sexta-feira, 3 de maio de 2013

Identidade 'caipira' de Piracicaba fará parte de acervo de biblioteca nos EUA

Congresso dos Estados Unidos pediu exemplares de publicação do IHGP.  Material vai se juntar a aproximadamente 145 milhões de itens da coleção.


Presidente do IHGP, Vitor Vencovsky, enviou material ao Congresso dos EUA (Foto: Thomaz Fernandes/G1)





A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos solicitou e recebeu 19 edições da Revista do Instituto Histórico Geográfico de Piracicaba (IHGP) que contam a história da cidade. O acervo é considerado o maior do mundo em material armazenado, com aproximadamente 145 milhões de itens, e já reúne 281 publicações com citações sobre Piracicaba (SP). O presidente do IHGP, Vitor Pires Vencovsky, disse ter recebido a solicitação com surpresa. "Nunca recebi um pedido desses da biblioteca daqui e de repente chega um documento da Embaixada Americana pedindo todas as revistas para a colocação no acervo deles lá nos Estados Unidos", afirmou.
Vencovsky disse não fazer ideia sobre as razões para o pedido. "Eu me informei e descobri que a biblioteca é usada para a consulta dos próprios congressistas. Creio que esta é uma maneira de eles reunirem documentos sobre a nossa cidade. Piracicaba tem uma universidade mundialmente famosa e a produção sucroalcooleira também é forte", afirmou.
Histórias de Piracicaba - Desde 1991 o IHGP lança publicações com artigos e imagens de acervos fotográficos de Piracicaba. Atualmente a periodicidade é anual e o material vem sendo lançado em agosto, mês de aniversário da cidade e do instituto. "Já fui ao Rio de Janeiro e entreguei as revistas. Eles passam agora a ter 230 artigos sobre a nossa cidade desde a fundação", disse o presidente do IHGP.
Município - Vencovsky afirmou que até o mês de agosto pretende levar as revistas do instituto para todas as bibliotecas de escolas da cidade. "Se não conseguir neste, tento para o próximo ano, mas é importante levarmos a história da cidade para as instituições educacionais da cidade. O objetivo é que Piracicaba seja estudada também nas suas próprias escolas", completou.
Do G1 Piracicaba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário