sábado, 22 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU por recomendação da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro e ficou estabelecido que comemorado no dia 22 de Março de cada ano. A primeira comemoração ocorreu em 1993.

Em 2014 o tema escolhido é ÁGUA E ENERGIA, como forma de aprofundar as discussões sobre a inter-relação profunda que existe entre esses dois fatores considerados os insumos fundamentais para o planeta. Conforme estudos da ONU, de várias instituições de pesquisas em vários países, atualmente existem no mundo em torno de 1,3 bilhões de pessoas que não têm energia elétrica; próximo de 800 milhões sem acesso a água potável e mais de 2,5 bilhões que não tem saneamento básico.

A água é necessária para a produção de praticamente todas as formas de energia e da mesma forma a energia é fundamental para a captação, tratamento e distribuição de energia e esses dois insumos são determinantes para a produção de alimentos e outras matérias-primas essenciais para a produção industrial e o desenvolvimento do setor de serviços. Enfim, sem água, sem energia e sem alimentos e matérias primas é impossível o desenvolvimento e a sobrevivência das pessoas e dos países, no planeta Terra.

ÁGUA É VIDA, A VIDA NÃO EXISTE SEM ELA!
Precisamos estar em constante alerta para os fenômenos que estão ocorrendo na natureza, colocando em risco a nossa sobrevivência e das gerações futuras.

Piracicaba é cortada pelo Rio Piracicaba, que em 2014, agonizou por falta de água devida a falta de chuvas. Lentamente o nosso rio vem se recuperando, piracicabanos se depararam com cenas que mostram bem a importância e necessidade da ÁGUA.

Triste oportunidade para nos conscientizar da falta que a água faz tanto nos rios, como nas torneiras das casas.

Lamentável como o ser humano se omite de suas responsabilidades com a sociedade e consigo mesmo, não dando valor a algo tão essencial quanto a ÁGUA.







FAÇA A SUA PARTE, CUIDE DOS RIOS, NÃO DESPERDICE ÁGUA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário