaba, a seletiva acontecerá na cidade de Campinas, e os selecionados participarão de um evento público de degustação. Um júri especializado e o voto popular indicarão os quatro finalistas de cada etapa. Quem estiver entre os 4 selecionados de sua macrorregião, poderá participar da etapa final, que acontece em dois dias no mês de setembro de 2014, na capital paulista, para um público estimado em 50 mil pessoas.

12ª Etapa Festival Sabor de São Paulo (macrorregião de Campinas – inclui a cidade de Piracicaba)
Inscrições pelo site www.sabordesaopaulo.com.br até dia 11 de julho 2014.
Os candidatos selecionados serão chamados de 12 a 16 de julho.
A seletiva regional acontecerá na cidade de Campinas, no dia 23 de julho, e será um evento de degustação aberto ao público.
12ª Etapa - Macrorregião - L
Data: 23 de julho
Cidade anfitriã: Campinas
Endereço: Rua Sacramento, 490 - Centro
Chef Padrinho: Ivan Achcar


Término das inscrições: 11 de julho
Chamada dos selecionados: 12 a 16 de julho

Informações da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário